loader
V I R A D A


COLUNISTAS









clear

Atenção empreendedora que quer abraçar o mundo, não está esquecendo algo? VOCÊ!

 *Priscilla Bencke

 

As mulheres no mercado de trabalho são fantásticas! São elas que se envolvem, que se dedicam, vestem a camisa, e quando se tornam empreendedoras então, ninguém mais segura! Através do seu negócio elas querem mudar o mundo! Dizem que investir em mulheres é como investir em uma comunidade, pois a aplicação retorna não somente na empresa, mas na família, no bairro e até mesmo na cidade toda.  Essa entrega das mulheres com os seus negócios, muitas vezes, ainda é complementada com a atenção aos funcionários, dedicação à família e com as preocupações domésticas. A mulher passa a assumir multifunções com os outros e, muitas vezes, acaba se esquecendo dela mesma.

A opção pelo empreendedorismo é impulsionada pela busca da autorrealização. Poder trabalhar no que se acredita, com autonomia e independência, parece muito atraente para muitas mulheres. Segundo Abraham Maslow, psicólogo americano, para chegarmos “lá”, na nossa realização pessoal e profissional, precisamos atender as necessidades humanas, desde as mais básicas até as psicológicas. A hierarquia das necessidades sugerida por Maslow é representada através de uma pirâmide, com cinco categorias, iniciando pela base: 1) FISIOLÓGICAS referentes as necessidade do corpo, como respiração, comida, sono, etc.; 2) SEGURANÇA em relação ao corpo, ao emprego, à família, etc.; 3) SOCIAIS referentes aos relacionamentos; 4) ESTIMA, como a autoestima, o respeito e a confiança; 5) AUTORREALIZAÇÃO, no topo da pirâmide, como o auge da realização pessoal e profissional.

 

Observando os princípios de Maslow, entendemos que precisamos, inicialmente, suprir as nossas necessidades básicas para andar em direção a nossa realização. E é, então, que muitas vezes a teoria acaba divergindo da prática. Se a “super mulher”, dedicada a tudo e todos, se esquece dos cuidados básicos com ela mesma, como, por exemplo, dormir bem, se alimentar adequadamente, se exercitar e observar a sua saúde, como ela vai conseguir chegar ao topo da pirâmide e alcançar a sua autorrealização?

O que fazer então? Precisamos reforçar a base da nossa pirâmide, melhorando nossa qualidade de vida para, então, seguirmos saudáveis no caminho certo. E isso só depende de nós mesmos. Segue abaixo sete dicas para fortalecer as nossas necessidades básicas:

1.      NÃO COMA, SE ALIMENTE.

Se alimente com consciência. Somos o reflexo do que ingerimos.

2.      EXERCITE O CORPO E A MENTE.

Exercícios ajudam no fortalecimento do sistema imunológico, nos deixando mais resistentes a doenças.  Ainda liberam substâncias de prazer e motivação.

3.      DURMA BEM PARA CHEGAR AO TOPO.

Segundo pesquisa de Harvard Medical School, é durante o sono que fizemos a limpeza mental com a eliminação de proteínas nocivas, reduzindo o risco de Alzheimer.

4.      SE CONECTE COM A NATUREZA.

Cultivar uma planta, colocar os pés na grama ou até mesmo admirar uma paisagem, é importante para interrompermos o nosso piloto automático e respirarmos um ar mais puro e saudável.

5.      INVISTA NO SEU LOCAL DE TRABALHO.

O espaço físico pode contribuir como benefício para a nossa saúde. Mobiliários ergonômicos, iluminação e acústica adequada, assim como a climatização saudável do espaço podem evitar dores crônicas e doenças.

Sugestão para mais informações sobre este tema no site da Qualidade Corporativa: www.qualidadecorporativa.wordpress.com

6.      DECIDA EMPREENDER COM SEGURANÇA.

Quando nos capacitamos, nos sentimos mais seguras para ir adiante, evitando desgastes mentais prejudiciais à saúde. Procure cursos, invista na sua capacitação técnica para desenvolver a sua empresa com segurança.

Sugestão para mais informações, cursos e eventos sobre esse tema no site da Rede Mulher Empreendedora: www.redemulherempreendedora.com.br

7.      RESERVE UM TEMPO SÓ PARA VOCÊ.

Muitas vezes precisamos de poucos minutos de atenção em nós mesmas para recarregar a energia. Experimente se curtir! Deguste uma taça de vinho após um dia puxado, tome um banho cheiroso, ou mesmo se abrace por alguns segundos.

Sugestão de 5 minutos de cuidados diários através do curso online, gratuito, Escola de Você: bit.ly/escoladevc_rme

               Com a inclusão destas pequenas atitudes durante a nossa rotina, ganhamos mais força para seguir na trilha para a autorrealização. Se “chegar lá” está difícil, então que tal curtir a caminhada da melhor forma possível? Só depende de você!

 

 

Priscilla Bencke é Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie. Única profissional no Brasil com a certificação “Gepr. ArbeitsplatzExpertin”. É responsável pela BENCKE ARQUITETURA, com mais de 50.000m² de área projetada, atuando nas áreas de projeto e execução, para empresas que buscam a produtividade através do bem estar e da qualidade de vida. Oferece também o serviço de Consultoria Online, atendendo empresas em diversas regiões do país. É autora do blog Qualidade Corporativa, tutora voluntária da Escola de Você e participante frequente em eventos de desenvolvimento humano e empreendedorismo. Além de ser Embaixadora da Rede Mulher Empreendedora em Porto Alegre.

 

Fonte: Divulgação

OUTRAS NOTÍCIAS

2016

clear
NEWSLETTER
Receba notícias e novidades para ajudar você e seu negócio:
ASSINAR

SEGMENTOS
REALIZAÇÃO



Este portal foi desenvolvido pela Objecta internet, uma agência digital engajada com a iniciativa empreendedora e com os resultados online das pequenas empresas.