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Por que se comunicar com seus funcionários?

A comunicação interna também merece uma atenção especial das PMEs

 

Por Cibelle Santos

Não é porque a sua empresa é pequena que seus funcionários não devem ser reconhecidos pelo esforço e dedicação. Sua equipe tem um, dois, três funcionários, isso não é desculpa para achar que não precisa mantê-los motivados. Uma comunicação franca e verdadeira só irão transformá-los em grandes colaboradores e parceiros.

Dentre as diversas atividades que são desenvolvidas na comunicação corporativa, a comunicação interna é um ponto muito discutido e preocupante dentro das empresas. Um dos deslizes mais comuns de alguns empresários, independente do tamanho da empresa que lideram, é acharem que somente o público externo (clientes, parceiros, fornecedores e outros) que necessitam de uma comunicação muito bem exercida, e simplesmente esquecem que seus colaboradores são a base de sua jornada nos negócios.

A empresa americana Globoforce auxilia as empresas, dentre diversos pontos, a buscarem estratégias de comunicação mais adequadas para se estabelecer com os funcionários. O blog Comunicação com funcionário (essa já é minha dica nesse post) relacionou alguns dados divulgados pela Globoforce referentes ao reconhecimento dos funcionários. Vou destacar dois deles:

§  67% dos funcionários demonstraram uma melhora no desempenho e maior motivação por causa do reconhecimento de seus gestores. Esse número bateu os incentivos financeiros, por exemplo;

§  Empresas com programas de reconhecimento estratégico apresentaram 28,6% a menos no nível de frustação de seus funcionários comparadas com companhias sem esse trabalho de motivação;

Imagino que agora você deve estar questionando: Se esses são números levantados com grandes empresas, qual é a ligação comigo que sou PME? Eu respondo: - Aprendizado. Se as crianças aprendem com os exemplos dos adultos, por que as pequenas e médias empresas não podem aprender com as grandes companhias? É nesse momento que temos que captar todas as informações e estratégias usadas pela “gente grande” e adaptá-las ao nosso negócio.

Se aumentar o salário ou uma promoção de cargo ainda não são uma opção, estão pense em outras formas de reconhecer o valor de seu funcionário como um dia de folga, ou um vale presente, o quadro “Funcionário do mês” (pode até parecer clichê, mas é motivador), um kit especial dos produtos que vocês fabricam (empresas do ramo alimentício #ficadica), entre outras ideias bacanas que eu sei que você tem. Criatividade deve ser uma de suas grandes características para ser um PME. Uma forma prática de saber o que motiva seus colaboradores é criar um questionários para feedback e assim você saberá o que realmente eles buscam. Contudo, nunca se esqueça que elogiar sempre é um bom começo.

O empreendedor é o profissional mais exigido que existir, pois deve administrar realmente tudo dentro da empresa inclusive e especialmente sua equipe de colaboradores. Você quer ter sucesso em seu negócio? Então, reconheça as pessoas que estão nessa caminhada ao seu lado.

Cibelle Santos é Jornalista e autora do blog Diário Ambulante.

Para acompanhar mais informações sobre empreendedorismo feminino, siga aRede Mulher Empreendedora no Twitter e no Facebook.

Fonte: Divulgação

Sobre o autor:
Equipe RME

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