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Sua marca representa o que a empresa realmente é? Faça o teste

O ambiente digital está aí para amplificar as mensagens das marcas de maneira sem precedentes. A consequência disso é que tudo o que elas estão fazendo (ou deixando de fazer) têm ficado evidente na mente do consumidor

 Por Cássia Aulísio*

Novas mídias, novos formatos, conteúdos mais atrativos, mais interações das marcas com seus consumidores. A explosão do marketing digital tem colocado um holofote permanentemente aceso sobre as empresas, o que faz da gestão da marca um assunto tão (ou mais) importante quanto seus processos de vendas e operações.

Seja qual for o tamanho da sua empresa, gerir a marca significa ir além do planejamento de comunicação e marketing; transcende a decisão de ter ou não uma página nas redes sociais; de focar na geração de um conteúdo proprietário e relevante.

O trabalho de branding é um passo anterior ao marketing e tem como principal objetivo criar as diretrizes da cultura da empresa. É o que definirá sua identidade, personalidade e atitudes, garantindo que tudo o que foi (e será) prometido pelo marketing seja entregue dentro das devidas expectativas.

Propósito e essência de marca, posicionamento, identidade visual e verbal são fundamentais para a criação de uma marca de personalidade única, que potencializa os negócios e alinha a comunicação em todos os pontos de contato.

E a sua marca? Está coerente e representa aquilo o que ela realmente é? Faça o teste e descubra!

 

1.    Para você, uma marca forte é:

A)   Um logotipo bacana, aplicado corretamente.

B)   Um ativo de valor para os negócios que deve ser gerido e administrado constantemente.

C)   A representação máxima daquilo que a empresa acredita, dos caminhos que segue e, consequentemente, o espaço que a marca ocupa na mente de seus consumidores.

D)   Não sei responder/nenhuma das alternativas.

 

2.    O que já foi feito até hoje em relação à sua marca?

A)   A empresa tem logotipo e/ou slogan e a marca está presente nos nossos canais de comunicação (site, blog, redes sociais, folders, cartões).

B)   Temos uma identidade visual bem definida e existe um responsável pelo uso e aplicação da marca na empresa. Só não temos diretrizes para o alinhamento do discurso da marca.

C)   A empresa desenvolveu uma plataforma de marca completa e ela está em pleno uso. Nosso propósito e essência de marca, posicionamento e compromissos (missão-visão-valores) são conhecidos por todos os funcionários e aplicados no dia-a-dia. Trabalhamos para manter nossa posição de liderança no mercado.

D)   Não se aplica/nenhuma das alternativas.

 

 

3.    Como a empresa expressa seus compromissos organizacionais?

A)   Preferimos não assumir nenhum compromisso além da entrega de nosso(s) produto(s) ou serviço(s).

B)   Eventualmente publicamos informativos que expressam nossas regras, condutas e ideologias de trabalho.

C)   Realizamos e divulgamos projetos que impactam positivamente os públicos interno e externo e que consolidam a nossa missão, visão e valores.

D)   Não se aplica/nenhuma das alternativas.

 

 

4.    Sua empresa tem clareza sobre o que pensam e sentem seus públicos estratégicos?

A)   Não. Na verdade não conhecemos profundamente esses públicos.

B)   Não sei. Já mapeamos nossos públicos e, agora, usamos a experiência para deduzir o que eles esperam da nossa empresa.

C)   Sim. Trabalhamos com pesquisas, metodologias de criação de ‘buyer personas’ e dados de mercado para entender como podemos nos antecipar às necessidades de nossos públicos.

D)   Não se aplica/nenhuma das alternativas.

 

 

  5. Na sua empresa, quem é responsável pelo fortalecimento da marca?

A)   A) Fortalecer a marca é um ‘desafio’ da área de marketing/comunicação.

B)   B) A diretoria é quem decide sobre os investimentos e as ações da marca. A área de marketing/comunicação executa essas ações.

C)   C) A área de marketing/comunicação garante que todos os funcionários sejam envolvidos nas estratégias da marca, estimulando a formação de ‘embaixadores’ em todos os níveis da organização.

D)   D) Não se aplica/nenhuma das alternativas.

 

 

Calcule sua pontuação: some 1 ponto para cada resposta A; 2 pontos para cada resposta B; 3 pontos para cada resposta C. Não há pontuação para as respostas D.

 

 

 

Agora, confira o resultado:

 

Se você marcou até 5 pontos: Comece a pensar em branding... já!

Não basta dizer que sua empresa é sustentável, que tem produtos de qualidade ou que entrega no prazo. É preciso alinhar discurso e prática, promessa e entrega... e ser verdadeiro com esse compromisso. Acompanhe nossos materiais sobre branding e gestão de marcas (assine o blog para receber atualizações) e comece agora mesmo a pensar em branding como diferencial competitivo para sua empresa.

 

Se você marcou de 6 a 10 pontos: É hora de agir

Talvez as opções dadas no teste não reflitam 100% suas práticas ou, pelo menos, a sua intenção de fazê-las. Se já identificou a necessidade de sistematizar o ecossistema de sua marca, chegou a hora de agir. Coloque tudo no papel, faça um plano de investimento, assuma a liderança do processo e, principalmente, cuide para que as diretrizes da marca não fiquem apenas na cabeça da diretoria ou de uma determinada área. A marca nasce de dentro para fora e os resultados aparecerão com persistência e disciplina.

 

Se você marcou de 11 a 15 pontos: Parabéns! Continue focado no fortalecimento da sua marca

Sua marca já deve estar naquela fase de trazer orgulho para você e sua equipe! E provavelmente não foi por sorte ou ‘achismos’ que vocês chegaram até aqui. Você já entendeu que autenticidade e coerência entre discurso e prática são fundamentais para o fortalecimento de uma marca. Para manter uma posição significativa no mercado, seja incansável: continue explorando os diferenciais do negócio, promova experiências autênticas com todos os seus públicos e seja relevante e verdadeiro em todos os discursos da marca. Para quem está neste ponto, investir em marketing de conteúdo é a alma do negócio!

 

 

 

*Cassia Aulísio é jornalista, pós graduada em Comunicação Corporativa e Relações Públicas e tem MBA em Inteligência de Mercado. Possui 13 anos de experiência em gestão de marcas, comunicação interna e externa. Conduziu projetos de branding em clientes como AES Brasil, Unilever, Promon Engenharia, O Boticário, Martins, Whirpool e Braskem. Liderou projetos de posicionamento de marca, brand content, engajamento de públicos para empresas médias. Em 2014 fundou a Tutto Estratégias e Comunicação, uma assessoria de branding e relações públicas para startups e empresas inovadoras em todas as fases de desenvolvimento.

Linkedin: Cássia Aulísio Siga

Blog: blogdatutto.wordpress.com.br

Sitewww.tuttocom.com.br

Fonte: Divulgação

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