loader
V I R A D A


COLUNISTAS









clear

Comunicação é a alma do negócio

Marcas bem sucedidas são aquelas capazes de encarar sua comunicação como uma extensão de seus propósitos e daquilo que realmente acreditam que podem oferecer ao mundo

Por Alice Sosnowski*

Esta semana aconteceu na ESPM-SP o evento Top Planejamento Estratégico 2014. Nele, expoentes de agências e do mercado falaram da importância da comunicação para os negócios, sejam grandes ou pequenas empresas.

Em um mundo transformado pela informação, quem consegue engajar seu público-alvo está com a faca e o queijo na mão. Por isso, deixo aqui algumas dicas de comunicação repassadas pelos especialistas para as empreendedoras que precisam usar esta ferramenta para expandir seus negócios:

+ O Brasil mudou. As pessoas mudaram. Os consumidores mudaram. Por que a comunicação tem de ser a mesma?

+ Antes, a comunicação era só para informar sobre seu produto ou serviço. Hoje, ela precisa engajar, contar uma história;

+ O pulo do gato é entender de pessoas: como elas vivem, se comportam, o que pensam, como reagem. O maior trabalho é encontrar uma linguagem comum com o seu público;

+ As redes sociais são a nova fonte de noticia para as pessoas. Experimente entrar no metrô ou no ônibus para ver quantas pessoas estão conectadas ao smartphone?

+ Hoje 5 milhões de pessoas assistem Jornal Nacional enquanto 1 bilhao de pessoas veem Galinha Pintadinha no Youtube.;

+ A marca precisa ter um comportamento coerente com o seu discurso, principalmente no mundo online;

+ Tenha um calendário anual de planejamento de comunicação. Quando é melhor investir, a sazonalidade das vendas etc;

+ O que interessa não é mais view, é compartilhamento; 

+ Nem 20% das empresas estão no mobile. Está aí uma oportunidade!

 

 VEJA A GALERIA DE FOTOS DO TOP PLANEJAMENTO 2014. ACESSE AQUI 

 
*Alice Sosnowski escreve há 4 anos o blog O Pulo do Gato, que tem a missão de inspirar empreendedores a inovar. Também é cofundadora da Rede Mulher Empreendedora, primeira rede de apoio a mulheres empreendedoras no Brasil, e especialista entrevistada para a pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor).

 

 

 

 

 

 

Fonte: Equipe RME

OUTRAS NOTÍCIAS

2016

clear
NEWSLETTER
Receba notícias e novidades para ajudar você e seu negócio:
ASSINAR

SEGMENTOS
REALIZAÇÃO



Este portal foi desenvolvido pela Objecta internet, uma agência digital engajada com a iniciativa empreendedora e com os resultados online das pequenas empresas.