loader
V I R A D A


COLUNISTAS









clear

Não confunda Marketing com Assessoria de Imprensa

Se você ainda não sabe a diferença, ou acha que sabe, é melhor conferir!! 

A coisa mais comum no mundo dos empreendedores, é confundirem estratégias de marketing com as de Assessoria de Imprensa. E mais comum ainda -  infelizmente – é saber que as pessoas não sabem o que é assessoria de imprensa, isto é, generalizam tudo como marketing!

Afinal, vamos direto ao ponto: qual a diferença de marketing e assessoria de imprensa? Resumidamente e bem simplificado funciona assim:

O Marketing é você falando bem de você mesmo, ponto. E a Assessoria de Imprensa é os outros falando bem de você! Aí com reticências...rs... porque “falando bem de você” e não só “falando de você”! Porque quando falam mal de você (leia-se empresa) o trabalho de AI é ainda mais recomendado!

O Marketing está ligado diretamente a venda do produto da empresa. Analisar os 4 P´s (ponto, produto, preço e público-alvo) e montar uma estratégia direcionada ao consumidor que gere a melhor venda do negócio.

A Assessoria de Imprensa está ligada diretamente a imagem da empresa, sua credibilidade e reputação, sendo que aqui, o público-alvo é simplesmente o jornalista. Cabe a assessoria convencer o jornalista de que a sua noticia é a melhor e mais relevante ao público que ele escreve, que direto ou indiretamente é o público-alvo que interessa a empresa.

Isto é, as duas estratégias devem andar juntas, mas são claramente distintas e importantes!

A pior coisa que pode acontecer para um assessor é o empresário chegar e dizer: Eu quero soltar um “teaser” para jornalistas: “está chegando no mercado o melhor produto do mundo: o meu! ...aguardem”.

E imagino que a pior coisa para um cara de marketing é o empresário chegar e dizer: “ eu quero que você consiga uma matéria na revista EXAME”.

Agora que você sabe a diferença de um e outro, você acredita que isso funcionaria com um jornalista que noticia só informações relevantes? Ou adianta pedir relevância numa revista para um marqueteiro? Claro que não. Por isso acredito no trabalho dos dois, porque mesmo com públicos diferentes, o objetivo será sempre o mesmo: aumentar a visibilidade da empresa, negócio ou produto, de forma positiva!  Qualquer empresa que tenha uma boa estratégia de marketing vai acabar chegando ao ponto de precisar de uma assessoria de imprensa. E boas práticas precisam ser bem divulgadas!

Assessoria de Imprensa não é marketing, nem vice-versa!  Enquanto as pessoas não souberem diferencia-las e aproveitar o potencial de cada uma delas, veremos empresários insatisfeitos, clientes frustrados e profissionais desperdiçados! 

 

Cláudia Mamede é Diretora da empresa PitchCom - Assessoria de Comunicação e Imprensa - focada em PMEs

 

Fonte: Divulgação

OUTRAS NOTÍCIAS

2016

clear
NEWSLETTER
Receba notícias e novidades para ajudar você e seu negócio:
ASSINAR

SEGMENTOS
REALIZAÇÃO



Este portal foi desenvolvido pela Objecta internet, uma agência digital engajada com a iniciativa empreendedora e com os resultados online das pequenas empresas.