loader
V I R A D A


COLUNISTAS









clear

Mãe Empreendedora


Assunto da moda. Sim, a mulher que empreende está na moda. Então todos os meus amigos e amigas acham um grande barato eu ter escolhido trilhar esse caminho. Chovem elogios e frases de incentivo. Alguns até confessam uma pontinha de inveja da minha liberdade, por eu agora ser dona do meu nariz. E no meio de tudo isso estou eu, que não cheguei aqui por escolha própria. Fico olhando em volta, como nos filmes, meio confusa, como se não estivessem falando comigo. Mas, sim, é comigo.

A mulher está chegando ao empreendedorismo por diversos motivos. Um deles é a flexibilidade. Todas queremos estar perto dos filhos e empreender é uma alternativa à vida corporativa e suas regras. Parece lógico e simples.

Caminhar pelo empreendedorismo, entretanto, está longe de ser fácil. Após quase dez meses ainda sinto-me numa montanha russa, entre altos e baixos, aguardando o dia de amanhã para entender qual vai ser a razão para o frio na barriga. Há momentos incríveis, onde uso a flexibilidade de horário, me sinto plena por poder decidir para onde ir e fico absolutamente realizada fazendo o que mais gosto. Há outros em que sinto uma saudade terrível do contracheque, melancolia pelo projeto que não vendi, solidão por trabalhar no escritório de casa e não no meio da loucura do ambiente compartilhado. Esse empreendedorismo definitivamente me fez bipolar.

Parte dessa bipolaridade fica por conta da própria maternidade. Não consigo chegar à conclusão se hoje me dedico mais ou menos aos meus filhos. Passo mais tempo perto, mas não necessariamente com eles. São tantas atividades, tanto tempo investido na empresa, que às vezes sinto que ficamos pouco tempo juntos. Em outras consigo parar tudo e me dedicar apenas à diversão de um jogo da memória ou de uma gostosa cantoria.

Qual a diferença, então, entre simplesmente empreender e ser mãe empreendedora?

Ser mãe empreendedora é dormir e acordar todos os dias pensando em como o seu negócio vai sobreviver ao dia de amanhã – mas levantando no meio da noite para amamentar ou socorrer o filho que tosse ou que teve um pesadelo.

É prestar atenção aos movimentos do mercado, mesmo sem as ferramentas necessárias, buscando uma oportunidade que vá dar ao nosso empreendimento uma vantagem competitiva frente ao concorrente – e na pausa para o café finalizar aquela compra na internet, que pode ser, de supermercado, do site chinês que vende roupas infantis ou de qualquer outra loja em que você entrou e saiu diversas vezes, sempre interrompida.

É fazer planos para que sua empresa, mesmo que reformulada dez vezes ao longo do caminho, possa ser herdada por seus filhos – ao mesmo tempo que você planeja o jantar saudável sonhando que ele fosse simples como assar “nuggets”.

E é, com o mesmo nível de importância, ter os olhos atentos à sua operação, garantindo o hoje, a entrega da compra que já foi realizada - para que então possa concretizar os planos de futuro – enquanto sonha com o dia de princesa no salão de beleza que não cabe na sua agenda, porque há tantas outras prioridades.

Relendo esses parágrafos acabei rindo sozinha. Na verdade, ser mãe empreendedora é apenas adicionar mais uma faceta ao dia-a-dia já tão cheio de nuances da mãe.

E quem duvida que a gente dá conta? E quem não acha que vai dar certo? Ninguém. Porque não há quem não acredite que nossa arma secreta possa nos dar esse poder.

 

Fernanda Nascimento. Mãe do Bernardo e do Vicente, tem mais de 21 anos de experiência em marketing estratégico. É especialista em marketing digital e branding, com passagem por grandes multinacionais como o grupo americano Danaher e a alemã Volkswagen. Diretora de Desenvolvimento de Negócios da Rede Mulher Empreendedora, sócia da Stratlab, consultoria para PMEs na área de Desenvolvimento de Negócios e Planejamento Estratégico, incentiva a inovação para resultados mais rápidos e a digitalização do marketing para a certeza da conversão em vendas.
www.stratlab.com.br

Fonte: Divulgação

OUTRAS NOTÍCIAS

2016

clear
NEWSLETTER
Receba notícias e novidades para ajudar você e seu negócio:
ASSINAR

SEGMENTOS
REALIZAÇÃO



Este portal foi desenvolvido pela Objecta internet, uma agência digital engajada com a iniciativa empreendedora e com os resultados online das pequenas empresas.