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COLUNISTAS









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Um guia para a empreendedora de primeira viagem

 

Abrir o próprio negócio é um pensamento muito comum e recorrente, pelos mais diversos motivos. Alguns desejam se dedicar ao que realmente lhes dá prazer, outros almejam ser seus próprios chefes, há também aqueles preocupados em obter uma fonte alternativa de dinheiro em tempos de crise - como estamos passando atualmente - empreender é um desejo de muitas mulheres.

 

Ter uma boa ideia de negócio é ótimo, o desafio é tirar o abstrato do papel e tornar em realidade. Existe mercado para o que você está planejando fazer? Qual seria o custo da realização do seu sonho? Quanto dinheiro você precisa economizar para ter uma reserva financeira segura até começar a lucrar com o seu projeto? Essas são somente algumas da perguntas que você deve fazer para si afim de avaliar o potencial do seu negócio. Se você quer saber como transformar o seu projeto em realidade, o professor da IBE-FGV e especialista em Economia e Empreendedorismo, Paulo Ferreira, dá dicas e conselhos para quem precisa de um direcionamento inicial em uma nova empreitada.

 

Análise de perfil

 

Coloque os pés no chão. Para quem não sabe, uma vida de empreendedora pode ser ainda mais dura que a de uma assalariada. Se você acha que entrando nessa vai trabalhar menos ou que tudo será um mar de rosas porque está fazendo uma atividade que gosta, trate de desconstruir essa impressão já de cara. É claro que ver seu próprio negócio nascendo é muito motivador, mas você precisa também estar preparada para os problemas, desde os mais simples até os mais complexos. "A pessoa precisa saber administrar problemas, senão acaba se perdendo. Tem que ter disciplina, saber que mesmo sem uma chefia ali cobrando, ela vai precisar abrir o empreendimento todos os dias, mesmo em meio a cansaço, a problemas pessoais, etc. Se não houver essa disciplina para fazer o empreendimento funcionar, o negócio não vai para frente", destaca.

 

Faça algo alinhado com sua experiência

 

Sua trajetória profissional e seus conhecimentos precisam agregar em seu novo negócio. Não adianta querer abrir uma sorveteria artesanal se você nunca fez sorvete na vida. Veja de que forma você pode aplicar aquilo que domina em um novo empreendimento, seja na elaboração de um produto ou na prestação de um serviço.

 

Colocando a ideia no papel

 

 

O especialista comenta que muita gente se assusta quando ouve o termo "plano de negócios". Como alternativa para quem está começando, ele orienta uma solução mais prática e simples de executar. "Monte um projeto básico, que inclua os pontos principais: objetivos, custos, metas e o tempo que vai demorar para começar a ter retorno financeiro com o empreendimento", pontua. Com isso definido, é possível pedir uma orientação ao Sebrae, por exemplo, para dar um suporte na elaboração de um plano de negócios.

 

Reserva de segurança

 

Como mencionado acima, não dá para imaginar que você vai começar a vender algo neste mês e de imediato ter o mesmo retorno que tinha em seu emprego formal. Você precisa de um tempo para aperfeiçoar a produção, divulgar seu trabalho, conquistar clientes, etc. Aos poucos você vai conseguir perceber quais serão seus clientes fixos e os eventuais. Até que seja possível ter este retorno, éimportante ter um dinheiro reservado para bancar as despesas ou lidar com uma atividade paralela ao mesmo tempo. Por exemplo, conciliar o emprego formal e o empreendimento como atividade extra em um primeiro momento.

  

Um passo de cada vez

 

Se você vai começar agora e quer avaliar se sua ideia vai dar certo e crescer, o ideal é que faça isso com o menor investimento possível no primeiro momento, recomenda o especialista. "Assim você diminui o impacto financeiro se algo der errado. Comece em casa, sozinha, para avaliar como serão os primeiros passos. Àmedida que o negócio for dando lucro, você traz funcionários, amplia a estrutura, etc".

 

Adequação de demanda

 

Dizem que a propaganda boca a boca é a melhor que existe. Partindo da suposição de que a máxima seja verdadeira, comece divulgando seu empreendimento entre pessoas próximas. Parentes, amigos, vizinhos, colegas de faculdade, enfim, invista em fidelizar as pessoas que estão em seu entorno, para que elas divulguem seu trabalho com os outros. Conforme sua demanda for crescendo, você vai em busca de fornecedores maiores, é uma forma de garantir produção em maior escala.

 

Fazer uma sociedade?

Analise a possibilidade de ter uma sócia ou sócio. O especialista ressalta que háquem se oponha bastante à ideia, com o argumento de que pode trazer mais problemas, mas ele defende um outro pensamento. "Duas fontes de renda e de recursos de ideias são melhores do que uma", comenta. Ele reforça, no entanto, que é preciso conhecer bem o perfil da pessoa e entender se estará alinhado com o seu, para saber se essa parceria será mais benéfica ou desastrosa.

 

Análise de concorrência e diferencial

 

Na hora da elaboração do seu projeto inicial, é preciso que você tenha o embasamento de uma observação bem feita sobre o seu mercado. Antes de botar a mão na massa, é preciso entender o que já existe de semelhante ao que você faz. Visite a concorrência, procure saber sobre o desempenho daquele negócio e as brechas ainda existentes, assim você pode identificar os diferenciais que pode oferecer a seus clientes. Pode ser um brinde, uma promoção, o atendimento diferenciado, enfim, tenha o olhar atento para perceber suas oportunidades.

 

Mente aberta

 

Conhecimento nunca é demais. Esteja sempre atenta a feiras, novidades, palestras, workshops, enfim, a tudo aquilo que puder agregar valor ao seu negócio. Empreendimentos necessitam de inovação e isso requer uma abertura constante para aprender sempre mais.

 

 
Fonte: Finanças Femininas para o portal Rede Mulher Empreendedora

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