loader
V I R A D A


COLUNISTAS









clear

Existe um dom para ser líder?

Ser dono de um negócio provoca diversos desafios que, às vezes, não esperamos; ser líder é um deles. Como se relacionar com os colaboradores, como ser motivador, influente e admirado por sua equipe? Não há regras fixas, mas há exemplos que nos inspiram a agir da melhor forma.

 

Por Cibelle Santos

Quer assunto mais polêmico e comum do que falar do chefe. Seja bem ou geralmente mal, tenho certeza que se eu pedir para cada um citar algo de seu líder muitas respostas serão ditas. Não tem jeito, todos nós já deparamos com chefes bons, excelentes, péssimos, terríveis entre outras diversas características. Eu mesma, se for listar o meu relacionamento com chefes, posso dizer que são poucos que eu lembraria com admiração. Talvez esse também tenha sido o seu motivo para guiar um negócio próprio. Contudo, eu não estou aqui para debater a relação entre chefes X colaboradores, na verdade eu queria falar de um livro que além de ser modelo de trajetória e foco profissional, me fez abrir a cabeça com relação a liderança.

O livro Será que é possível? do autor Sergio Chaia foi a mim presenteado por uma grande amiga que um dia também foi minha chefe, a jornalista Andreza Tibana. Vou confessar que no começo, não me atentei ao grande ensinamento que me haviam dado, entretanto, hoje, posso dizer que aprendi muito.

O autor destacou dentre toda a sua dedicação para alcançar seu objetivo profissional e reforçar a importância de fazer networking com as pessoas certas, claro, ele desmiuçou as atitudes que os líderes precisam se atentar. Assumir uma equipe não é fácil, lidar com várias pessoas com personalidades e características diferentes não é tarefa para qualquer chefe, por isso, que em minha opinião, todos que querer ou já assumem essa posição deveriam conferir as mensagens que Chaia descrever em uma linguagem simples e objetiva em seu livro.

 

Ser chefe não basta ter um currículo profissional espetacular, mas deve ter a sensibilidade de entender como a sua pessoa influência diretamente no desempenho de sua equipe. Não estou dizendo que todo chefe deve ser "brother" de seus colaboradores, mas deve ter uma postura encorajadora, motivadora e agregadora que inclua disciplina, correção e cobrança, já que toda equipe tem metas e prazos a serem cumpridos. 

 "Os líderes têm uma influência maior do que imaginam sobre a vida dos colaboradores, embora nem sempre se preocupem com isso". (CHAIA; SERGIO, 2012, p.169). Palavras totalmente verdadeiras do Ex-CEO da Nextel.

Nas 240 páginas do livro, não só líderes de equipes, mas colaboradores aprendem como a compreensão de ambas as partes favorecem no relacionamento entre eles e consequentemente na empresa. Falhas sempre vão existir de todas as partes e a cooperação dever ser a superação desses momentos. Não há dúvidas, que Sergio Chaia foi muito sábio em suas palavras.

Para encerrar esse post deixo um trecho motivador não apenas para você se interessar pelo livro, mas para ser um líder de sucesso:


"Como líderes, a que clube queremos pertencer? O clube que gera incentivo, alegria e evolução ou ao clube mais obscuro, que pode gerar desmotivação, dúvidas ou até algo pior, como a depressão no trabalho? Como gestores temos pouca consciência da nossa força e presença na vida dos nossos colaboradores... Pensar a que clube você quer pertencer antes de uma bronca, uma avaliação, um encontro, um discurso pode alterar muito a sua conduta e, claro, os resultados dela, tanto para seus colaboradores e familiares quanto para a sua empresa". (CHAIA, Sergio. Será que é possível?: aprendizados, histórias e resultados na busca da harmonia entre a vida profissional, pessoal e espiritual. São Paulo: Integrare Editora, 2012. 171 p.).

Cibelle Santos é Jornalista e autora do blog Diário Ambulante.

Para acompanhar mais informações sobre empreendedorismo feminino, siga aRede Mulher Empreendedora no Twitter e no Facebook.

 

 

Fonte: Divulgação

Sobre o autor:
Equipe RME

OUTRAS NOTÍCIAS

2016

clear
NEWSLETTER
Receba notícias e novidades para ajudar você e seu negócio:
ASSINAR

SEGMENTOS
REALIZAÇÃO



Este portal foi desenvolvido pela Objecta internet, uma agência digital engajada com a iniciativa empreendedora e com os resultados online das pequenas empresas.