loader
V I R A D A


COLUNISTAS









clear

Yunus Negócios Sociais Brasil realiza Demo Day em São Paulo e no Rio de Janeiro

 

Os 12 negócios sociais incubados no 2º Ciclo de São Paulo e no 1º Ciclo do Rio de Janeiro da Yunus Negócios Sociais Brasil apresentam durante o Yunus Demo Day o resultado do trabalho desenvolvido nos últimos três meses. No Rio de Janeiro, a apresentação para a banca avaliadora será dia 29 de janeiro e em São Paulo, no dia 31 de janeiro.

 

Rogério Oliveira, gestor da Yunus Negócios Sociais Brasil, explica que, durante o evento, uma banca de especialistas avaliará o grau de evolução de cada projeto, contribuindo para a decisão de quais negócios estarão aptos a entrar na fase de due dilligence para receber investimento do fundo Yunus no Brasil. Estes poderão receber o selo Empreendedor Yunus, o que representa fazer parte da rede internacional da Yunus Social Business.

 

Neste período de incubação e aceleração, iniciado em outubro de 2014, os envolvidos participaram de dinâmicas de grupo, palestras motivacionais e de conteúdo de negócios, além de mentoria e orientação da equipe da Yunus, dos consultores da Boston Consulting Group (BCG) em São Paulo e da ELO Group no Rio. No Brasil, a Yunus recebe apoio institucional das Casas Bahia, por meio da Fundação Via Varejo, e do Instituto Asas.

 

No Rio de Janeiro, o Demo Day será na quinta-feira, dia 29, com início às 9h30 e termino às 12h30, na sede do BNDES. Os projetos serão avaliados por Daniela Tavares (Instituto Pereira Passos - IPP), Rafael Clemente (EloGroup), Daniela Arantes (BNDES), Robin David Packer (Sitawi – Finanças do Bem), Ana Paula Lisboa (Agência de Redes para a Juventude) e Marcella Monteiro Barros (Rede Globo).

 

Assim como no Rio, em São Paulo, a programação do sábado, dia 31, começa às 9h30 e cada empreendedor tem 15 minutos para defender seu projeto. A banca será composta por Daniele Fiabane (Instituto Asas), Marina Procknor (Mattos Filho Advogados), Felipe Whitaker (BTG Pactual), Rim Abida (Boston Consulting Group), Ricardo Cianciaruso (Pequenas Empresas & Grandes Negócios - Editora Globo), Bruno Capão (Sustenta Capão), Susy Yoshimura (Fundação Via Varejo) e Ricardo Young (ex-presidente do Instituo Ethos e vereador da cidade de São Paulo). O evento será realizado na sede da inbubadora, na rua Cristiano Viana, 224, em Pinheiros, zona Oeste de São Paulo.

 

“Nosso objetivo é ajudar empreendedores a viabilizar ideias que tenham como missão tirar pessoas da pobreza e melhorar sua qualidade de vida. No Rio de janeiro, este ciclo de incubação teve um olhar mais focado para projetos voltados a problemas locais das comunidades de baixa renda de preferência empreendidos por moradores destes territórios e, em São Paulo, os negócios incubados tinham potencial de ganho de escala nacional ou até global”, explica Rogério Oliveira.

 

 

 

Projetos - São Paulo:

 

Anfib: empresa focada no desenvolvimento de soluções que permitam a maior utilização de transportes ativos, como a bicicleta, dentro dos centros urbanos.

Empresa Social de Reciclagem: empresa que atua dentro de cooperativas de reciclagem, agregando valor aos resíduos recolhidos através do processamento destes para venda direta às indústrias de reciclagem. Além disso, desenvolve um programa de melhoria de vida aos cooperados com base na meritocracia.

