loader
V I R A D A


COLUNISTAS









clear

Quatro Projetos Foram Escolhidos Como os Melhores do Acelera Startup FIESP 2014

Eficiência energética, educação, recolocação profissional e energia solar

Ao final de dois dias de palestras, apresentações, reuniões com mentores e intensa troca de contatos, inclusive com investidores, autores de pelo menos quatro projetos inovadores têm motivos para festejar. Eles foram eleitos nesta quinta-feira (13/11) os vencedores da 5ª edição do Acelera Startup, promovido pelo Comitê de Jovens Empreendedores (CJE) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Foram três ganhadores na categoria geral - com projetos ligados à eficiência energética, educação, recolocação profissional - e um na especial, dedicada a iniciativas relacionadas ao setor da construção civil.

O diretor titular CJE, Sylvio Gomide, ressaltou a importância da participação de todos os finalistas do concurso. "Todos aqui são vencedores".

Vencedores

Na categoria geral, quem ficou com o primeiro lugar é Neiriberto de Azevedo, com o Q2D, voltado à eficiência energética.  O projeto visa economizar energia elétrica em indústrias. Em fase piloto, o projeto busca a eficiência energética e a sustentabilidade.

"O produto faz toda a gestão da energia elétrica de uma indústria, empresa, casa. Levanta gráficos e dá uma estratégia de eficiência energética, com alarmes preventivos que indicam qualquer tipo de problema na parte elétrica, propiciando ações preventivas ao usuário", explicou Azevedo. Segundo ele, o monitoramento é feito via internet, tendo a possibilidade de fazer consultas em tempo real.

O segundo colocado na categoria geral é o designer gráfico Fábio Tadeu Garcia, criador da Matere Educacional. A ideia central do projeto é combater a falta de interesse das crianças nos estudos. "A solução para isso é aliar educação com entretenimento. Uma das peças é um jogo de leitura que utiliza a realidade aumentada. Brincando, a criança aprende novas palavras e amplia o vocabulário, dando vida a tudo o que ela escrever", reforçou.

O terceiro lugar ficou com Bruno Praça. Ele desenvolveu o Reserva Ativa, projeto que ajuda ex-militares a buscar recolocação no mercado de trabalho. O autor serviu por quase nove anos no Exército. Sua ideia é de uma startup voltada a recolocar no mercado quem saiu das Forças Armadas.

"Os militares inspiram confiança. Quem não gostaria de ter um em sua empresa?", questionou. "Alguém comprometido, sério, qualificado e dedicado", destacou.

Na categoria especial dedicada à construção civil, o vencedor é Carlos Evangelista,  autor do GSM. O projeto é focado em construções e obras e utiliza a energia solar fotovoltaica para aliar sustentabilidade aos canteiros de obras. "O foco é levar a pessoa a utilizar energia limpa e renovável", indicou.

Como prêmio, Evangelista ganhou uma viagem para Paris. Segundo ele, a energia elétrica não pode faltar em nenhum canteiro de obra. "Trabalhamos com energia solar e convertemos em energia elétrica. Ideia é aliar a sustentabilidade com energia solar fotovoltaica."

Sobre a 5ª edição Acelera Startup

Organizado pelo Comitê de Jovens Empreendedores (CJE) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), o evento aconteceu nos dias 12 e 13 de novembro, na sede da Fiesp, depois de selecionar 200 startups, projetos e/ou ideias cujos empreendedores participaram de palestras, mentorias e avaliação individual com investidores.

 

Foram selecionados os 200 melhores projetos, entre dois inscritos, e apenas dez chegaram na final. Seu negócio foi apresentado a uma banca formada por grandes investidores-anjo do País e para o público em geral. Três deles foram os grandes vencedores do concurso. Evento contou com mais de 50 investidores-anjo, que formaram a maior banca do País, com o montante total de investimento disponível em torno de R$ 500 bilhões.

Estamos falando da maior arena de aceleração do hemisfério Sul, que tem como objetivo fomentar o empreendedorismo e a inovação, atraindo o maior número de participantes e de investidores-anjo para a geração de negócios. Somando as três edições anteriores, o evento já gerou investimentos-anjo de mais de R$ 1 milhão.

Fonte: Divulgação

OUTRAS NOTÍCIAS

2016

clear
NEWSLETTER
Receba notícias e novidades para ajudar você e seu negócio:
ASSINAR

SEGMENTOS
REALIZAÇÃO



Este portal foi desenvolvido pela Objecta internet, uma agência digital engajada com a iniciativa empreendedora e com os resultados online das pequenas empresas.