loader
V I R A D A


COLUNISTAS









clear

Fiquei na malha fina. E agora?

No mês de dezembro/2014, a Receita Federal liberou o último pagamento de lote do IR de 2014, cerca de 937,9 mil contribuintes caíram na malha fina do leão e terá a declaração analisada com mais detalhes, mas antes de entrar em pânico há alguns mitos que precisam ser desmitificados.


 

1.      Nem toda declaração retida significa que o problema é do contribuinte.

O que vem sendo muito comum acontecer é a Receita Federal reter a declaração para certificar de que a fonte pagadora (pessoa que fez a retenção do seu imposto de renda) repassou o valor a receita federal.

 


 

2.      Terei que me apresentar a receita federal.

Nem sempre, a análise inicial da receita federal é por sistema eletrônico, ela cruza os dados apresentados pelas empresas (fontes pagadoras) com a declaração do contribuinte, se houver divergência é a contribuinte que fica retida e cabe você solicitar a fonte pagadora a correção da DIRF.

 

3.      Somente declarações com restituição ficam retidas

É muito comum a contribuinte só acompanhar o processamento da declaração se o crédito não entrou em conta, mas declarações sem imposto ou com imposto a pagar também podem ficar retidas se houver erros no cruzamento de dados.

 

4.      A Receita só quer saber sobre despesas e rendimentos

A Receita está de olho em tudo, movimento bancário, gastos com cartões, aumento de patrimônio injustificado, lucros recebidos, doações pagas e recebidas, fique atenta.

 

5.      Tenho que aguardar a notificação da receita federal

Não espere ser chamada, acompanhe o processamento da declaração e siga as instruções dadas pela própria Receita para correção, estando tudo certinho solicite a antecipação do agendamento. Lembrando que na antecipação todos os itens são verificados, não apenas os itens destacados como pendentes e após recepcionado a declaração não poderá mais ser retificada (corrigida).

  

Por fim atente-se:

 


 


 

•         A Receita Federal não envia e-mails sobre a declaração, é muito comum nesta época utilizarem o nome da receita para enviar vírus, não abra qualquer e-mail ou link, exclua da caixa de entrada e utilize de um bom antivírus.

 

Se mesmo com essas dicas não conseguir sanar suas dúvidas poste mantenha a calma e poste sua dúvida no grupo fechado da Rede Mulher Empreendedora. 

 


Até a próxima! 

 

Heloisa Motoki é Diretora Adm/Fin da Rede Mulher Empreendedora, sócia fundadora da Quali Contábil e Consultora Especial no site Fórum Contábeis.  Com formação em MBA em Controladoria, Graduada em Ciências Contábeis e Técnico em Contabilidade, participante do programa de Empreendedorismo pela FGV/Goldman Sachs – 10.000 mulheres. Há 16 anos no mercado contábil, atua diretamente com pequenas e médias empresas em São Paulo 
A Quali Contábil é uma empresa nacional e jovem que atua na que presta serviços nas áreas Contábil, Fiscal, Trabalhista e Societária para todos os seguimentos (Comércio, Indústria e Serviços) e portes (Micro, Pequena e Média) localizados em São Paulo e Grande São Paulo.

 

Fonte: Divulgação

OUTRAS NOTÍCIAS

2016

clear
NEWSLETTER
Receba notícias e novidades para ajudar você e seu negócio:
ASSINAR

SEGMENTOS
REALIZAÇÃO



Este portal foi desenvolvido pela Objecta internet, uma agência digital engajada com a iniciativa empreendedora e com os resultados online das pequenas empresas.