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A sua imagem é seu cartão de visitas. E o da sua empresa também

 

Você já se perguntou o quanto as suas atitudes interferem na maneira como as outras pessoas te enxergam e, consequentemente, o seu negócio? A grande verdade é que todas as suas escolhas são responsáveis pela construção da sua imagem pessoal, profissional e também pela “cara” da sua empresa. 



Um dos grandes objetivos de qualquer empreendedor é que seu produto seja bem aceito e crie uma demanda por parte do seu público alvo. Hoje em dia, que os produtos ou serviços oferecidos podem ser muito semelhantes, o grande diferencial está também na maneira como o cliente consegue perceber os valores da marca e criar uma identificação com ela. Enquanto grandes empresas vinculam seu nome com a imagem de celebridades, as menores crescem em sintonia com os valores, a marca pessoal e a imagem do seu dono e funcionários.

Engana-se quem pensa que a boa imagem só depende da aparência – claro que estar sempre vestido adequadamente e com os cuidados pessoais em dia é muito importante, mas se comportar adequadamente, tratar de modo gentil parceiros e funcionários e saber passar seus valores e ideias de maneira correta também acrescentam valor à imagem pessoal e da empresa.

Nas pequenas empresas é mais difícil separar a imagem do estabelecimento  e de seu proprietário e, sabendo que ele é o principal representante do seu negócio,  deve ser coerente com as escolhas e entregar aquilo que é esperado e cobiçado pelo seu público. Por exemplo, imagine só se a Heloisa Assis, fundadora do Beleza natural, tivesse os cabelos lisos? Se a Fernanda Lima, umas das sócias proprietárias do restaurante Mani em SP, não levasse uma vida saudável ou ainda a Juliana Paes, umas das donas de um espaço de beleza no RJ, não tivesse uma beleza de dar inveja (e capaz de atrair clientes para o seu salão)? 

Há também exemplos de marcas pessoais fortes que conseguem a empatia do público por ações que geram admiração, como a estilista Martha Medeiros, alagoana que utiliza a renda renascença em suas criações e que, com isso, levou mais conhecimento para as rendeiras do nordeste. Ao comprar um dos vestidos a cliente tem a certeza de também estar contribuindo com essa causa.

Hoje, mais do que ter qualidade e uma atendimento de excelência, o público também espera aquele algo a mais, aquilo que cria identificação, o aproxima da marca e o faz ter uma experiência única - dessa maneira é essencial ter consciência de que a sua imagem será  a lembrança mais clara e permanente que o cliente terá do seu negócio.
 
Ana Walendzus é consultora de imagem pessoal e corporativa. Formou-se em comunicação social pela FAAP, porém sempre viu na moda a maneira mais expressiva de se comunicar e mostrar personalidade ao mundo. Acredita que uma boa imagem é capaz de revelar as melhores características pessoais. Aperfeiçoou seus conhecimentos com profissionais reconhecidos na área e hoje ministra palestras sobre imagem profissional e personal branding além de fazer atendimentos pessoais que buscam o aprimoramento da imagem pessoal de seus clientes.
No seu site escreve sobre aparência e comportamento no ambiente de trabalho. 
Fonte: Divulgação

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