loader
V I R A D A


COLUNISTAS









clear

Três dicas para escolher uma franquia sem erros

 Consultor Marcus Rizzo, da Rizzo Franchise, dá três dicas preciosas para quem pretende investir em uma franquia em 2015

 
Franquia é a opção para quem quer ter o próprio negócio, mas não tem experiência no assunto. Por ser um empreendimento formatado e com regras bem definidas, os riscos podem ser minimizados, entretanto, não existem garantias de sucesso assim como em qualquer negócio. Porém, se alguns cuidados forem tomados os riscos podem ser minimizados quando se procura uma rede para se tornar franqueado.


Conhecimento é essencial. Por meio da taxa de franquia e dos investimentos iniciais exigidos para o negócio você vai investir uma boa quantia de dinheiro na franquia e no franqueador. Além disso, também vai, por meio de contrato, estabelecer um relacionamento comercial de longo prazo e assim como em um casamento, conhecer o futuro parceiro a fundo é muito importante para evitar arrependimentos futuros.
Também é importante conhecer a fundo quem são os dirigentes que administram a empresa e, principalmente, como se envolvem no negócio. Avalie o quanto e como esta empresa está orientada e preparada para lhe dar suporte na operação de um negócio que você não conhece.


Se você já conhece o seu parceiro, ou seja, o franqueador, porque não conhecer o resto da família antes de oficializar o casamento? Veja a lista dos franqueados que deve estar na Circular de Oferta de Franquias (COF) que o franqueador deve lhe entregar antes da assinatura de contrato, incluindo aqueles que se desligaram do negócio. Entre em contato com eles, pois essas pessoas são a sua melhor fonte de referência sobre todo o suporte e apoio fornecido pelo franqueador e de como é o negócio da franquia na sua operação diária. Lembre-se de conversar com mais de um para ter bastante informação e pontos de vista.


Por fim, tenha sempre em mente que a franquia não é um negócio totalmente garantido. Como foi dito no início, por ser um negócio formatado, pode existir a sensação de que por ser uma franquia é de alguma forma um negócio de sucesso fácil. Na verdade será você quem vai decidir se o negócio é de sucesso ou não. Franquia é um sistema de negócio que tem se mostrado como um gerador de lucros, mas precisa ser corretamente trabalhado. E a palavra chave aqui é trabalho. Como qualquer outro negócio, uma franquia exige muito trabalho e empenho.
Fonte: Divulgação

OUTRAS NOTÍCIAS

2016

clear
NEWSLETTER
Receba notícias e novidades para ajudar você e seu negócio:
ASSINAR

SEGMENTOS
REALIZAÇÃO



Este portal foi desenvolvido pela Objecta internet, uma agência digital engajada com a iniciativa empreendedora e com os resultados online das pequenas empresas.