loader
V I R A D A


COLUNISTAS









clear

Fracassar não é verbo intransitivo

O fundador do Buscapé Romero Rodrigues dá uma aula de como os empreendedores podem aprender com seus próprios fracassos durante a realização do prêmio "Empreendedor de Sucesso", que teve como grande vencedor a empresa Confiance Medical (capa da revista PEGN de dezembro)

por ALICE SOSNOWSKI*
 
A sétima edição do prêmio Empreendedor de Sucesso 2013 contou com a participação de um dos ícones do empreendedorismo digital brasileiro. Romero Rodrigues, fundador do Buscapé, fez uma apresentação contando sua trajetória desde o início da empresa em 1998. “Tivemos que ter muito foco e consistência para o Buscapé sobreviver aos primeiros e muitos percalços”, afirmou.

Romero Rodrigues fez questão de ressaltar a importância das batalhas – e principalmente das derrotas - para o avanço dos negócios. “Fracassar não é verbo intransitivo. Você tem que saber o porquê, como ele aconteceu para poder dar a volta por cima”, ressaltou. Para ele, o Brasil não valoriza a cultura do fracasso, enquanto lá fora ele é visto como uma oportunidade de aprendizado.

Depois de 15 anos à frente do Buscapé (que hoje reúne 23 empresas), Romero Rodrigues afirmou que o foco do seu tempo atualmente está na manutenção da cultura da companhia, que permite que as pessoas inovem, errem, acertem, mas nunca deixem de tentar algo novo.

Por fim, a “cara do comércio eletrônico brasileiro” (como é chamado pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios) deixou alguns ensinamentos preciosos para os empreendedores:
- Permita-se fracassar;
- Fracasse até acertar;
- Fracasse rumo ao sucesso; 
- Empreender e fracassar são muito mais próximos do que se pode imaginar.

Destaque do ano

Na cerimônia do prêmio "Empreendedor de Sucesso", seis empresas foram agraciadas em três categorias: Negócio de Alto Impacto, Startup e Negócio de Impacto Social. Para cada uma delas foi escolhido um vencedor e uma menção honrosa.

A empresa que recebeu o maior número de pontos entre todos os premiados ainda levou o troféu Destaque do Ano. Em 2013, quem levou a melhor foi a Confiance Medical, que fabrica e vende equipamentos para cirurgias em vídeo.

Com um crescimento de 492% em três anos e previsão de 13 milhões de faturamento em 2013, a empresa do setor de saúde tem planos de atingir 20% do mercado até 2016. “Depois desse prêmio, a gente tem certeza que pode chegar lá”, afirmou Cristiano Brega um dos sócios da empresa, que fez um discurso divertido e emocionado para a plateia presente. 

Em uma entrevista para o blog O Pulo do Gato, Cristiano Brega também deu dicas prepara o empreendedor. "Pense da maneira mais simples e sempre focado na necessidade do seu cliente", afirmou. Assista aqui ao vídeo:http://www.opulodogato.org/premio-empreendedor-de-sucesso-2013/ 

*Alice Sosnowski é cofundadora da Rede Mulher Empreendedora, a primeira rede de apoio a mulheres empreendedoras no Brasil. Especialista em empreendedorismo entrevistada para a pesquisa GEM 2011 (Global Entrepreneurship Monitor). Escreve o blog O Pulo do Gato, que tem a missão de inspirar empreendedores a inovar.

 

 

Fonte: Divulgação

OUTRAS NOTÍCIAS

2016

clear
NEWSLETTER
Receba notícias e novidades para ajudar você e seu negócio:
ASSINAR

SEGMENTOS
REALIZAÇÃO



Este portal foi desenvolvido pela Objecta internet, uma agência digital engajada com a iniciativa empreendedora e com os resultados online das pequenas empresas.