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Otimismo de Ano Novo


Mais um ano chega ao fim. Mais 40 dias e já estaremos em 2015.

Essa é a hora do balanço, não há como fugir. Fazemos aquela comum análise do ano que passou: do que plantamos, do que colhemos, do que planejamos e do que conseguimos realizar. Se você foi uma empresária cautelosa e organizada, terá férias com alguma reserva financeira para aproveitar esse período. Se você não se planejou, vai ter alguns dias de descanso, ainda assim, mesmo que sem reserva.

Inevitavelmente o país irá parar por alguns dias para celebrar o fim de um ano que foi duro e deixou marcas. O ano da copa no Brasil, de uma das campanhas para presidente mais atípicas da nossa história, da reeleição da presidenta, da revelação do individualismo coletivo.

Um ano de escândalos, de problemas econômicos, da verdade escapulindo por todos os lados, de baixo crescimento. Um ano que a maioria de nós vai dizer que é digno se se esquecer.

Há os que digam que 2015 será ainda mais duro. Outros que acreditam que nós, brasileiros e brasileiras, conseguiremos dar a volta por cima e fazer dele um ano de oportunidades. O meu otimismo de Ano Novo acredita na segunda opção.

Claro que o racional me mostra tantos dados preocupantes que não posso me jogar sem medo na minha fé em um bom ano. Então, a sugestão é se preparar para aproveitar o que o ano trará de melhor. Começando por reavaliar o velho e bom plano de negócio.

  1. Olhe para o seu plano, minuciosamente. Perceba seu mercado, seu consumidor. Entre nas redes sociais e veja como seu cliente anda se comportando. Seus hábitos mudaram, ele ainda consome o mesmo conteúdo, como andam seus interesses? Consegue ler aqui alguma tendência que ainda não tenha percebido?

     
  2. Agora olhe para o seu canal de distribuição e perceba se há algum movimento que não tinha notado. As compras online aumentaram? Há alguma nova alternativa para ponto de venda físico?

  3.   No relacionamento com o cliente, o que você tem feito e como pode melhorar? Consegue enxergar o que seu concorrente está fazendo de diferente? Como essa melhoria na comunicação com o cliente pode lhe dar vantagem sobre os outros players?
     
  4.  Seu produto ainda traz tanto valor agregado? Existe alguma ideia de inovação que traga à sua empresa real chances de melhorar sua competitividade? Se sim, por quanto tempo você consegue manter distância do seu concorrente?

 

Quatro pontos que lhe dão condições de fazer uma boa avaliação sobre o seu negócio e que podem lhe dar dicas sobre como surfar boas ondas, mesmo que o mar não esteja lá uma maravilha.

A vigília, num ano como o que vem por aí, há de ser constante. Não durma no ponto, porque as oportunidades não costumam fazer muito alarde. É preciso estar atenta. Mas atenção é uma vantagem da empreendedora, que não para de pensar em formas de rodar e ampliar o seu negócio.

Então esteja preparada, porque até o próximo dezembro, queremos comemorar com você o ano produtivo que você vai encontrar. Feliz 2015!

 

Fernanda Nascimento. Mãe do Bernardo e do Vicente, tem mais de 21 anos de experiência em marketing estratégico. É especialista em marketing digital e branding, com passagem por grandes multinacionais como o grupo americano Danaher e a alemã Volkswagen. Diretora de Desenvolvimento de Negócios da Rede Mulher Empreendedora, sócia da Stratlab, consultoria para PMEs na área de Desenvolvimento de Negócios e Planejamento Estratégico, incentiva a inovação para resultados mais rápidos e a digitalização do marketing para a certeza da conversão em vendas. www.stratlab.com.br

Fonte: Divulgação

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