loader
V I R A D A


COLUNISTAS









clear

Sustentabilidade nos Negócios

O mundo está à beira do colapso. E o que você e eu temos com isso?

por Marianne Costa

Você deve estar se perguntando o que este tema tem a ver com seu negócio. Antes que eu responda, deixe que eu me apresente. Sou Marianne Costa, mãe, esposa, empreendedora social, consultora. Acabo de assumir a diretoria de Sustentabilidade da Rede Mulher Empreendedora. À frente desta diretoria gostaria de trazer sempre o assunto para nossa reflexão e principalmente para nossa prática diária. Se ao menos conseguir deixar uma “pulguinha” atrás da sua orelha, te incomodando, já vou me sentir satisfeita. Mas feliz mesmo ficarei quando você puder me contar como foi bom e divertido tornar seu negócio mais sustentável.

Hoje somos mais de 110 mil mulheres ao redor desta rede. Se 0,1% me escreverem contando suas experiências, já seremos 100 empreendedoras inspirando as outras 99,9%, disseminando boas práticas e, por que não, mudando o mundo! Vocês vão perceber que eu gosto MUITO daquela frase clichê de Gandhi: “Seja você a mudança que quer ver no mundo”. É clichê, mas se 0,01% da população mundial levassem a sério, ou até metade das pessoas que compartilha ela por aí  a colocasse em prática, com certeza viveríamos num mundo melhor. É por isso que por aqui seremos práticos! Quem me conhece sabe: praticidade e mão na massa são meus sobrenomes!

Vamos começar desmistificando alguns pré-conceitos. O primeiro é a própria Sustentabilidade. Para quem achava que Sustentabilidade só tinha a ver com questões ecológicas, ambientais, “verdinhas”, sinto desapontá-las! Estamos falando de algo MUITO maior, mais complexo, mas ao mesmo tempo bem mais legal! Eu poderia aqui fazer uma linda revisão bibliográfica sobre os mais variados conceitos do tema. Mas vou traduzir o que é Sustentabilidade para mim (acadêmicos, por favor, fechem os olhos! Quem sou eu para criar conceitos?). Na minha humilde interpretação, no nosso caso sustentabilidade é uma premissa, um jeito de gerir nosso negócio buscando o equilíbrio entre o tripé econômico, social e ambiental. E assim minimizando nosso impacto negativo e, por que não, tornando nosso mundo melhor através do nosso trabalho.

Ou seja, alcançar a sustentabilidade não se trata apenas de reduzir o consumo de papel e tinta da impressora, trocar as lâmpadas e separar o lixo. Isso é super válido e um ótimo começo, mas não para por aí!

Acho que alguns ainda estão se perguntando: mas Marianne, eu sou tão pequena, meu negócio já me dá tanto trabalho, tenho tanto com o que me preocupar e você me vem agora com essa tal sustentabilidade? Isso é coisa de grande empresa! Eu digo: não, senhora! Sustentabilidade é “coisa” de todo mundo. Sabe o quanto somos importantes? Segundo algumas pesquisas, as micro e pequenas empresas são responsáveis por 25% do PIB brasileiro e por 52% dos empregos.

Alguma dúvida da importância das nossas pequenas empresas na mudança por um mundo melhor? Eu não tenho nenhuma e é por isso que estou aqui para  estar ao lado de vocês neste desafio. O que eu posso dizer é que, como já dizia uma grande amiga e conselheira, se não for divertido, não é sustentável. Contem conosco!

 

Marianne Costa é mãe e empreendedora social. Começou sua carreira acreditando que o turismo poderia ser a grande solução de desenvolvimento para o Brasil. Fundou a Raízes Turismo e Desenvolvimento Local em 2006. Atuou em diversos projetos públicos e privados e em 2009 resolveu mudar o mundo e empreender socialmente, criando a Raízes Artesanato, negócio social de comercialização de artesanato solidário do Vale do Jequitinhonha. Em 2011 juntou seus dois negócios em um único: a Raízes Desenvolvimento Sustentável (www.raizesds.com.br), um negócio social de promoção de desenvolvimento sustentável através de projetos de turismo, associativismo, artesanato e desenvolvimento local, com forte atuação no Vale do Jequitinhonha. Foi finalista do Prêmio Empreendedor Social de Futuro 2012 da Folha de São Paulo, finalista do programa Women Change Maker 2013 e 3º lugar do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade – Categoria Parceiros do Trade. Graduada em turismo, especialista em gestão de projetos sociais para o terceiro setor.

 

Fonte: Divulgação

Sobre o autor:
Equipe RME

OUTRAS NOTÍCIAS

2016

clear
NEWSLETTER
Receba notícias e novidades para ajudar você e seu negócio:
ASSINAR

SEGMENTOS
REALIZAÇÃO



Este portal foi desenvolvido pela Objecta internet, uma agência digital engajada com a iniciativa empreendedora e com os resultados online das pequenas empresas.