loader
V I R A D A


COLUNISTAS









clear

Empreendedora da Semana - 11/10/13

Depois de 16 anos no mercado editorial, Suria resolveu que iria usar todo o seu conhecimento para montar uma editora. Para acompanhá-la na empreitada, ela chamou sua amiga de longa data, Isabela. E assim surgiu a Editora Pipoca! Essa é a história das nossas empreendedoras da semana! Confira aqui:

Depois de 16 anos no mercado editorial, e acompanhando a evolução desse mercado, o interesse em unir a tecnologia aos livros infantis surgiu, foi crescendo, até que decidi fazer isso por conta própria. Experiência e conhecimento editorial eu tinha... mas me faltava uma parceria, alguém que entendesse de educação.Ou melhor, não faltava, já que minha melhor amiga desde os 10 anos era pedagoga! E assim começamos a Editora Pipoca, porque a gente acredita de coração que tanto a tecnologia como a literatura podem ser muito bem usadas para a formação das crianças e para que elas possam desenvolver seu próprio potencial criativo. Fora que os recursos tecnológicos podem enriquecer muito a experiência da leitura e deixá-la mais divertida!

A editora começou no susto, na vontade de fazer alguma coisa bacana de conteúdo cultural para as crianças poderem ter acesso no tablet, já que elas basicamente só têm acesso a Apps ou livros importados. Desde o começo fizemos plano de negócios simplificado e tentamos seguir orientações que fomos recebendo, acho que isso facilitou muito o caminhar. Mas, ainda assim é sempre muita informação pra absorver e usar na avaliação dos passos que estamos dando.

A maior dificuldade que tivemos foi a de não termos pra quem perguntar as coisas práticas da produção dos livros como queríamos. Ainda não tinha ninguém aqui no Brasil fazendo, então as conversas eram com a Índia e as informações não vinham completas... Foram muitas mudanças de rota pra chegar ao que queríamos!

Hoje estamos às vésperas de lançar nosso primeiro livro e já estamos com outros 6 em produção. Além disso, colocamos o blog Pipoca Azul no ar, que será o meio de divulgarmos nosso embasamento e passar informações a pais e professores sobre as escolhas que fazemos (pedagógicas, editoriais, tecnológicas, etc). E acreditamos que podemos chegar muito longe... pois além de termos em mente a editora como negócio, queremos também que ela seja um caminho para incentivar a inclusão digital.

Ping Pong com empreendedoras Suria e Isabela:

Antes de ser empreendedora eu era:
Suria: Funcionária do mercado editorial cheia de ideias.
Isabela: mãe de três.

Agora eu sou:
Suria: Uma editora cheia de ideias!
Isabela: Mãe de três apaixonada pelo trabalho na Pipoca!

Ser empreendedora é uma necessidade ou uma escolha?
Suria: Uma mistura dos dois.
Isabela: Uma escolha feita no susto (e por paixão).

Horas de trabalho por dia:
Não sabemos calcular, não... mas são muitas!

 Acha que tem futuro?
Muito! As crianças gostam de tecnologia e gostam de histórias... nós fazemos livros pra essa nova geração.

Como procura inovar no seu negócio?
Estamos trabalhando com projetos pensados para o formato digital (adequados às diversas faixas etárias) e não simplesmente digitalizando livros impressos. Fora isso, buscamos mostrar a conversa do artesanal com o digital e garantir que o conceito de livro se mantenha, independente do suporte de leitura.

Fim de semana pra você é sinônimo de...
Suria: Meu fim de semana passou a ter um dia só e nesse dia vou pro interior pra desligar a cabeça um pouco e conseguir ter fôlego durante a semana.
Isabela:Trabalho reduzido, com casa cheia e bagunçada.

Pessoa que te inspira a continuar:
O pessoal da gravadora Trama.

Ficamos loucas com:
Gente que não cumpre o que combina, ai...

Maior sonho:
Um mundo onde as crianças possam ser crianças, no seu tempo.

Uma dica:
Vale a pena pensar aonde se quer chegar lá longe, por mais que pareça muito distante, pra poder voltar ao presente e planejar cada passinho que tem que ser dado.

Uma frase:
Um provérbio africano que tem guiado a gente: “E enquanto você reza, vai fazendo”.

Suria e Isabela por Suria e Isabela:
Duas grandes amigas que descobriram que, juntas, também podiam pensar a infância e publicar livros.

Fonte: Grupo Mulheres Empreendedoras (Facebook)

Sobre o autor:
Equipe RME

OUTRAS NOTÍCIAS

2016

clear
NEWSLETTER
Receba notícias e novidades para ajudar você e seu negócio:
ASSINAR

SEGMENTOS
REALIZAÇÃO



Este portal foi desenvolvido pela Objecta internet, uma agência digital engajada com a iniciativa empreendedora e com os resultados online das pequenas empresas.