loader
V I R A D A


COLUNISTAS









clear

Você está preparada para o pedido de demissão de seu empregado?

Por Heloisa Motoki

Comecei o mês de junho com situações totalmente fora do comum, em menos de quinze dias, por motivos diferentes, duas funcionárias pediram demissão, uma delas recebeu propostas para mudar de área, atuar na sua área de formação, e a outra já havia participado do processo seletivo de uma grande empresa e foi chamada, melhor salário, melhor benefício, para pequena empresa é difícil competir.

Desde que passei a atuar em funções gerenciais, vivia no caos de ter que administrar pessoas e lidar com altíssimos índices de turnover (rotatividade de pessoal), todos os meses era lidar com o quebra cabeça de tentar reter talentos, buscar novas contratações, remanejar atividades com quem ficou e tentar não causar grandes impactos com os que ficaram e com os clientes. É sempre um desafio.

Há quatro anos empreendendo, a última rescisão havia acontecido a quase dois anos, todas as contratações foram para agregar, melhorar processos e desenvolver pessoas. Não ter tido turnover neste período me faz sentir vitoriosa, com a sensação de estar no caminho certo.

Confesso que entre o susto de não tê-las mais trabalhando, a necessidade de manter a equipe sobre controle e, mais do que isso, manter as atividades sobre controle, não causando impacto para os clientes, estou tranquila, trabalhando muito mais até que tudo se encaixe novamente, mas faz parte.

Algumas dicas para pequenos e recuperar de furacões como esse:

- Conheça o processo: Conhecer cada etapa do processo facilita em saber como, para quem e quando delegar, mas é importante que isso seja feita de forma preventiva, deixar para conhecer o processo depois do desligamento não irá ajudar;

- Engaje a equipe: Com a equipe engajada ficará mais fácil organizar as atividades e contar com o pessoal para colocar (ou manter) a casa em ordem, para quem fica essa deve ser uma oportunidade para aprender mais, crescer profissionalmente;

- Planeje os trabalhos: Até que haja a reposição da equipe é preciso saber separar o importante, do que é urgente.

- Delegue sem “delargar”: Uma das grandes dificuldades de empreendedoras é querer centralizar todas as atividades, essa é uma grande dificuldade para mim também, aos poucos estou treinando a equipe e redesenhando alguns processos.

E por fim, agradeço minha equipe pelo empenho neste momento e agradeço também as que fizerem parte da equipe, pelo profissionalismo desde sempre, desejo toda a sorte do mundo e as portas estarão sempre abertas, acredito no que disse Peter Schultz citado pela Endevor: "Contrate caráter. Treine habilidades".

A Quali Contábil (www.qualicontabil.com.br) é uma empresa nacional e jovem que atua na que presta serviços nas áreas Contábil, Fiscal, Trabalhista e Societária para todos os seguimentos (Comércio, Indústria e Serviços) e portes (Micro, Pequena e Média) localizados em São Paulo e Grande São Paulo.

 

 

Heloisa Motoki é Diretora Adm/Fin da Rede Mulher Empreendedora, sócia fundadora da Quali Contábil (www.qualicontabil.com.br) e Consultora Especial no site Fórum Contábeis (http://www.contabeis.com.br/usuarios/102860/heloisa-motoki/).  Com formação em MBA em Controladoria, Graduada em Ciências Contábeis e Técnico em Contabilidade, participante do programa de Empreendedorismo pela FGV/Goldman Sachs – 10.000 mulheres. Há 16 anos no mercado contábil, atua diretamente com pequenas e médias empresas em São Paulo 

Fonte: Divulgação

OUTRAS NOTÍCIAS

2016

clear
NEWSLETTER
Receba notícias e novidades para ajudar você e seu negócio:
ASSINAR

SEGMENTOS
REALIZAÇÃO



Este portal foi desenvolvido pela Objecta internet, uma agência digital engajada com a iniciativa empreendedora e com os resultados online das pequenas empresas.