loader
V I R A D A


COLUNISTAS









clear

Em vídeo, meninas de diversas partes do mundo relatam casos de violência sexual em escolas

Campanha da Plan International Brasil, chama a atenção para a necessidade das escolas serem um ambiente seguro para as meninas e convoca sociedade

 

Encenado por atrizes, mas com vozes de casos reais de violência sexual contra meninas, o vídeo "Garota do Milênio" da campanha Por Ser Menina, da Plan International Brasil, destaca a realidade de milhões de crianças e jovens em várias partes do mundo. Com 15 anos de idade, elas descrevem casos de estupro por professores, sexo por boas notas nos estudos, violência e assédio que vivenciaram na escola ou o que ouvem e passam no caminho para a escola. Assista ao vídeo em: https://youtu.be/IOBI2S02CfA. Com a #Girl4President (Menina para Presidente) a campanha convoca a sociedade para uma ação pelo direitos das meninas e pelo fim da desigualdade de gênerto. Mais informações em http://plan-international.org/Girl4President


O vídeo faz parte da campanha Por Ser Menina, da Plan International, que visa assegurar o pleno exercício dos direitos das meninas no Mundo e chama a atenção para o prazo final para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (‪‎ODMs) e ao estabelecimento das novas metas para o desenvolvimento da humanidade (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODSs). Segundo o estudo "Escute Nossas Vozes" realizado pela Plan International, jovens de todo o mundo concluem que a violência baseada no gênero nas escolas está destruindo a educação das meninas. 

"A violência baseada no gênero limita a participação das meninas e aumenta as taxas de abandono escolar. As meninas não podem ser obrigadas a viver com medo. Elas precisam aprender e realizar seus sonhos", afirma Anette Trompeter, diretora nacional da Plan International Brasil.

O lançamento do vídeo acontece na Semana Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, justamente quando se revelam casos constantes no Brasil. Segundo a Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH), somente nos três primeiros meses de 2015, foram registradas 21 mil denúncias de algum tipo de violência contra crianças no Disque 100, canal denúncias da Secretaria. 45% dos casos são contra meninas, como o mais recente conhecido, de uma menina de 12 anos, que foi violentada em um banheiro de uma escola na Zona Sul de São Paulo.

Atriz brasileira
A voz de uma brasileira no vídeo é de Sara Matias, de 16 anos, do Rio de Janeiro, estudante no período da manhã do segundo ano do Ensino Médio. Sara faz parte do Projeto "Essa é a Minha Vez" da Plan International Brasil e mora com os pais e mais quatro irmãos na comunidade do Morro do Borel. No filme, Sara relata o que meninas brasileiras passam no caminho para a escola e os medos dentro das escolas com alguns meninos, professores e instalações precárias, como banheiros. Mas, também sobre sua matéria preferira e seus sonhos. Pensa em estudar letras, mas sua vontade maior é ser bióloga marinha. "Tudo começou quando eu era pequena, conversando com minha mãe, disse a ela que pensei em ser biologia marinha, por conta de filmes sobre o oceano e a preocupação em preservar a vida marinha, pois a destruição do oceano abala a toda a vida na terra", conta a menina.

Sobre a Plan
A Plan International é uma organização não-governamental de origem inglesa ativa há 76 anos e presente em 70 países. No Brasil desde 1997, a Plan possui, hoje, mais de 20 projetos que atendem, aproximadamente, 75 mil crianças e adolescentes. Sem qualquer vinculação política ou religiosa e sem fins lucrativos, está voltada para a defesa dos direitos da infância, conforme expressos na Convenção dos Direitos da Criança, da Organização das Nações Unidas. Assim sendo, a organização trabalha em prol da proteção e contra a violência e abusos de todo tipo, contra a pobreza, a desigualdade e a degradação do meio ambiente e por uma boa alimentação, saúde e educação. A Plan parte do princípio de que assegurar o direito de crianças e adolescentes é um dever e não uma escolha. Para isso, capacita as comunidades a fazer valer esses direitos. Mais informações sobre a Plan Brasil em
www.plan.org.br.

Fonte: Divulgação

OUTRAS NOTÍCIAS

2016

clear
NEWSLETTER
Receba notícias e novidades para ajudar você e seu negócio:
ASSINAR

SEGMENTOS
REALIZAÇÃO



Este portal foi desenvolvido pela Objecta internet, uma agência digital engajada com a iniciativa empreendedora e com os resultados online das pequenas empresas.