House of Work Social: empresa focada na formação de uma rede de co-workings que alavanquem o potencial de geração de renda e ideias dentre os co-workers. O HoWS prevê a expansão do modelo para territórios de baixa renda, impulsionando o empreendedorismo local, a troca cultural e a ampliação de oportunidades, além da evolução do conceito para inclusão de atividades educativas

Morada da Floresta: empresa focada em soluções socioambientais, produtos e serviços que incentivam práticas sustentáveis cotidianas visando a redução de descarte de resíduos orgânicos. Principais produtos atuais: composteiras domesticas e fraldas reutilizáveis.

Mulher +: espaço de co-working focado em mulheres com filhos, visando a reinserção dessas no mercado de trabalho, conciliando vida familiar e profissional, além de proporcionar capacitações, alavancar as redes pessoais e ser uma plataforma para discussão de temas relacionados à mulher, inclusive políticas públicas.

Poupa Certo: empresa de tecnologia focada em soluções que atendam o problema das finanças pessoais em populações de baixa renda no Brasil. Hoje, a principal ferramenta é uma plataforma que incentiva a poupança através da lógica de games.

Sociedade do Sol: cooperativa que desenvolveu uma tecnologia inovadora de aquecedor solar de baixo custo, produzido com termoplástico, e hoje foca na massificação do uso desses aquecedores junto a territórios populares.

 

 

 

Projetos – Rio de Janeiro:

 

Hostel Casa dos Relógios: hostel no Morro de Santa Marta, que expandiu sua atuação sublocando cômodos em casas de outras famílias da comunidade, visando aumentar a atratividade turística e a geração de renda locais.

Insolar: empresa que desenvolve soluções ligadas a energia solar, dentre elas, tecnologia de geração de energia (painéis fotovoltaicos com microinversores) para comunidades, capazes de gerar créditos de energia junto às distribuidoras.

Mobile Metrix: empresa de pesquisa de mercado focada em locais de baixa renda que emprega jovens do próprio território e leva em contrapartida às pesquisas benefícios a essas comunidades, como entrega de produtos/serviços e educação, além de incluir perguntas nas pesquisas para uso das próprias comunidades. 

Saladorama: empresa de alimentação saudável rápida (fast-food de saladas) focada em territórios de baixa renda, que emprega cozinheiras locais e as capacita para se tornarem empreendedoras “franqueadas”.  

Valorizando Vidas: negócio de reciclagem de resíduos sólidos de madeira através de uma nova tecnologia, transformando-os em produtos finais para indústrias, como a de embalagens, em parceria com cooperativas de reciclagem já existentes.

 

Para informações sobre a Yunus Negócios Sociais Brasil e futuros ciclos de incubação e aceleração, consulte o site www.yunusnegociossociais.com. São aceitas inscrições de empreendedores de todo o país.

 

 

 

 

 Sobre a Yunus Negócios Sociais Brasil

 

Braço local da Yunus Social Business, a Yunus Negócios Sociais Brasil iniciou em 2014 o processo de incubação e apoio a empreendedores sociais brasileiros. A Yunus Social Business tem sede em Frankfurt e está presente em oito países: Brasil, Haiti, Albânia, Tunísia, Togo, Colômbia, Índia, com início das atividades no México no início de 2015.

 

A inspiração vem do Nobel da Paz Muhammad Yunus, que desenvolveu o modelo de negócios sociais no fim dos anos 70. Em 1983, fundou um banco, o Grameen Bank, que emprestava dinheiro aos pobres de Bangladesh a juros módicos. Em 20 anos, emprestou mais de US$ 13 bilhões a 8,3 milhões de pessoas. Depois disso se envolveu diretamente na criação de mais de 50 outros negócios sociais.

 

Fonte: Divulgação

OUTRAS NOTÍCIAS

2016

clear
NEWSLETTER
Receba notícias e novidades para ajudar você e seu negócio:
ASSINAR

SEGMENTOS
REALIZAÇÃO



Este portal foi desenvolvido pela Objecta internet, uma agência digital engajada com a iniciativa empreendedora e com os resultados online das pequenas empresas.