loader
V I R A D A


COLUNISTAS









clear

Empreender é solitário? Vire o jogo sem gastar nenhum tostão!

 

Em uma sociedade cada vez mais conectada, temos cada vez menos argumentos para permitir o isolamento e não trocar conhecimento. Não faz bem para você, muito menos para o seu negócio.

 

Por Cássia Aulísio*

 

O dia começa e nossas primeiras atividades na empresa são aquelas para “tirar os problemas da frente”. A intensão é ficar com a mente livre para, então, pensar estrategicamente no negócio, como contabilizar os números, buscar alternativas de crescimento, decidir sobre novas contratações, etc etc etc.

Acontece que as horas do dia não são suficientes para tantas tarefas (além do fato de muitas mulheres empreendedoras, assim como eu,  terem compromissos rotineiros com horários, com o de buscar os filhos na escola!) e, quando vê o relógio, mais um dia acabou.

E assim vai. Passam-se duas, três, seis, dez semanas e essa rotina – superjustificada pelo anseio de fechar o mês dentro do faturamento desejado e com os clientes satisfeitos – acaba trazendo consigo aquela sensação de isolamento. Posso apostar que você já se pegou pensando: “Poxa, vejo tantos posts de amigos em eventos, participando disso ou daquilo... e eu não consigo “sair” do meu negócio para ter outras visões!”.

Se você se já viu nesta situação, aproveite essas 5 dicas que você pode (e deve) começar a fazer imediatamente, sem gastar nenhum tostão.

1.      Vasculhe a internet: dedique pelo menos 1 hora do seu dia (contada no relógio!!) para procurar e participar de grupos de discussão do Facebook e Linkedin que tenham a ver com o seu mercado e seu negócio. Mas não descuide: fique atenta com o tempo e foco nos assuntos que está buscando.

2.      Entregue-se aos e-Books: se você sabe que não terá tempo de participar de cursos presenciais nos próximos dias, escolha entre os títulos que mais lhe interessam e baixe os livros digitais. O mercado oferece ótimos e-books gratuitamente (compatíveis com qualquer smartphone ou tablet) que você pode ler em casa, aos finais de semana ou em horários alternativos, enquanto aguarda na sala de espera de um médico, por exemplo!

3.      Assista congressos online: as redes sociais estão aí para nos inserir em diferentes grupos a custo zero! Aproveite a “onda” dos congressos online e renove seu repertório com quem está disposto a trocar conhecimento. Depois é só compartilhar o que você sabe e/ou aprendeu nos grupos de discussão que participa.

4.      Dedique tempo para os relacionamentos presenciais: separe algum tempo para participar presencialmente de eventos de network, feiras e congressos do seu segmento e eventos de empreendedorismo que servem para inspirar. Almoçar com amigos no meio da semana não é pecado e pode ser tão rico quanto ouvir um PhD contando sua história num grande palco.

5.      Amplie sua rede: tenha em mente que a mesma garra que você coloca diariamente para gerir o seu negócio deve ser colocada para criar e manter novos relacionamentos. Conheça gente, faça amigos, apresente-se, propague o que vem fazendo. Você e o seu negócio só tem a ganhar!

 

 

*Cassia Aulísio é jornalista, pós graduada em Comunicação Corporativa e Relações Públicas e tem formação executiva em Inteligência de Mercado. É fundadora da Tutto Comunicação, Comportamento e Conteúdo, agência especializada em branding e projetos que colocam marcas em ação.

Contatos: www.tuttocom.com.br
Siga me no Twitter: 
@caaulisio
Facebook: 
/cassiaaulisio
Linkedin: 
Cássia Aulísio

Fonte: Divulgação

OUTRAS NOTÍCIAS

2016

clear
NEWSLETTER
Receba notícias e novidades para ajudar você e seu negócio:
ASSINAR

SEGMENTOS
REALIZAÇÃO



Este portal foi desenvolvido pela Objecta internet, uma agência digital engajada com a iniciativa empreendedora e com os resultados online das pequenas empresas.