loader
V I R A D A


COLUNISTAS









clear

7 Dicas para saber se sua empresa precisa de uma Assessoria de imprensa

Se você já sabe a importância de ter uma Assessoria de Imprensa para o crescimento da sua empresa, já deve ter se perguntado: Será que agora é o momento de investir em uma agência de AI? Separei algumas dicas para ajudar os indecisos! Confira!


Posso garantir que ainda há muito desconhecimento sobre as funções de uma Assessoria de Imprensa e isso acaba confundindo as mentes dos empresários que buscam por uma maior visibilidade e ações no mercado. O maior erro é achar que essa visibilidade vai atrair mais clientes ou vai aumentar as vendas a curto prazo, como já disse em outros artigos, pois há uma grande diferença entre as estratégias de marketing e de assessoria de Imprensa. Mas, se você já sabe essa diferença, deve estar se perguntando o porquê de investir numa AI e se realmente é o momento para isso, o que faz toda a diferença.  E digo mais, não importa o tamanho da empresa nem o segmento, é necessário somente ter diferenciais que possam se tornar notícias relevantes. Veja abaixo e responda com franqueza:
1)    Pense como um jornalista. Veja se o que você acha que é notícia relacionada a sua empresa, seria realmente fonte para uma pesquisa e de entrevistas.
2)    Pense como um entrevistado. Você teria conteúdo suficiente e opiniões firmes e seguras sobre o tema que domina para passar adiante, que poderiam acrescentar algo na vida de alguém?
3)    Sua empresa possui diferenciais verdadeiros perante os concorrentes? Não adianta dizer que seu produto ou serviço é o melhor, todos dizem a mesma coisa! Qual é o diferencial, aquilo que faria o jornalista imaginar uma notícia bacana!
4)    Você já possui um plano de marketing? Isso pode parecer irreal, mas quem já tem um plano de marketing desenvolvido, sabe exatamente o momento de contratar uma AI.
5)    Você está preparado para um planejamento de comunicação a médio e longo prazo? Uma imagem não se constrói da noite para o dia, a não ser que você faça um grande estrago no mercado (negativamente) ou reinvente a pólvora (hiper positivamente!), porque fora isso, o trabalho de AI se fortalece mês a mês, na construção de notícias, ações estratégicas que irão conquistando o mercado e a imprensa.
6)    Você realmente valoriza esse tipo de serviço? As vezes, infelizmente, nos deparamos com certas frases: “ Ah, faz um textinho aí para mim” ou ainda “ Poxa, mas você só faz isso?” entre outras que poderiam enumerar mil.  O relacionamento com a imprensa, a comunicação entre os universos empresariais e editoriais, o atendimento certo, a notícia na hora exata, nada disso pode ser mensurado por tabelas ou gráficos e muito menos na comum desvalorização do serviço e consequentemente em seu preço.
7)    Quer pagar quanto? Hoje existem muitas agências de AI que prometem fundos e mundos para os clientes a preços que não pagariam nem a conta de telefone da agência. Culpo essa situação ao “enxugamento” das redações que jogou muita mão de obra no mercado, causando essa canibalização do mercado. Pense bem, você contrataria um eletricista para arrumar a fiação da sua casa só porque ele cobra menos da metade que o mercado? O velho ditado fecha o parágrafo: “O barato sai caro” e não é de hoje....


E só para finalizar, na PitchCom acreditamos em parcerias com clientes, preços honestos de acordo com que o cliente pode pagar. Não temos sofás de couro branco na sala da agência, nem enchemos o cliente de brindes e nem precisamos disso porque “Aqui o negócio é trabalho meu filho”! kkk..que o Murici não me processe por plagiá-lo.. kkkk

 

 

 

 

Cláudia Mamede é Diretora da empresa PitchCom - Assessoria de Comunicação e Imprensa - focada em PMEs

 



Fonte: Divulgação

OUTRAS NOTÍCIAS

2016

clear
NEWSLETTER
Receba notícias e novidades para ajudar você e seu negócio:
ASSINAR

SEGMENTOS
REALIZAÇÃO



Este portal foi desenvolvido pela Objecta internet, uma agência digital engajada com a iniciativa empreendedora e com os resultados online das pequenas empresas.