loader
V I R A D A


COLUNISTAS









clear

O que é sucesso para as mulheres, afinal?!

Para nós, empreendedoras, o sucesso é o resultado de uma equação complexa que envolve dinheiro, tempo com a família e trabalho com propósito


por Alice Salvo Sosnowski*

 

Frequentemente uma pergunta ronda nossas cabeças: “Será que estou no caminho do sucesso?” Normalmente, esta questão aparece naqueles momentos em que nos deparamos com uma encruzilhada: é melhor acumular patrimônio ou ter mais tempo com os filhos? Vamos à reunião do colégio ou priorizamos a entrega daquele projeto?

A definição de sucesso para as mulheres não é uma ciência exata. O que significa, afinal, este modo de vida tão buscado por nós?

Ao longo da minha carreira empreendedora, eu me questionei várias vezes sobre este assunto. No começo a respostas eram sempre negativas. Principalmente naqueles meses em que as despesas eram maiores que as receitas da minha recém-criada empresa.

Mas meu tempo de empreendedora foi passando e percebi que para responder a esta pergunta sobre o sucesso, além das cifras, precisava colocar na balança outras variáveis. Sim, cheguei à conclusão que o sucesso não é aquilo que nos ensinaram: dinheiro, iate, bebidas e belas moças (lembram-se dos desenhos animados?!).

Para nós, mulheres empreendedoras, o sucesso é o resultado de uma equação bem mais complexa, como o tempo disponível com os filhos, o sentimento de realização com o trabalho ou o coeficiente de tranquilidade, a famosa paz interior. 

Hoje, com tudo na balança, procuro atingir uma meta: o sucesso integral. Como pessoa, profissional, mãe, filha, mulher. Com a ideia que de tudo, eu posso ter um pouco. Uma satisfação dividida em vários setores da vida.

E é isso que percebo em outras colegas empreendedoras: uma visão capaz de unir trabalho com propósito de vida e lucro com transformação social. Acredito que com este objetivo seremos capazes de construir um futuro mais saudável, bem-sucedido e sustentável para a nossa vida e a das próximas gerações.
 
 
*Alice Salvo Sosnowski é jornalista, empreendedora e diretora de Conteúdo da Rede Mulher Empreendedora. Faz palestras e mentoria para empreendedores e startups e é autora do blog O Pulo do Gato, que trata de empreendedorismo e inovação. 
Fonte: Divulgação

OUTRAS NOTÍCIAS

2016

clear
NEWSLETTER
Receba notícias e novidades para ajudar você e seu negócio:
ASSINAR

SEGMENTOS
REALIZAÇÃO



Este portal foi desenvolvido pela Objecta internet, uma agência digital engajada com a iniciativa empreendedora e com os resultados online das pequenas empresas.