loader
V I R A D A


COLUNISTAS









clear

Como tomar decisões acertadas

Cinco dicas essenciais para você que deseja tomar boas decisões e seguir no caminho do sucesso

Diego Wagner*

O sucesso ou insucesso de sua empresa depende de apenas um fator: as decisões que você irá tomar a cada dia! Caso você tome decisões certas, tem grandes chances de alcançar o sucesso. Agora, se tomar decisões erradas, o mais provável é que seu empreendimento entre para as estatísticas de negócios que fecharam as portas nos primeiros anos de vida.

Mas como tomar boas decisões? Bolamos 5 dicas essenciais para você que deseja tomar as decisões certas e seguir no caminho do sucesso:

1) Pesquisa, pesquisa e mais pesquisa
Tomar decisões às escuras, sem se cercar de informações importantes sobre aquele tema, é o mesmo que brincar de roleta russa: cedo ou tarde, você vai morrer. Então saber o máximo de informações relevantes antes da tomada de decisão é fundamental.

O tempo necessário para a pesquisa varia de negócio para negócio. Se a ideia é abrir uma loja virtual, conhecer seus concorrentes, tráfego estimado e margem esperada são fatores importantes para decidir que valor investir na empreitada. E tudo isso pode ser feito relativamente rápido, em questão de semanas. Já se você irá lançar uma nova franquia de óticas para cidades de até 300 mil habitantes, o tempo de pesquisa será muito mais longo, sendo importante avaliar o tipo de localização que irá fazer a loja ser mais lucratividade, entre muitos outros fatores. O importante é: não pule esse processo, essas informações irão fazer falta no futuro.

2) Na dúvida, o melhor é testar
A melhor forma de tomar uma decisão embasada (e que no futuro vai se mostrar a escolha certa) é testando a hipótese. Está pensando em modificar seu site para gerar mais cliques e engajamento? Faça um teste A/B para obter dados concretos e analisar se de fato a mudança é uma boa ideia. Quer reformular o cardápio do restaurante? Adicione apenas dois pratos novos (antes de fazer mudanças bruscas) e ofereça aos clientes regulares para ver se a mudança será bem recebida. Isso vai clarear o caminho a ser tomado e facilitar MUITO o processo decisório. Lembre-se: contra dados concretos não existem argumentos!


3) Evite discussões longas
Já cansei de ter discussões intermináveis, horas e horas enfadonhas e que não levavam a conclusão nenhuma. Em resumo, uma perda de tempo sem tamanho! Para evitar isso, evite discussões longas. Se você passou pelos dois primeiros passos, com a pesquisa realizada e tendo testado as hipóteses, as chances são grandes de você não ter esse problema, já que durante o processo as conclusões já devem ter parecido.

Caso ainda não tenha uma conclusão, coloque um tempo definido para a discussão. Por volta de uma hora deve ser suficiente. Isso garante que, caso a discussão seja uma perda de tempo, pelo menos será uma perda de tempo com duração bem definida e que não vai se prolongar pela eternidade.

4) Busque um mentor
Outra forma de evitar discussões e aumentar as chances de tomar decisões corretas é buscar um mentor, alguém que tenha experiência e possa ajudar a encontrar o caminho certo a seguir em alguns casos. Mesmo que ele não seja um expert no assunto a ser discutido, alguém com influência e um networking amplo pode encontrar a pessoa certa para ajudá-lo em cada dilema.

5) Converse com experts no campo da decisão
Nem todas as empresas podem (ou querem) ter um mentor, mas isso não quer dizer que elas não possam consultar um expert. Procure na sua rede de contatos alguém que conheça muito sobre o assunto sobre o qual você possua dúvidas e não hesite em ligar ou mandar um e-mail pedindo ajuda. O máximo que você irá receber é um não.

Se receber um não ou se não conhecer nenhum especialista na área em que precisa, lembre da Siga o Rastro ,plataforma de aconselhamento online para empreendedores. Os experts cadastrados na plataforma podem ajuda-lo muito nos dilemas que vocês irão enfrentar, economizando tempo e dinheiro ao evitar que decisões erradas ou prematuras sejam tomadas.

Quer saber mais? Veja no blog O Pulo do Gato dicas de livros sobre o assunto. CLIQUE AQUI

 

*Diego Wagner é formado em Engenharia Mecânica, trabalha há mais de 5 anos com empreendedorismo digital e atualmente é CEO da Siga o Rastro. sigaorastro.com/diegowagner

Fonte: Divulgação

OUTRAS NOTÍCIAS

2016

clear
NEWSLETTER
Receba notícias e novidades para ajudar você e seu negócio:
ASSINAR

SEGMENTOS
REALIZAÇÃO



Este portal foi desenvolvido pela Objecta internet, uma agência digital engajada com a iniciativa empreendedora e com os resultados online das pequenas empresas.