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8 dicas para reduzir custos

Um dos grandes desafios estratégicos para qualquer organização é obter competitividade em seus custos. Confira 8 dicas de como fazer isso de maneira eficiente.


Por: Monica Trillo

Um dos grandes desafios estratégicos para qualquer organização é obter competitividade em seus custos.

Custos baixos significam maior flexibilidade para aproveitar com agilidade as oportunidades de mercado que requerem investimentos. Para atingir essa meta, existem diversos componentes que podem ser explorados, mesmo que não exista um programa de redução de custos formalmente estabelecido. O entendimento detalhado e analítico dos custos e despesas da empresa, a elevação da eficiência e qualidade dos processos produtivos e administrativos, a redução de contas de consumo e materiais, a automatização de processos por meio de ferramentas de baixo custo são exemplos de elementos que podem trazer expressiva melhoria à rentabilidade do negócio.

Para isso, o primeiro passo é crer que todos os custos são passíveis de redução!

1. CONHEÇA SEUS CUSTOS

Em momentos de tensão é comum observar cortes de custos sem qualquer avaliação prévia. Essas ações, muitas vezes, restringem recursos essenciais para a produtividade da companhia, afetam a satisfação do cliente ou o bem estar dos funcionários. Além disso, cortes irracionais não se sustentam ao longo do tempo.

O conhecimento acurado de cada despesa da organização é fundamental. As maiores oportunidades de redução serão identificadas a partir da obtenção de uma visão analítica dos custos e, para isso, é preciso aprofundar-se em cada tema, adquirir conhecimento para buscar alternativas mais baratas.

 2. ENVOLVA AS PESSOAS

Organize encontros e peça sugestões aos colaboradores da empresa, em todos os níveis hierárquicos. Ainda que os gestores detenham grande parte do conhecimento de suas equipes, desperdícios podem ser identificados pelos executores, que estão no dia-a-dia das atividades e em contato contínuo com o consumo de materiais ou serviços. É uma opção acessível às empresas de qualquer porte e na qual grandes ideias nascem.

3. REDUZA CONTAS DE CONSUMO

Água: realize ações para detecção e reparo de vazamentos, troca de equipamentos convencionais por economizadores de água, estudos para reaproveitamento de água, campanhas e palestras educativas.

Energia: faça projeções e planeje a atividade de sua empresa fora dos horários de pico nos quais as tarifas podem ser mais elevadas, ou considere o trabalho em casa. Instale sensores de presença para iluminação de ambientes e utilize lâmpadas de menor consumo; realize manutenção e configuração adequada dos equipamentos, aproveite a luz solar e utilize cores claras nos ambientes.

Telefonia: busque substituir as ligações comuns por sistemas que utilizam a rede de computadores como o VoIP, Skype e entre outros. Adquira planos corporativos com a operadora que oferecer melhores condições comerciais.

 4. AUTOMATIZE PROCESSOS

Estude a implementação de novas ferramentas, no entanto, esteja atento às reais necessidades do negócio. Pondere sobre a utilização de softwares livres, atualmente bem difundidos no mercado – opção que pode suprir demandas não ligadas às atividades-fim e que saem de graça. Já para demandas ligadas à estratégia da empresa é bom investir, mas é importante pesquisar preços. O mercado oferece diversas soluções e uma análise da real necessidade é fundamental para economizar.

 5. OTIMIZE OS CANAIS DE ATENDIMENTO

Incentive a utilização de canais com menor custo como autoatendimento, URA, site e e-mail. Torne mais eficientes as estruturas atuais por meio de conhecimento dos processos, melhoria dos sistemas atuais e capacitação das equipes. Evite que um problema se propague aos demais canais/instâncias.

6. TERCEIRIZE, INTERNALIZE OU CENTRALIZE

Considere alternativas para atividades que não estejam relacionadas ao fim da empresa. Estude terceirizar, internalizar ou centralizar centrais de atendimento,  serviços administrativos, frotas de carros, serviços de manutenção e limpeza, por exemplo.

7. RENEGOCIE CONTRATOS

Realize pesquisa de mercado para estimular a concorrência entre os fornecedores e tenha sempre mais de um fornecedor por demanda. Esteja sempre atento às opções de produtos no mercado que possam ser substituídos por de menor custo. Centralize a área de compras para obter volume e maior poder de barganha. Negocie melhores prazos para pagamento dos fornecedores a fim de obter melhor eficiência no fluxo de caixa. Estude o aluguel de equipamentos ao invés da compra.

 8. PREVINA PERDAS FÍSICAS E FINANCEIRAS

Para minimizar as perdas, invista em rotinas operacionais como o controle de validade, controle de produção e demarcação de produtos. A redução e assertividade do estoque, a revisão do modelo de valorização e tecnologias para segurança também são ferramentas valiosas para diminuir custos.

Algumas iniciativas podem precisar do suporte de pessoas especializadas para sua estruturação, porém é fundamental que essas práticas se tornem rotina da empresa e sejam absorvidas pelo time interno da organização.

 “Construir com nossos clientes, com eficiência e entrosamento, suas idéias e seu futuro. Somos uma empresa do bem, diferenciada para nossas pessoas e com consciência de longo prazo.”

A Cosin é uma consultoria de negócios especializada em buscar soluções completas e customizadas. Com atuação no mercado de varejo, financeiro, cartões, comunicação e indústrias, a Cosin cresce em média 60% ao ano em termos de faturamento.

Há sete anos a Cosin iniciava suas operações com os irmãos Arnaldo Cosin, Alessandro Cosin e Alexandre Marciano, e em 2007 vieram os outros dois sócios: Antônio Cipriano e Alexandre Ribeiro. A valorização por pessoas foi à razão que uniu esses executivos e permanece no foco da empresa até hoje. A Cosin valoriza horário de trabalho mais flexível, com menos pressão e sem metas inalcançáveis para conquistar mais espaço no mercado.  A empresa busca crescer de forma sustentável.                                                                    

Os consultores da Cosin atuam no diagnostico e em análise da maturidade da empresa para obter informações e construir um plano de desenvolvimento e implementação capazes de garantir o crescimento da companhia.

Fonte: Divulgação

Sobre o autor:
Equipe RME

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