loader
V I R A D A


COLUNISTAS









clear

Se sentindo determinado a mudar?

 Por Camila Farani*

Confira seis dicas que vão lhe ajudar no processo.

 

Vamos dizer que você está querendo ter um negócio há algum tempo, ou você realmente já tem um negócio e quer mudá-lo.

De repente, você lê algo que motiva você... agora se sente pronto para fazer a mudança!

Você está determinado.

Você vai fazer isso acontecer.

Isso é incrível.

A questão é: você está indo para converter essa determinação em mudança real duradoura? Como você vai fazer isso?

O sentimento de determinação é maravilhoso, mas pode ser efêmero. Isso não significa necessariamente durar mais do que alguns dias, a menos que você crie um ambiente no qual ele vai ficar por aqui.

Mas isso pode ser feito.

Aqui está o que eu sugiro que, com base em meus sucessos e fracassos:

1. Faça um compromisso: É fácil de dizer para si mesmo: "Eu vou fazer essa mudança", mas, em seguida, deixar-se fora do gancho quando as coisas ficam difíceis ou você começa ocupado ou estressado. Não se deixe voltar atrás - aja agora para fazer um grande compromisso com os outros.

2. Estabeleça uma sessão diária estratégica: Se você tiver entusiasmo agora isso é ótimo, mas o que acontece com a sua mudança quando o seu entusiasmo diminui? A mudança murcha. A única maneira que você pode fazer algo é criar um hábito através da prática diária. Então, se você quiser exercer, estabelecer 20 minutos a cada dia, na mesma hora do dia para tirar um momento e pensar na estratégia do negócio, no crescimento ou então nas mudanças de rumo. Coloque-o no calendário para torná-lo um compromisso inadiável. Abandonar o hábito é mais difícil, porém criar o hábito também requer muita disciplina. Apenas uma hora por dia, em seguida, duas horas depois de alguns dias, depois três, depois mais alguns, etc.

3. Criar lembretes visíveis: O que acontece se a sua suposta sessão acontecer, mas você esqueceu? Isso é incrivelmente comum quando você começa um novo hábito. Não se deixe esquecer! Coloque notas em lugares visíveis, como um grande sinal, próximo de locais que veja sempre como computador e telefone. Como você se lembraria se fosse o dia do seu casamento e fosse necessário para ir a igreja?  Ok, isso é certo - você não precisa de lembretes, porque é um dos maiores dias de sua vida, mas a comparação é apenas para entender a importância desse hábito.  Faça dele a coisa mais importante em sua vida por algum tempo.

4. Seja responsável: Recomendo que diga às pessoas a cada dia, ou em dias alternados, como você fez ou está fazendo para conseguir chegar aos seus objetivos... isso criará um nível de consciência quando você sentir vontade de desistir. Você vai parar antes de pensar em desistir, pelo menos durante um momento, e reconsiderar. Então, no Passo 1 acima ("Faça um compromisso"), não se esqueça de se comprometer a prestação de contas as pessoas. 

5. Dê a você mesmo um evento: Este é um dos meus truques favoritos... Eu tenho um evento no futuro próximo que eu me inscrevi, e que me obriga a me preparar. Se eu me inscrever para um curso ou workshop, por exemplo, eu tenho que fazer algum treinamento antes dele, me preparar. Então estabelecido uma meta, o caminho para chegar até ela se torna mais sério aumentando nosso nível de comprometimento.  

 

6. Aproveite cada passo: Tudo isso pode parecer um pouco de trabalho, mas, honestamente, todos eles podem ser muito divertidos! Veja cada etapa como uma celebração do mesmo, da vida, do fazer acontecer, do sentimento de realização com você e com os outros.  Veja cada etapa como um momento incrível para ser apreciado, não um sacrifício para algum ganho futuro. A vitória é agora, no fazer, não de uma recompensa mais tarde. Não esqueça sempre o sorriso no rosto. 

Embaixadora da Rede Mulher Empreendedora, Vice Presidente do Gávea Angels, primeiro grupo de investimento-anjo do Brasil, Co-fundadora da Lab22, gestora de startups do Rio de Janeiro, Co-fundadora do MIA - Mulheres Investidoras Anjo, primeiro grupo de mulheres investidoras anjo do país, Ex-diretora do Grupo Mundo Verde, Consultora da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, Membro do Conselho de Jovens Empresários FIRJAN e FIESP, Vice-Presidente do Conselho de Pequenas e Médias Empresas da ACRJ . Advogada, com MBA em Marketing pela PUC-RJ, especialização em High Growth Business, pela Babson College e Customer Development em Stanford, empreendedora serial, fundadora e CEO do Grupo BOXX, focado em soluções de alimentação para o varejo e serviço há mais de 17 anos. Professora da Pós Graduação da  Fundação Getúlio Vargas em Empreendedorismo e Negócios. Vencedora do Prêmio Barão de Mauá - Jovem Empresária 2013, pela Associação Comercial do Rio e Janeiro. Speaker em diversos eventos e empresas como Google, Microsoft, Fundação Dom Cabral, Fiesp, Firjan, dentre outros. Colaboradora de artigos para Exame.com e PAC-PME e uma das três finalistas do Prêmio Revista Claudia Mulher de Negócios.

 

 

Fonte: Divulgação

OUTRAS NOTÍCIAS

2016

clear
NEWSLETTER
Receba notícias e novidades para ajudar você e seu negócio:
ASSINAR

SEGMENTOS
REALIZAÇÃO



Este portal foi desenvolvido pela Objecta internet, uma agência digital engajada com a iniciativa empreendedora e com os resultados online das pequenas empresas.