loader
V I R A D A


COLUNISTAS









clear

Brasil ocupa 92º lugar em ranking global de empreendedorismo

O Brasil passou a ocupar o 92º lugar em ranking mundial de empreendedorismo organizado pelo instituto americano The Global Enterpreneurship and Development Institute, ficando oito lugares acima de sua colocação na última divulgação.

"Por todo este momento de transição que estamos passando, sem dúvidas começa a aparecer um aumento no empreendedorismo, que vêm pela necessidade, mas também pela criatividade", afirmou na abertura da Semana Global do Emoreendedorismo, em São Paulo, o ex-ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos.

O ex-ministro reconheceu como "ponto fraco" a internacionalização das micro e pequenas empresas no Brasil, um processo que ele considera internacionalmente "nulo", e credita a isso a acomodação do mercado interno e a burocracia alfandegária.

Por sua vez, o presidente do Santander Brasil, Jesús Zabalza, afirmou que há barreiras muito grandes para os pequenos e médios empresários no que se refere à concessão de créditos, e assim para uma instituição financeira não há como ultrapassá-las sem mudanças nos protocolos do Banco Central para os empréstimos.

"O maior inimigo do micro empreendedor é o super endividamento, e é importante para o empresário não confundir suas finanças pessoais com as da sua empresa", ressaltou.

O Global Entrepreneurship Index foi divulgado no Brasil pela Endeavor, organização que identifica e viabiliza negócios de empreendedores de alto potencial de crescimento, e analisou tendências empreendedoras em 132 países.

No ranking latino-americano, o Chile é quem ocupa o primeiro lugar, seguido por Porto Rico, Colômbia e Uruguai. O Brasil subiu três posições na lista, mas aparece apenas em 16º.

A Semana Global de Empreendedorismo ocorre desde 2007, e há dois anos tem sua abertura na sucursal brasileira do Santander. Segundo a organização, no ano passado, o evento bateu a marca no Brasil de 1.154 parceiros, que realizaram 5.811 atividades durante a semana. Nesta edição, as atividades se encerram no dia 20. 

Fonte: economia.uol

OUTRAS NOTÍCIAS

2016

clear
NEWSLETTER
Receba notícias e novidades para ajudar você e seu negócio:
ASSINAR

SEGMENTOS
REALIZAÇÃO



Este portal foi desenvolvido pela Objecta internet, uma agência digital engajada com a iniciativa empreendedora e com os resultados online das pequenas empresas.