loader
V I R A D A


COLUNISTAS









clear

As leis do sucesso no empreendedorismo feminino

Confira as leis do sucesso do empreendedorismo feminino selecionada pela colunista da RME e empreendedora, a Gisele Meter.

Por Gisele Meter

“Agir com sabedoria, assegura o sucesso”. Esta poderia ser uma frase atribuída a um filosofo ou qualquer outro pensador, mas de fato, pertence ao livro mais antigo de todos os tempos: a bíblia.

Há quem acredite que este é um livro voltado somente para a religião, mas se olharmos de forma mais apurada, podemos também tirar ensinamentos valiosos.

Esta é a proposta de William Douglas e Rubens Teixeira no livro as 25 leis bíblicas do sucesso, mostrando que através da bíblia, podemos tirar bons ensinamentos para o empreendedorismo feminino.

No entanto acredito que antes de falarmos das leis do sucesso, devemos pensar o que é sucesso empreendedor, e garanto que isto pode ser mais complexo do que aquilo que vemos em jornais, revistas ou na televisão.

O sucesso empreendedor é pessoal e intransferível, ou seja, cada um deve ter sua própria definição de sucesso e relacionar isto ao propósito e as prioridades que tem em sua vida.

É evidente que toda mulher empreendedora sonha em ver seu negócio prosperar e chegar ao auge daquilo que ela idealizou, ou sonhando ainda mais alto, sendo um case de sucesso como referencia de mercado, mas para que isso ocorra, além de muito trabalho, persistência e dedicação, é importante também ter sua própria definição de sucesso, pois, nem sempre o sucesso está diretamente ligado somente ao dinheiro.

Costumo dizer que o sucesso se baseia em três eixos principais: Reconhecimento, Dinheiro e fazer o que se gosta. Se pudermos equilibrar os três fatores, conseguimos ter uma visão clara daquilo que é sucesso, no entanto, cada fator deverá ser trabalhado isoladamente, para somente após o ajuste exato de cada um, todos serem integrados de forma indissociável.

A dose de cada fator dependerá de sua condição atual e cada uma delas deverá ter a atenção especial dada por você empreendedora.  E é exatamente neste ponto que as leis do sucesso podem ser aplicadas.

Neste artigo, sugiro apenas algumas das leis do livro “As 25 leis bíblicas do sucesso”, e indico a leitura como uma nova forma de aquisição de conhecimento. Através de novas perspectivas, podemos fazer conexões importantes e até mesmo decisivas em nossa vida.

Confira algumas leis:

A lei da Oportunidade – Esta é uma lei fundamental para o empreendedor de qualquer ramo de atividade, pois se trata de saber identificar as oportunidades e assim ter a possibilidade de alterar sua rota se assim desejar. Tenha em mente que todas as pessoas em algum momento da vida, terão oportunidades que estão atreladas a escolhas ou as circunstancias, cabendo somente a você reagir a elas da maneira que melhor lhe aprouver. Você provavelmente já ouviu falar em “saber identificar oportunidades” crescemos ouvindo isso, mas como fazer para aprender a identificar? Parto da premissa que para saber, antes precisamos aprender, certo?

Para aprender a identificar oportunidades, você deve ter muito claro o que deseja. Falo de propósitos, metas e prioridades afinal, não há como saber se uma oportunidade é boa ou não se não tiver certeza daquilo que se quer, e é exatamente por isso que uma oportunidade apresentada em um primeiro momento, pode se tornar um grande elefante branco posteriormente. Para que isto não aconteça, saiba exatamente o que quer, tire da cabeça, anote em um papel para visualizar melhor e a partir disso, comece a pensar em situações que poderiam ser identificadas com oportunidades. Aprenda que oportunidade, criatividade e inovação podem até não serem irmãs gêmeas, mas são parentes bem próximos.

A lei da Sabedoria – A sabedoria é a base para se chegar ao sucesso, afirma William Douglas. É por meio da sabedoria que adquirimos a inteligência para decidir o que se quer e chegar lá, não me refiro a inteligência logico matemática ou daquela que imaginávamos nos tempos de escola, a inteligência neste caso, refere-se a saber o que fazer, como, quando, onde e por quê.  Por isso é importante investir em conhecimento, pois é somente através dele e de sua aplicação que chegamos à sabedoria. Invista em conhecimento, busque livros, palestras, cursos que possam te ajudar a aumentar seu capital intelectual, este é talvez um dos diferenciais mais evidentes das pessoas de sucesso.

A lei do Foco – “A visão é uma fotografia do futuro, mas para chegar até lá é preciso focar no objetivo”, talvez esta seja uma das definições mais clara que encontrei até hoje, e fala sobre como devemos associar presente e futuro, pois aquilo em que focamos e damos atenção cresce independente do que seja. Esta questão é tratada no livro através da passagem bíblica de Lucas 12:34 onde diz que “porque onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração” ao refletir sobre isto, cheguei a conclusão de que o maior tesouro que temos é nossa presença, seja em pensamento ou em ação. Logo quando focamos nossos pensamento e ações naquilo em que acreditamos, depositamos também ali o nosso coração. Portanto esteja atenta onde deixa seu tesouro para que seu coração possa sentir gozo em também estar ali por inteiro.

Eu realmente gostaria de descrever neste artigo as 22 leis restantes, no entanto acredito que o conhecimento deve ser construído individualmente e para que eu não possa lhe tirar o prazer da leitura e compreensão própria, finalizo dizendo que jamais em minha vida imaginei que a Bíblia poderia ser utilizada de maneira tão brilhante, tive a oportunidade de conhecer William Douglas em uma de suas inúmeras conferências e acabei tendo através dele mais do que o conhecimento que eu buscava, entendi que podemos ver o mundo de várias formas e devemos estar abertas a novas perspectivas, pois nem sempre sabemos tudo de bom que pode nos acontecer, acredite, pois aquilo que alguns chamam de benção, eu chamo de oportunidade.

Gisele Meter é empresária e diretora executiva de Recursos Humanos, atua com gestão estratégica de pessoas, Psicóloga, colunista, escreve sobre comportamento organizacional e liderança. Palestrante e consultora estratégica em gestão de pessoas e gestão da mudança organizacional. Coautora do livro – Consultoria  Empresarial – Métodos e cases dos campeões. Idealizadora da metodologia LIFE – Liderança Feminina para o desenvolvimento de liderança feminina estratégica no contexto organizacional.

Fonte: Divulgação

Sobre o autor:
Equipe RME

OUTRAS NOTÍCIAS

2016

clear
NEWSLETTER
Receba notícias e novidades para ajudar você e seu negócio:
ASSINAR

SEGMENTOS
REALIZAÇÃO



Este portal foi desenvolvido pela Objecta internet, uma agência digital engajada com a iniciativa empreendedora e com os resultados online das pequenas empresas.