loader
V I R A D A


COLUNISTAS









clear

Azeite made in Brasil : Orgulho de ser brasileira!

Fazia tempo que eu não sentia essa alegria e orgulho de ter nascido no Brasil.

O nosso atual momento político e econômico não nos traz boas novas, mas como todo brasileiro, meu coração se enche de esperanças quando vejo que existem pessoas trabalhando duro e honestamente nesse solo fértil que é nossa terra.

Refiro-me a uma empresa familiar denominada "Olivas do Sul", localizada em Cachoeira do Sul. Fundada em 2006 pode ser considerada pioneira no cultivo de azeitonas e produção de azeite.

O fundador é José Aued engenheiro que divide com seus filhos a direção da empresa.

Não conheço a empresa nem essa família, mas sem dúvida quero expressar minha gratidão pelo trabalho inovador.

Imagino que enfrentaram inúmeros desafios para conseguir destaque em seu trabalho, mas este é um mérito duplo pois além dos desafios de quem é inovador temos outro ponto importante: esta é uma empresa que nasceu de uma família!
 

A cada dia cresce o número de empresas familiares, porém o sucesso não é proporcional, nem todas sobrevivem a uma década.

Poderíamos imaginar muitas hipóteses sobre os problemas que essas empresas enfrentam: má administração, falta de mão de obra especializada, situação econômica do Brasil e etc. Seja qual for a questão envolvida nesse insucesso todas elas teriam algo que se poderia adquirir, mudar, contratar novos serviços.

O antídoto para o mal que assombra as empresas familiares nem sempre é fácil de encontrar e depende da disponibilidade de seus membros.

Falamos de vínculos familiares que se conflitam com os cargos e funções dentro das empresas, de sentimentos de rejeição e competição entre irmãos, de brigas e mágoas entre os fundadores.

Investir no cuidado com essas questões pode fazer toda a diferença quando a crise vier.

Nomeio isso de "competência relacional" a arte de relacionar-se, e saibam todos que isso não se encontra nas prateleiras de uma livraria, nem tão poucos em 10 passos para alcançar o sucesso, isso se conquista na difícil arte da convivência, na sua capacidade de ir além de um consenso e aprender a incluir e respeitar a diferença.


Registro mais uma vez a minha gratidão a família Aued que me inspirou com sua história para este texto.


Sueli Marino é mestre em Psicologia pela PUC-SP. Desde 1988 atua na área clínica com indivíduo, casal e família. Há dois anos vem se especializando na facilitação de diálogos em situações de crise em Empresas Familiares.

www.suelimarino.com.br


Fonte: Divulgação

OUTRAS NOTÍCIAS

2016

clear
NEWSLETTER
Receba notícias e novidades para ajudar você e seu negócio:
ASSINAR

SEGMENTOS
REALIZAÇÃO



Este portal foi desenvolvido pela Objecta internet, uma agência digital engajada com a iniciativa empreendedora e com os resultados online das pequenas empresas.