loader
V I R A D A


COLUNISTAS









clear

Gestão de Estoque

Quem aqui nunca saiu para comprar um botão e volta, com milhões deles, mais alguns tecidos e algumas tintas? Esse é um erro comum no Artesanato e pensando nessa dificuldade em se planejar que deixo aqui algumas dicas de como organizar seu ateliê para que você não tenha material parado em estoque.

 

1. Você precisa fazer um histórico de vendas dos últimos meses (ideal é que seja dos últimos 12 meses). Nessa análise vai perceber que existem produtos que são sempre encomendados e com isso você conseguirá prever um estoque mínimo desses produtos e deixá-los prontos.

 

2. Terceirizar alguns produtos encomendados ou apenas partes deles também é uma ótima opção, pois você otimiza uma boa parte do tempo de produção para as novas encomendas e fica com mais tempo para desenvolver novos produtos. Mas fique atento quanto à rentabilidade, prazo e qualidade na hora de terceirizar.

 

3. Planejar é fundamental, portanto quantifique o tempo que leva para desenvolver cada produto para saber exatamente quanto tempo irá gastar produzindo mais de uma peça. Isso é fundamental para o planejamento da produção, precificação e o entendimento da divisão de tarefas do seu dia. Dessa maneira vai ficar claro quanto tempo terá livre ou não para atender os clientes, desenvolver as encomendas, entregar os pedidos, etc.

 

Vale ressaltar que antes de criar um novo produto, deve-se considerar a possibilidade de montar linhas para esses produtos, em que você poderá estimular a venda coordenada, vendendo mais de um item por vez!

 

Organizando melhor o dia-a-dia e garantindo estoque e custos controlados, poderemos evoluir para o tema Vendas. Bom trabalho e até a próxima.

 

Graziela Silva, sempre foi habilidosa e caprichosa. Vivendo no mundo corporativo há 13 anos, em 2009 decidiu que era a hora de empreender e sua paixão pelo artesanato falou mais alto. Fundou a Charmes da Grazi focada em um mercado e pouco tempo depois migrou para o segmento de bebês. Desde então, vem enfeitando pezinhos gordinhos e encantando mamães por esse mundo afora.

 

Este texto faz parte da coluna "Feito à Mão", aqui no site da Rede Mulher Empreendedora!

 

Fonte: Divulgação

OUTRAS NOTÍCIAS

2016

clear
NEWSLETTER
Receba notícias e novidades para ajudar você e seu negócio:
ASSINAR

SEGMENTOS
REALIZAÇÃO



Este portal foi desenvolvido pela Objecta internet, uma agência digital engajada com a iniciativa empreendedora e com os resultados online das pequenas empresas.