loader
V I R A D A


COLUNISTAS









clear

Jack Ma aos Empreendedores em Dificuldades: Para ter sucesso, seja grato

o Presidente Executivo do Grupo Alibaba, Jack Ma, esteve em São Paulo, Brasil, para a reunião inaugural da NETmundial Initiative, um grupo de acionistas globais da Internet. Durante o seu voo para casa, ele contou que algumas das pessoas que ele conheceu durante suas viagens recentes o inspiraram a registrar rapidamente alguns pensamentos aos empreendedores que estão enfrentando tempos difíceis. Aqui está uma tradução de suas anotações, que Ma compartilhou originalmente através do Laiwang, o aplicativo de bate-papo do Alibaba.

Recentemente muitas pessoas me fazem a mesma pergunta: "Está ficando cada vez mais difícil fazer negócios agora, ainda ganharei dinheiro se eu abrir uma loja no Taobao?" Um monte de gente vê os outros ganhando dinheiro facilmente no Mercado Taobao, enquanto eles mesmos não conseguem ganhar um centavo e querem desistir. Eles se perguntam se eles iniciaram seus negócios tarde demais.

 

Na verdade, nunca foi fácil fazer negócios! Os empresários têm que empreender um esforço incansável para ter sucesso. Eles passam dia e noite se preocupando com isso e aquilo. Eles sacrificam o tempo com seus amigos e famílias. Seus esforços podem ser simplesmente inúteis. Quando as pessoas dizem que é fácil fazer negócios, eles estão apenas se gabando. Você tem que tomar todos os tipos de riscos em todos os momentos. Exige-se devoção sincera, tanto física quanto mentalmente. Ser rico da noite para o dia só existe em novelas da TV. Você precisa dedicar tempo e esforço a fim de estabelecer um negócio bem sucedido. Gastar tempo e energia não garante o sucesso, porém de outra forma você nunca será bem-sucedido.

 

Abrir uma loja no Taobao não é diferente. Na verdade, poucos donos de lojas sobreviveram por todos os 13 anos de existência do Taobao. Era muito difícil abrir uma loja no começo. Compradores on-line eram raros, a entrega era ineficiente e o pagamento era um desafio. As pessoas das lojas físicas achavam que era um absurdo aquelas que tentavam a plataforma online. É estranho que todas as pessoas que queriam ser ricas da noite para o dia desistiram ou fecharam suas lojas. Mas aquelas que tinham um interesse em continuar levando as lojas e na comunicação com os clientes foram bem-sucedidas. Muitas delas, que iniciaram com um empregado, estão agora gerenciando centenas de funcionários.

 

O primeiro elemento deste tipo de sucesso é ter devoção sincera. Você deve ser apaixonado pelo que você está fazendo. Porque quando você tem um coração voltado aos seus próprios produtos e serviços, e você recebe feedback positivo de seus clientes, você fica grato, e você se comunica com eles com paixão e paciência. Acredito que as pessoas que sentem gratidão com os outros estão melhor preparadas para serem bem-sucedidas. Não importa que você falhe da primeira vez, o que realmente importa são as pessoas que estão interessadas em seus produtos e serviços.

 

O segundo elemento para o sucesso é colocar o seu cérebro para trabalhar. Depois de ter decidido o que fazer, você precisa considerar com cuidado como fazer isso. É vital que pequenas empresas encontrem suas próprias qualidades únicas – ser diferente e se divertir durante o desenvolvimento de seu negócio, para criar conexões com seus clientes. Fazer negócios não é simplesmente comprar e vender, mas sim criar e explorar o mesmo conjunto de valores compartilhado com os seus clientes. Encontrar um cliente que goste de seus produtos é tão valioso quanto encontrar uma alma gêmea. Você não está grato e animado por ter encontrado uma alma gêmea?

 

O terceiro elemento é dedicar tempo, energia e força física para os seus negócios. A maioria dos empresários exemplares encontram formas de melhorar os seus produtos e serviços onde quer que estejam e a qualquer momento. Eles agarram todas as oportunidades e cada minuto para ouvir seus clientes e funcionários. Eles aprendem com seus erros. Eles encontram esperança quando estão desesperados e eles encontram oportunidades nas suas preocupações. Ao longo dos anos, muitos diziam que o Taobao simplesmente tinha sorte e é verdade que havia elementos de sorte em seu sucesso. No entanto, estamos onde estamos hoje porque nós acordamos cedo, saímos tarde e não dormimos pesado, e tivemos férias muito mais curtas. Lutamos dia e noite e conseguimos nos reerguer de decepções e frustrações.

 

Então, os negócios são fáceis no Taobao hoje em dia? A resposta é um definitivo "não". Mas você não encontraria um lugar melhor do que o Taobao. Centenas de milhões de compradores on-line visitam o Taobao todo ano. Se você encontrar o cliente certo, você deve perguntar a si mesmo se você trabalhou seu corpo e seu cérebro o suficiente. No passado você estava fazendo negócios para vinte e poucas pessoas e agora você está enfrentando os consumidores do país e o mercado global. Então a questão é, os seus produtos e serviços são exclusivos o suficiente? Você pode identificar suas almas gêmeas entre as centenas de milhões de consumidores? Como você cria fidelidade de cliente entre as suas almas gêmeas?

 

Quando o Mercado da Taobao foi estabelecido pela primeira vez, esperávamos que ele fosse trazer felicidade para todos. A venda de bens é a felicidade. Quando você tem problemas em vender seus produtos, encontrar os clientes certos trará felicidade a você.

 

Desde o primeiro dia, o Mercado Taobao não foi projetado para funcionar como um shopping center ou um supermercado. Ao invés disso, estamos criando um estilo de vida compartilhado entre os jovens, através da experiência de compras. É por isso mesmo que as pessoas vão ao Starbucks pela experiência e não pelo café em si. É um estilo de vida. Roupas caras não são feitas para manter pessoas aquecidas, é um modo de vida.

 

O Mercado Taobao está trazendo inovação, originalidade e criatividade para a vida. Você pode encontrar quase tudo no Taobao. Pelo que tenho visto, muitos comerciantes bem-sucedidos no Taobao são aqueles peculiares que tratam seus negócios como passatempos. Eles enxergam seus negócios como uma maneira agradável de comunicação. Se ninguém estiver comprando, significa que você está fazendo isso de maneira errada. É simplesmente ridículo você achar que pode encontrar almas gêmeas despejando dinheiro em marketing. Você precisa gastar, mas utilizar a sua criatividade para atualizar seus serviços é fundamental.

 

A era do e-commerce está apenas começando. Nas próximas três décadas, ele irá decolar. No futuro, você pode não estar vendendo bens reais, porém você utilizará a sua criatividade e originalidade, suas esperanças e sonhos, não para encontrar seus clientes, porém para encontrar suas almas gêmeas. O que você precisa aprender não é como fazer negócios, mas como encontrar o seu novo modo de vida. Você não está gerenciando um negócio, você está se tornando sua melhor versão.

 

O mundo é vasto e o e-commerce ainda tem mais 30 anos pela frente. Vamos testá-lo. E se você conseguir encontrar suas almas gêmeas? Está OK se não estivermos cheios de dinheiro. Nós apenas precisamos encontrar amigos que nos reconheçam.

 

Fonte: Divulgação

OUTRAS NOTÍCIAS

2016

clear
NEWSLETTER
Receba notícias e novidades para ajudar você e seu negócio:
ASSINAR

SEGMENTOS
REALIZAÇÃO



Este portal foi desenvolvido pela Objecta internet, uma agência digital engajada com a iniciativa empreendedora e com os resultados online das pequenas empresas.