loader
V I R A D A


COLUNISTAS









clear

Abri minha 1° Empresa e agora?

 Por: Tammi Lemes*

Sempre tive um sonho, ter minha própria empresa!
Não sabia do que seria, nem como seria, mas sempre tive uma certeza: seria minha, da minha cara e do meu jeito.

Para isso, me preparei durante 3 anos, estudei, me formei, me especializei, fui a diversos cafés e encontros de empreendedores. Fiz, também, muita pesquisa de mercado, já que tinha que decidir o produto.

Como trabalhei durante muito tempo na empresa da minha mãe, que é arquiteta e paisagista, observei durante muito tempo o mercado de decoração, mais especificamente o de vasos de plantas. E foi aí que decidi, que este vai ser meu negócio de sucesso!

Com muito planejamento fiz meu primeiro Plano de Negócios (difícil viu!). E comecei em 2013 a desenvolver uma técnica de pintura para vasos de cerâmica e de cimento, queria algo diferente do que já era encontrado no mercado. E para isso, conversei com muitos técnicos, com diversos pintores e acabei fazendo um curso em um Ateliê. Foi assim que no final de 2014, nasceu oficialmente a Mania de Vasos, com a minha cara e do meu jeito.

Mas e agora? Estrutura operacional montada, comunicação visual realizada, catálogos impressos e site no ar... agora vêm a pior parte, pelo menos para mim... Como vender?! Todos os cursos que fiz ensinaram técnicas e mais técnica de vendas, às vezes mirabolantes, mas não ensinaram uma coisa: como vencer a timidez!!! E sou extremamente tímida!!!

Mas aí vocês podem pensar: contrate uma super equipe de vendas - como já me falaram - ou contrate uma super agência de Comunicação e Marketing.. ok... mas sabe como é né... nem sempre temos verbas para isso.. estou no começo... e preciso dar o primeiro passo sozinha... eu comigo mesma.. fazendo as primeiras ligações, enviando os primeiros e-mails.. (Já passaram por isso??)

Queria mesmo ter verba para ter equipes e mais equipes me auxiliando, porém ainda não sou uma empresa de sucesso, sei que um dia chegarei lá... mas agora tenho que andar um pouco com as próprias pernas, e conseguir pagar meu custo fixo mensal!!!

E agora? Agora é ter foco, força e fé na causa... e os próximos capítulos eu mesma vou escrever, lutando diariamente com minha dificuldade de comunicação, e um dia tudo isso vai ser passado e se tornará aprendizado!!!

 

Tammi Lemes é sócia-fundadora da empresa Mania de Vasos desde 2014. Tem formação em Medicina Veterinária e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Participou do Programa 10.000 Mulheres na FGV e lidera o movimento MEG – Mulheres Empreendedoras em Guararema desde 2012. É um das Embaixadoras da Rede Mulher Empreendedora da Cidade de Guararema e Região.

 

Fonte: Divulgação

OUTRAS NOTÍCIAS

2016

clear
NEWSLETTER
Receba notícias e novidades para ajudar você e seu negócio:
ASSINAR

SEGMENTOS
REALIZAÇÃO



Este portal foi desenvolvido pela Objecta internet, uma agência digital engajada com a iniciativa empreendedora e com os resultados online das pequenas empresas.