loader
V I R A D A


COLUNISTAS









clear

Organizando sua rotina

A colunista da Rede Mulher Empreendedora, Fernanda Nascimento, traz 4 dicas simples de como organizar a rotina daquelas que são mulheres, mães, esposas e empreendedoras.

 

Por Fernanda Nascimento

Desde que decidi empreender passei a me sentir refém do meu dia a dia, sem tempo para nada. Eu que sempre achei que o mundo corporativo me abduzia e não deixava qualquer tempo para mim mesma me vejo totalmente absorvida por uma rotina alucinante em que nenhum projeto tem meio e fim, embora todos comecem. Sem contar que chego ao final do dia exausta, sentindo que minha produtividade não é mais a mesma.

Pudera, essa vida de empreendedora, dona de casa, esposa, mãe - ainda mais quando se trabalha em home office – é feita de uma infinidade de tarefas que se sobrepõem. Cansada desse dilema, resolvi buscar alguns modelos de como as pessoas se organizam.

1.       1. Liste suas tarefas

Escreva numa folha todas as suas responsabilidades e tarefas. Gosta de planilhas de Excel e de planos de ação? Excelente, podem ser grandes aliados. Você tem que saber exatamente quais são suas pendências e quando olhar para todas elas vai conseguir analisar melhor a situação, até porque estará recobrando o comando sobre a sua rotina.

2.       2. As coisas não têm que acontecer ao mesmo tempo

Nossas responsabilidades são classificáveis e precisam ser priorizadas. Porque os prazos são diferentes, porque a importância é diferente, porque o retorno financeiro é diferente. Se você tiver dificuldade em classifica-las, a dica é dar “notas” de 1 a 5 para diferentes quesitos, considerando suas diferentes atividades: urgência, importância, se prejudica a família ou a relação com os clientes, ou o que mais fizer sentido para o seu negócio e a sua experiência. Ao final, o somatório das notas de cada pendência te ajudará a entender quais devem ser realizadas primeiro.  

3.      3. Defina uma agenda

Há atividades que acontecem todos os dias, outras em dias determinados. Se você leva e busca as crianças na escola, essas atividades não poderão acontecer em horários diferentes. Se há mensalmente uma reunião em associação de classe, ou mesmo o Café com Empreendedoras, você também não poderá flexibilizar esse horário. Anote todos os compromissos, já considerando tempo de ida e vinda e prevendo pequenos atrasos em períodos em que o risco deles é maior. E então encaixe as outras responsabilidades. Mas seja firme com você mesma para que sua agenda se cumpra.

4.       4. Desconecte-se de outras atividades enquanto realiza a que está programada para aquele momento

Esse foi um aprendizado da Virada Empreendedora. Num painel do Fórum Empreendedoras, a palestrante contou que enquanto está trabalhando em seu escritório, dentro de casa, todos os outros membros da família e funcionários da casa são proibidos de interrompê-la, como se ela estivesse trabalhando fora dali. Foi uma medida necessária para que cessassem as interrupções que faziam com que seu tempo, concentração e agenda fossem prejudicados.

De qualquer forma, como empresária, empreendedora e mulher que precisa realizar, quanto mais você cumprir seus prazos com qualidade, melhor o resultado do seu negócio. Quanto mais dona do seu dia você for, melhor a sua produtividade. Espero, então, que essas quatro dicas possam trazer mais leveza aos seus dias.

Fernanda Nascimento é executiva com mais de 20 anos de experiência em marketing estratégico, especialista em marketing digital e branding, com passagem por grandes multinacionais como o grupo americano Danaher e a alemã Volkswagen. Consultora para PMEs na área de desenvolvimento de negócios e planejamento estratégico, incentiva a inovação para resultados mais rápidos e a digitalização do marketing para a certeza da conversão em vendas.

Fonte: Divulgação

Sobre o autor:
Equipe RME

OUTRAS NOTÍCIAS

2016

clear
NEWSLETTER
Receba notícias e novidades para ajudar você e seu negócio:
ASSINAR

SEGMENTOS
REALIZAÇÃO



Este portal foi desenvolvido pela Objecta internet, uma agência digital engajada com a iniciativa empreendedora e com os resultados online das pequenas empresas.