loader
V I R A D A


COLUNISTAS









clear

Gerenciamento de Projetos e Sonhos

Comecei minha carreira na área de Tecnologia da Informação há 27 anos e passei por diversas empresas de pequeno, médio e grande porte. Gerenciei diversos projetos de tamanhos variados nessas quase três décadas no ambiente de TI. Mas sempre tive um sonho: ter um negócio próprio. Somente neste ano de 2014 que este sonho começou a tomar forma e preciso dizer -  toda a minha experiência em Gerenciamento de Projetos me ajudou a sair do papel e tem me ajudado a trilhar o caminho.

Certa vez ouvi a frase: “O Gerenciamento de Projetos pode ajudar a realizar nossos sonhos!” e a adotei como máxima. Resumidamente, pode-se dizer que o Gerenciamento de Projetos é um apanhado de técnicas que deram certo e que são utilizadas para administrar prazos, escopos (o que tem que ser feito e como), qualidade, custos, recursos técnicos e humanos.

Você pode utilizar o Gerenciamento de Projetos para realizar um pequeno ou um grande objetivo: montar um novo negócio ou implementar um novo produto ou serviço, por exemplo. Você também pode utilizar o Gerenciamento de Projetos para resolver problemas. 

Tenho 04 sócias no Projeto Mais Amigas (o “sonho” que venho realizando). Todas com o mesmo objetivo, mas cada uma com suas particularidades profissionais.  Não é fácil fazer a roda girar com tantas pessoas que decidem, em algo que ainda está em pleno desenvolvimento. Mas utilizamos técnicas do Gerenciamento de Projetos desde as nossas reuniões de definição:

- Temos um cronograma com nossas metas e prazos que é revisitado constantemente

- Sabemos em detalhes Quem, Quando, O Que tem que ser feito e o status das ações

- Não abrimos mão de uma reunião virtual semanal de 40 minutos, onde repassamos as atividades da semana anterior ( - foram concluídas com sucesso?)  e as próximas atividades da semana corrente ( - o que é preciso para cumprir as atividades nos prazos a que nos submetemos?). Também pontuamos e resolvemos problemas nestas reuniões.

- Realizamos religiosamente uma reunião presencial mensal de 03 horas de duração, onde reavaliamos nossas metas, analisamos resultados e ações realizadas e, por último, adequamos estratégias.

O que acabo de citar acima é apenas uma amostra de Gerenciamento de Projetos. Mas, para quem já tem o hábito de relacionar ações, responsáveis, prazos e situação de cada ação necessária para a realização de metas e objetivos diversos, com certeza implementa mudanças, resolve problemas e, arrisco a dizer, realiza sonhos com mais facilidade.

Para quem ainda não começou a Gerenciar seus projetos, pode começar agora a rascunhar suas metas. Aproveite e abra também uma planilha e relacione as ações, os responsáveis, as datas limite para conclusão de cada ação. Analise bem essa planilha e veja se suas metas são viáveis: tem recursos suficientes, os prazos podem ser realmente cumpridos? Reanalise, ajuste, sempre discuta alternativas com todos os envolvidos. Divulgue esta planilha para os responsáveis. Consulte-a e a atualize com frequência e depois me conte... estas dicas lhe foram válidas? Espero que sim!

 

Olga Carmona é formada em Processamento de Dados pelo Mackenzie, pós graduada em Análise de Sistemas pela FASP e concluiu em 2009 o  MBA em Tecnologia da Informação da FIA-USP. Atuou durante 27 anos em Tecnologia da Informação e atualmente é có-fundadora do site Projeto Mais Amigas e sócia proprietária da empresa Carmona Transportes e Terraplanagem.

Fonte: Divulgação

OUTRAS NOTÍCIAS

2016

clear
NEWSLETTER
Receba notícias e novidades para ajudar você e seu negócio:
ASSINAR

SEGMENTOS
REALIZAÇÃO



Este portal foi desenvolvido pela Objecta internet, uma agência digital engajada com a iniciativa empreendedora e com os resultados online das pequenas empresas.