loader
V I R A D A


COLUNISTAS









clear

APEX-BRASIL LANÇA PARCERIA COM REDE MULHER EMPREENDEDORA

 

O presidente da Apex-Brasil, David Barioni Neto, lançou ontem (1/9) uma parceria com a Rede Mulher Empreendedora, plataforma online que reúne mais de 35 mil empresas lideradas por mulheres em todo o Brasil. O lançamento ocorreu durante o Women Vendors Exhibition and Forum (WVEF), evento realizado em conjunto pelo International Trade Center (ITC) e a Apex-Brasil com o objetivo de promover oportunidades para a inserção de mulheres empreendedoras na cadeia internacional de comércio.


Durante três dias, mulheres de diversos países reunidas em São Paulo, no Hotel Intercontinental, irão discutir formas de ampliar a promoção de negócios entre empresárias e o acesso delas a grandes redes multinacionais, além de produzir um documento - Call to Action - com um conjunto de propostas a ser apresentado na Assembleia Geral da ONU em Nova York em setembro. 

 

Na abertura do evento, o presidente da Apex-Brasil, David Barioni Neto, enfatizou que "é necessário desenvolver uma cultura exportadora para empresas lideradas por mulheres, criando oportunidades para a qualificação das empreendedoras com foco na internacionalização". 

 

Já Arancha González, diretora-executiva do ITC, afirmou que a proposta do evento é passar de intenções para compromissos de impacto real, ou seja, implementar políticas e programas que facilitem a inclusão das mulheres na economia mundial. 

 

Eleonora Menicucci, ministra da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, fez um relato sobre os principais resultados e iniciativas das políticas públicas brasileiras voltadas para as mulheres, tanto no campo educacional, quanto rural e comercial. Citou, por exemplo, que 47% dos microempreendimentos no Brasil são liderados por mulheres e 52% dos novos negócios também são comandados por elas. Apesar de um claro crescimento da participação feminina nos negócios e do aumento da capacitação  no segmento, a Ministra destacou que o rendimento dos homens continua significativamente superior ao das mulheres, em todos os setores. "Estado e sociedade precisam combinar esforços para combater a desigualdade e aumentar o numero de mulheres empreendedoras", concluiu. 

 

Parceria com a Rede Mulher Empreendedora

 

A capacitação de empresas lideradas por mulheres como estratégia de fomento à igualdade de gêneros nos negócios é um dos quatro programas prioritários da Agência para os próximos anos. A colaboração com a Rede Mulher Empreendedora terá investimento de R$ 500 mil no primeiro ano e pretende formar e capacitar 6 mil empresárias até 2017. A ação começará nos próprios eventos da Rede, que ocorrem em todo o Brasil, e terá o objetivo de apresentar os programas oferecidos pela Apex-Brasil a pequenas e médias empresas que têm ou não a cultura de exportação e atraí-las para o Peiex e os projetos setoriais. 

 


 
“Nossa meta central com este programa é promover a inserção econômica das mulheres por meio da exportação e de investimentos de impacto”, afirma Barioni. O evento WVEF dará o pontapé inicial neste ciclo de atividades, contando com a participação de mais de 500 empreendedoras em três dias de negócios. A programação envolve também workshops sobre as melhores práticas de inserir no mercado empresas pertencentes a mulheres e palestras com outros TPO`s e diretores de grandes companhias mundiais, como Illy Coffee e Laboratórios Sabin-Brasil. 

Fonte: apexbrasil.com.br

OUTRAS NOTÍCIAS

2016

clear
NEWSLETTER
Receba notícias e novidades para ajudar você e seu negócio:
ASSINAR

SEGMENTOS
REALIZAÇÃO



Este portal foi desenvolvido pela Objecta internet, uma agência digital engajada com a iniciativa empreendedora e com os resultados online das pequenas empresas.