loader
V I R A D A


COLUNISTAS









clear

Roberta Teodoro - Empreendedora da Semana

Sou Roberta e há mais ou menos 2 anos e 5 meses resolvi mudar. Deixei de ser agente comunitária no meu bairro para ser dona de uma oficina mecânica. Confesso que foi tudo muito rápido, mas a vontade já existia.

No dia 1º de novembro de 2013, entrei na minha oficina, um ponto que já existia há uns 15 anos, mas o antigo dono conseguiu deteriorar. Logo vieram as dificuldades, pois não tinha experiência nenhuma no ramo e nenhum conhecimento. Fui assaltada 4 meses depois de abrir e tive um enorme prejuízo. Fiquei com os dois mecânicos que já trabalhavam lá há anos, mas foi ilusão achar que conseguiria moldá-los ao meu jeito e ao que eu queria que fosse executado. Fiquei um tempo com eles e vieram as provas de que teria que mudar urgente, e com isso a tristeza e vontade de desistir, mas meu atual gerente que adora carros - mas é cabeleireiro, rs… -  me ajudou a levantar a cabeça e dar continuidade.   Mandei o mecânico-problema embora e consegui contratar um ótimo, logo em seguida veio outro que trabalhava no mesmo auto center que o primeiro, e assim me livrei do outro problemático.

Montamos também um sistema de alinhamento e consegui com o tempo administrar melhor, ainda falta muito e falta acima de tudo alguns cursos, que gostaria de fazer:  administração e mecânica básica para saber sobre o que estou falando. Desânimos sempre surgem, e esta experiência está sendo muito importante na minha vida, empreender hoje em dia é mais que uma necessidade, e ser mulher num ramo tão masculinizado então, nem se fala.

Tive problemas com banco,  que me negou empréstimo por ser mulher.  Foi a pior explicação que se poderia ouvir de um gerente: “você tem que entender que uma oficina é um ambiente hostil para uma mulher, e hoje em dia todo mundo quer empréstimos, mas para isso precisamos saber quem é o homem por traz da JL mecânica”. Fiquei com ódio do Santander, mas esta é uma outra história...rs. 

Quero ir além do que vejo por aí, em termos de oficina, quero montar um espaço onde as mulheres sintam-se bem em levar seu veículo, sintam-se bem em ficar na espera e livre para perguntar ao profissional o que ela tem de dúvidas em relação ao seu carro. Homens sempre serão bem-vindos e serão muito bem atendidos, mas meu olhar é para nós: meninas motoristas. 

Ser mulher é não parar nunca, e das 8 da manhã as 18 horas sou da JL mecânica, meus olhos estão lá e o coração nunca sai de lá. Sempre tem algo a ser feito, um equipamento novo a ser comprado um novo modelo de veículo começando a entrar para manutenção. Assinaturas de revistas do ramo é importante, pois sempre traz novidades e dão dica de onde e por onde procurar respostas. Uma de minhas inspirações é a mulher do momento no ramo de oficinas, Agda , ela esteve recentemente em alguns programas de tv e vive em constantes palestras. Tenho ela no meu face e a outra é a fundadora da Escola do Mecânico, Sandra Helena Nalli, ganhadora do prêmio SEBRAE mulher de negócios.   

Meu maior sonho é ter um enorme número de clientes satisfeitos com nosso trabalho, atendimento e que minha oficina seja um dia referência na região onde moro.

Sou chata, gosto de tudo organizado e cobro dos meus colaboradores o cuidado, atenção e respeito que o cliente merece.   

Minha dica para quem está tentando é:  jamais desista na primeira dificuldade. 

Antes de ser empreendedora eu era: sonhadora

Agora eu sou: realizadora

Ser empreendedora é uma necessidade ou uma escolha? : necessidade 

Horas de trabalho por dia: 10 horas

Acha que tem futuro? sim

Como procura inovar no seu negócio? Melhorando ambiente e dando atenção especial aos clientes

Fim de semana pra você é sinônimo de... descanso e programar para semana.

Pessoa que te inspira a continuar: meu filho e marido Fica louca com: desorganização.

Maior sonho: ser referencia na minha região

Uma dica: jamais desista na primeira dificuldade

Roberta por Roberta: determinada.

 

Fonte: Divulgação

OUTRAS NOTÍCIAS

2016

JUNHO
MAIO
ABRIL
MARÇO
FEVEREIRO
JANEIRO

2015

clear
NEWSLETTER
Receba notícias e novidades para ajudar você e seu negócio:
ASSINAR

SEGMENTOS
REALIZAÇÃO



Este portal foi desenvolvido pela Objecta internet, uma agência digital engajada com a iniciativa empreendedora e com os resultados online das pequenas empresas.