loader
V I R A D A


COLUNISTAS









clear

Inspirar trabalho

 

 

Renata de Albuquerque*

 

Fomentar o networking e incentivar as mulheres a falarem mais sobre negócios, pois este não é um tema muito presente nas rodas de conversas entre pessoas do sexo feminino. Estes são alguns dos objetivos dos eventos que a Rede Mulher Empreendedora promove. É isto o que ouço sempre que vou a um Café com Empreendedoras.

 

Mas, para além disso, há algo que não ouço, mas que sinto profundamente em cada um desses encontros: o quanto a Rede – e as pessoas que fazem a Rede – inspiram trabalho e fazem a todas e todos que ali estão inspirarem trabalho também.

 

Explico. Em cada Café, conhecemos histórias inspiradoras de empreendedoras que nos ajudam a repensar nossos negócios, nos impulsionam e nos contagiam com a paixão que cada uma, invariavelmente, tem por seu próprio negócio. Em cada Café, ao mesmo tempo, enchemos nossos pulmões de ar renovado e nossas mentes de ideias revigorantes para nossas empresas.

 

Das idealizadoras da RME, Ana Fontes, Fernanda Nascimento, Heloisa Motoki e Marianne Costa, conheço mais de perto a Ana e a Fernanda. Elas próprias são pessoas apaixonadas pelo que fazem e contagiam quem está por perto com essa vontade de aprender mais, fazer mais, doar-se mais. É muito bom deixar-se contagiar, deixar-se influenciar por elas. Ouvi-las é sempre animador. Porque – como nos lembra a etimologia da palavra “ânimo” – elas têm “alma”. Colocam o coração no trabalho que fazem, mostrando, na prática, que nós, mulheres, temos muita sorte em termos culturalmente a possibilidade de externar nossos sentimentos em vez de escondê-los. 

 

A Rede consegue criar um ambiente que irradia uma energia de ação, de fazer acontecer mais e melhor, de colocar os objetivos em prática, de transformar os sonhos em projetos, de inspirar o trabalho e para o trabalho. O conceito de “ser colaborativo” também está ali. Cada uma contribui com o que pode: um sorriso, uma palavra de experiência, a cumplicidade de contar uma história semelhante a cada uma das nossas, para que saibamos que não estamos sozinhas nesse barco. Eu sempre soube que empreender é um ato solitário. Mas a Rede me ensinou que empreender é, também, um ato solidário.

 

 

*Jornalista, com mais de quinze anos de experiência em comunicação corporativa. Em 2012, fundou a RDA Comunicação Corporativa, que fornece conteúdo (sites, blogs, newsletters, revistas e livros) a clientes de pequeno e médio porte, dos mais variados segmentos de mercado.

 

Site: www.rda.jor.br

E-mail: renata@rda.jor.br

Fonte: Divulgação

OUTRAS NOTÍCIAS

2016

clear
NEWSLETTER
Receba notícias e novidades para ajudar você e seu negócio:
ASSINAR

SEGMENTOS
REALIZAÇÃO



Este portal foi desenvolvido pela Objecta internet, uma agência digital engajada com a iniciativa empreendedora e com os resultados online das pequenas empresas.