loader
V I R A D A


COLUNISTAS









clear

Os elementos para uma imagem de poder

Falar que se vestiria melhor se tivesse mais tempo e dinheiro é apenas uma desculpa para não se arrumar adequadamente para a rotina profissional.

Vamos combinar que ser mulher, mãe, empreendedora, cuidar da casa e ainda pensar na sua aparência é muita coisa pra tão pouco tempo! Cada pessoa tem a sua lista de prioridades na rotina e cuidar da sua imagem deve ser uma delas. Como já escrevi aqui no Rede Mulher Empreendedora há algumas semanas atrás, o que você mostra pela imagem reflete imediatamente na sua vida profissional. Mas mesmo já sabendo disso, sempre tem aquele dia que você nem pensa direito na roupa que vai vestir, pega a primeira que vê no armário e vai assim mesmo? Perceba que dessa maneira a percepção do seu sucesso e das suas habilidades pode estar sendo prejudicada.

A todo momento associamos signos visuais com características da imagem, como por exemplo altura com poder, cabelos grisalhos com experiência e uma figura mais magra e atlética com agilidade. Se você não nasceu com as características que acha que são necessárias no seu meio de trabalho, saiba que com pequenas mudanças no visual é possível gerar uma percepção positiva nos seus observadores.

Um dos aspectos que mais vai resultar em uma maior percepção de poder é a sua aparência - o que não é difícil de mudar se for preciso. É natural associar competência e sucesso com a qualidade, o caimento e a adequação do vestuário. Uma blusa de malha sempre passará muito mais informalidade e displicência do que uma de tecido mais nobre, como a seda. Uma roupa mais estruturada dará à imagem um aspecto sério enquanto que uma modelagem mais desestruturada passa maior descontração. Agora imagine uma blusa desestruturada e de um tecido cuja qualidade não é boa, você concorda que esse visual passaria muita informalidade no ambiente de trabalho?

Para parecer mais poderosa instantaneamente tente parecer maior! As pessoas mais poderosa sempre ocupam mais espaço - é só comparar o tamanho da sala do presidente de uma empresa com os outros funcionários - e quanto mais você cresce profissionalmente todos os elementos que te rodeiam também devem revelar maior status.

A altura é sempre relacionada ao poder portanto o salto alto é nosso melhor amigo, principalmente em reuniões onde a maioria dos participantes é homem, assim você nivela a sua altura e evita ser olhada de cima.  O tamanho dos ombros também demonstra força e poder e o blazer é o melhor aliado para aumentar visualmente o tamanho dessa parte do corpo. Usar uma joia pesada ou um relógio poderoso e até colocar um echarpe, assim como sempre faz Christine Lagarde, também farão com que as pessoas tenham uma percepção da sua imagem como poderosa e bem sucedida.

Da mesma maneira que você precisa tomar cuidado com a qualidade das suas roupas, saber como usá-las também é essencial. Vestir-se casualmente não pode significar desleixo, e sim que nem todas as peças de um visual formal devem estar compondo o seu look. Por exemplo, para o presidente Obama, o que faz com que seu visual não seja formal, e sim casual, é só a falta do blazer, da gravata e as mangas arregaçadas. Para as mulheres, no visual casual geralmente substitui-se as calças de alfaiataria por jeans, usa-se blusas não tão estruturadas mas ainda com tecidos finos e troca-se os saltos por sapatilhas. Nada de malha, chinelos ou comprimentos muito curtos. Boa qualidade e acabamento ainda são essenciais mesmo em um visual casual. Além do cuidado com a composição das peças, é importante conseguir adequar sua vestimenta ao setor em que trabalha, mas também permitir-se mostrar um pouco da sua personalidade através de algum item que escolha usar. Você não pode fugir da imagem esperada pelas outras pessoas mas pode colocar algum elemento que te diferencie dos demais profissionais. Permita que a sua personalidade brilhe apesar das regras de imagem e vestuário.

Considere sempre todos os itens da sua imagem. Na mente dos seus clientes, ela não é formada apenas pela sua aparência, mas por todos os elementos que te rodeiam no dia a dia e que são extensões da sua imagem - desde o carro que você tem até a capinha do seu celular – todos eles vão refletir o seu nível de poder e sucesso profissional.  

Se você quiser saber mais sobre alguns símbolos de poder, como o blazer e o echarpe, pode ler mais sobre isso no meu blog ou assistir aos vídeos no meu canal do Youtube. Se tiver qualquer dúvida ou sugestão de assunto relacionado à imagem profissional ou à sua imagem pessoal, me mande no e-mail ana@anawalendzus.com

Vou adorar receber a sua mensagem!

Ana Walendzus é consultora de imagem pessoal e corporativa. Formou-se em comunicação social pela FAAP, porém sempre viu na moda a maneira mais expressiva de se comunicar e mostrar personalidade ao mundo. Acredita que uma boa imagem é capaz de revelar as melhores características pessoais. Aperfeiçoou seus conhecimentos com profissionais reconhecidos na área e hoje ministra palestras sobre imagem profissional e personal branding além de fazer atendimentos pessoais que buscam o aprimoramento da imagem pessoal de seus clientes.

No seu site escreve sobre aparência e comportamento no ambiente de trabalho. 

Fonte: Divulgação

OUTRAS NOTÍCIAS

2016

clear
NEWSLETTER
Receba notícias e novidades para ajudar você e seu negócio:
ASSINAR

SEGMENTOS
REALIZAÇÃO



Este portal foi desenvolvido pela Objecta internet, uma agência digital engajada com a iniciativa empreendedora e com os resultados online das pequenas empresas.