loader
V I R A D A


COLUNISTAS









clear

“Os brasileiros estão dando mais certo que o Brasil”

O Fórum Empreendedoras provou isso ao destacar histórias de mulheres que construíram empresas bem-sucedidas à custa de muito suor e ajuda de parceiros que acreditaram no seus sonhos e a despeito do que o Brasil é capaz de fazer

Esta frase foi dita por uma das palestrantes no painel “Elas Investidoras” na primeira edição do Fórum Empreendedora, ocorrido no dia 12 de novembro, em São Paulo. Quis usá-la como título deste artigo porque achei a afirmativa de grande significado e que diz muito sobre o momento que o Brasil vive.

Antes, me permitam contextualizar.

Decidi empreender em 2006. Na minha carreira de jornalista já tinha passado por grandes empresas nacionais e uma multinacional. Naquele ano nem tão distante o empreendedorismo não estava na moda. Mesmo assim, achei que era um caminho viável. Mal sabia o que me esperava.

As dificuldades burocráticas, a falta de capacitação em gestão, o medo de não conseguir enfrentar os obstáculos fizeram da minha jornada empreendedora um caminho cheio de percalços. Não foi fácil. Mas sempre fiz do erro, um aprendizado. E paguei com o meu trabalho os tropeços de um país pouco afeito a ajudar empreendedores.

De 2006 para cá, o Brasil mudou. Apesar da política e de alguns políticos retrógrados, vemos um cenário cheio de novidades, com startups, investidores e profissionais que querem solucionar problemas reais e fazer acontecer.

O Fórum Empreendedoras provou isso ao destacar histórias de mulheres que construíram empresas bem-sucedidas à custa de muito suor e ajuda de parceiros que acreditaram no seus sonhos.

Apesar das limitações tributárias, educacionais e culturais que o Brasil impõe, estas e muitas outras mulheres, homens, jovens e idosos empreendedores avançam, criam soluções e inovam, provando que podem dar certo e inspirando outras pessoas a seguir o mesmo caminho.

Senti no Fórum e nos diversos encontros que tenho com outras empreendedoras que, um dia, ao acordar do seu berço esplêndido, este Brasil do passado irá perceber que debaixo do seu nariz aconteceu uma revolução promovida por gente disposta a fazer, a empreender e compartilhar seu conhecimento. Gente que não espera melhores condições, uma infraestrutura adequada ou o merecido reconhecimento.

É. “Os brasileiros estão dando mais certo que o Brasil”, disse a painelista investidora. Está aí uma frase que foi compreendida e aplaudida imediatamente por um público que sabe bem o significado desta afirmação.

Veja fotos do evento em: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.604879186243189.1073741828.112137375517375&type=1&l=9c2b709d63

 

*Alice Salvo Sosnowski  escreve há 4 anos o blog O Pulo do Gato, que tem a missão de inspirar empreendedores a inovar. Também é integrante da Rede Mulher Empreendedora, a primeira rede de apoio a mulheres empreendedoras no Brasil, e especialista entrevistada para a pesquisa GEM 2011 (Global Entrepreneurship Monitor).

Para acompanhar mais informações sobre empreendedorismo feminino siga a Rede Mulher Empreendedora no Twitter e no Facebook

 

 

 

Fonte: Divulgação

OUTRAS NOTÍCIAS

2016

clear
NEWSLETTER
Receba notícias e novidades para ajudar você e seu negócio:
ASSINAR

SEGMENTOS
REALIZAÇÃO



Este portal foi desenvolvido pela Objecta internet, uma agência digital engajada com a iniciativa empreendedora e com os resultados online das pequenas empresas.