loader
V I R A D A


COLUNISTAS









clear

O que esperar de uma Mentoria coletiva

 Algumas horas de conversas e trocas de experiências com pessoas que passam pelas mesmas coisas e fases que você nos negócios, podem te dar mais resultados do que você pode imaginar

 

 

 

 

 

 

 

 

Em um sábado chuvoso e frio, propício para ficar em casa embaixo da coberta, uma reunião acalorada e cheia de ideias acontecia na sede da Rede Mulher Empreendedora em São Paulo. Duas turmas de empresárias/empreendedoras, de aproximadamente 10 pessoas por período (manhã e tarde) procuravam por ideias e soluções para seus negócios - e suas vidas - e contaram com ajuda de três mentoras da própria Rede.

Muitas pessoas, com dúvidas e problemas que parecem insolúveis, que buscam por ideias e soluções mágicas, ou nem tanto. Apenas uma troca de ideias ou mesmo, serem ouvidas e assistidas. Todos se apresentam e falam do seu negócio. A mentora explica a diferença de mentoria e consultoria, já que ali não se teria tempo para a segunda opção.

Conforme as pessoas vão falando da sua “dor” na empresa, do momento que está vivendo, todos vão colocando suas experiências e palpites, com a orientação e supervisão da mentoria. Cada história e problema parece ser minimizado quando exposto, porque todos acabam dando ideias, dicas e passando experiências que ajudam de alguma maneira quem está precisando.

Na turma da tarde, foram 10 problemas com 13 mentes diferentes pensando sobre eles, com experiências de vida diferentes, ideologias e principalmente boa vontade em ajudar.

Isso define bem a diferença entre a mentoria coletiva e individual.

E isso se confirma nos resultados: foram mais de 8 horas de conversas, debates e histórias, muitas histórias de vida que se confundiam e se espelhavam nas experiências, mas que a cada conclusão se via uma solução, uma nova ideia que confortava tanto que foi atrás da resolução quanto quem pode ajudar.

Um dia, mais de 20 negócios diferentes, com experiências ainda mais distintas, mas que se assemelhavam tanto nas dificuldades quanto nas soluções, porque as vezes sabemos a solução do outro, mas não enxergamos a nossa, e isso nos faz crer que tudo está ao nosso alcance, é só querer e sair da zona do conforto.

A Rede Mulher Empreendedora promove mensalmente essas reuniões de mentoria coletiva para sua Rede de mais de 200 mil mulheres. As inscrições são online e divulgadas nas redes sociais a um custo muito acessível por pessoa. 

E as próximas turmas serão atendidas no dia 26/09:

 
 

TARDE: https://www.sympla.com.br/mentoria-coletiva-melhores-mentores-tarde__43803

 

 

 

 

 

Cláudia Mamede é Diretora da Rede Mulher Empreendedora, jornalista, mãe empreendedora e sócia da PitchCom - Assessoria de Comunicação e Imprensa - focada em PMEs

Fonte: Divulgação

OUTRAS NOTÍCIAS

2016

clear
NEWSLETTER
Receba notícias e novidades para ajudar você e seu negócio:
ASSINAR

SEGMENTOS
REALIZAÇÃO



Este portal foi desenvolvido pela Objecta internet, uma agência digital engajada com a iniciativa empreendedora e com os resultados online das pequenas empresas.