loader
V I R A D A


COLUNISTAS









clear

VOCÊ TEM POUCOS SEGUNDOS PARA UMA PRIMEIRA IMPRESSÃO MEMORÁVEL

Você já deve ter ouvido que “a primeira impressão é a que fica” e com certeza já julgou alguém sem nem ao menos conhecê-lo. Você sabe por que isso acontece?

 

Pare e conte até 7

 

Contou? São nesses segundos que a primeira impressão é formada, apenas baseada na linguagem não verbal do outro. Inconscientemente, é nesse tempo que decidimos se a outra pessoa é confiável, a qual nível social pertence, o quão sofisticada ela é e se é bem sucedida. Isso quer dizer que antes mesmo de você ter a oportunidade de se apresentar verbalmente, o seu cliente em potencial, funcionário ou parceiro já tem uma certa imagem formada sobre você apenas pelas suas escolhas de vestuário, seu modo de gesticular e comportar, e essa percepção influenciará toda a comunicação e o relacionamento.

 

Existe um termo designado “efeito halo”, que significa uma interferência no julgamento sobre a outra pessoa apenas por atributos percebidos na primeira impressão, portanto se a avaliação inicial for positiva, automaticamente associamos boas características à pessoa observada. O contrário também acontece. Então lembre-se dessas três dicas a seguir para uma primeira impressão memorável.

 

A primeira dica (de ouro) é : Vista-se para impressionar! Ainda mais em uma situação onde você precisa gerar uma ótima primeira impressão. A sua roupa, os acessórios, o jeito como você arruma seu cabelo, a maquiagem, o perfume que você usa e até a limpeza das suas unhas farão parte da construção da imagem que você quer passar e que será imediatamente percebida e julgada pela outra pessoa.  Prestar atenção a cada detalhe é essencial já que a aparência é uma das formas mais evidentes de demonstração da própria personalidade.

 

 O modo como você se apresenta pode falar muito sobre você, por isso a segunda dica é sobre a sua linguagem corporal. A sua postura, o tom de voz , o contato visual e o modo de caminhar refletem uma pessoa acolhedora ou hostil? Formal ou informal? Com perfil de líder ou de alguém inseguro que apenas segue o fluxo e é conformista? Não adianta a boa aparência se a linguagem corporal passa outra mensagem totalmente contrária. Aliás, se isso acontecer, pode gerar uma dúvida em relação ao que se mostra e o que realmente é, resultando em  desconfiança.

 

Por último, lembre-se que essa primeira impressão se estende também à sua vida profissional e ao seu negócio, portanto não deixe de abusar da linguagem não verbal para demonstrar o seu nível de sucesso e confiança – e da sua empresa também.

 

Maya Angelou, poeta, escritora e atriz americana,  já dizia que “as pessoas se esquecerão o que você disse, esquecerão o que você fez, mas jamais esquecerão como você as fez sentir”, então lute para que a primeira interação seja sempre a mais agradável possível – um sorriso no rosto, uma linguagem corporal receptiva, gestos abertos, um tom de voz calmo e uma bela aparência são capazes de tornar você e a sua empresa memoráveis, característica indispensável para se destacar e ganhar a simpatia dos clientes e parceiros.

 

Você tem alguma dúvida ou sugestão de assunto relacionado à imagem profissional? Mande para o meu e-mail: ana@anawalendzus.com

 

Ana Walendzus é consultora de imagem pessoal e corporativa. Formou-se em comunicação social pela FAAP, porém sempre viu na moda a maneira mais expressiva de se comunicar e mostrar personalidade ao mundo. Acredita que uma boa imagem é capaz de revelar as melhores características pessoais. Aperfeiçoou seus conhecimentos com profissionais reconhecidos na área e hoje ministra palestras sobre imagem profissional e personal branding além de fazer atendimentos pessoais que buscam o aprimoramento da imagem pessoal de seus clientes.
No seu site escreve sobre aparência e comportamento no ambiente de trabalho. 

Fonte: Divulgação

OUTRAS NOTÍCIAS

2016

clear
NEWSLETTER
Receba notícias e novidades para ajudar você e seu negócio:
ASSINAR

SEGMENTOS
REALIZAÇÃO



Este portal foi desenvolvido pela Objecta internet, uma agência digital engajada com a iniciativa empreendedora e com os resultados online das pequenas empresas.