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5 ferramentas de marketing digital que nunca saem de moda

Em meio a tantas novidades e tecnologias sendo lançadas a velocidades cada vez mais rápidas, como decidir quais das possibilidades do marketing digital devemos aplicar aos nossos negócios? “Trabalho o dia todo e tenho que me dedicar também a família. Tento ler sobre novas técnicas de marketing e buscar formas de implementá-las em meu negócio mas com a verba e tempo limitados fico sem saber por onde começar e no que vale realmente a pena colocar minhas energias”. Parece familiar? Muitas de nós passamos por isso!

Sabemos que nossos negócios precisam ser divulgados e sabemos que o marketing digital não deve, e não pode, ser ignorado. Então o que fazer para ter certeza de que estamos implementando aquilo que é necessário para o sucesso do nosso negócio?

Você já teve aquela sensação de ter roupas em seu guarda-roupa que raramente usa e que provavelmente estão ocupando mais espaço do que tendo uma função real no seu dia-a-dia? Por outro lado, sempre tem aquele pretinho básico que te salva em diversas ocasiões, não é mesmo?

Assim também podemos escolher algumas ferramentas de marketing digital que são essenciais para qualquer negócio. Vamos a elas?

 

1.     SEO (Search Engine Optimization)

Para quem não conhece, trata-se da otimização do seu site para mecanismos de busca, ou seja, de trabalhar para que ele apareça naturalmente nas primeiras posições quando seus clientes buscam por palavras-chave relacionadas ao seu negócio. Ponto positivo: O SEO (search engine optimization) é essencial para pequenos negócios e startups porque muitas vezes temos pouca verba para investir então aparecer de forma orgânica para nossos clientes é sempre muito mais positivo.
Ponto negativo: trata-se de um trabalho de médio / longo prazo. Deve ser bem feito para não cair em armadilhas de práticas que possam na verdade prejudicar o seu rankeamento.

 

 2.     Links Patrocinados

Os links patrocinados são os resultados pagos que aparecem também nos resultados de busca. Veja que estou dando ênfase aos mecanismos de busca porque nada melhor do que falar com seus clientes no exato momento em que eles estão buscando por algo relacionado ao seu negócio.
Ponto positivo: você consegue começar uma campanha a qualquer momento, os resultados são imediatos.
Ponto negativo: é necessário investimento financeiro. Quanto mais bem feita a campanha maior será o seu ROI (retorno sobre o investimento). É possível gerenciar suas campanhas de forma a gastar menos e ter melhores resultados de conversão.

 

3.     Ferramentas de análise

É importante medir tudo que você está fazendo, caso contrário, você estará sempre dando um tiro no escuro. Na Internet, onde tudo é mensurável, as ferramentas de análise se tornam grandes aliadas em encontrar os melhores clientes, melhores formas de conversão e enteder o que você está fazendo certo e no que pode melhorar. Como ponto de partida indico o Google Analytics, que é gratuito e trás muita informação relevante. Lidar com números pode não ser agradável para muitas de nós, mas é básico para qualquer negócio.
Ponto positivo: você vai conseguir saber não só quantos clientes acessam o seu site mas também quantos efetuam a ação que deseja (entram em contato, fazem um cadastro ou uma compra e assim por diante).
Ponto negativo: para tirar melhor proveito das ferramentas de análise você precisa se dedicar a conhecê-las um pouco mais a fundo e fazer algumas implementações mais específicas em seu site.

 

4.     Facebook

Entre todas as redes sociais - e existem várias que podem ser úteis para o marketing do seu negócio - o Facebook provavelmente é a mais importante. Isso porque no Facebook não existe somente a possibilidade de criar uma página para seu negócio, o que é muito importante no relacionamento com seus clientes e prospects, mas também é uma ótima plataforma para fazer networking e entender melhor as necessidades e anseios do seu público-alvo. Participe de grupos de discussão, onde poderá conhecer outras empreendedoras e grupos onde seus clientes estão. Interaja com eles e crie novas oportunidades de negócio.
Ponto positivo: o Facebook tem mais de 1 bilhão de pessoas, com essa quantidade de gente é muito provável que seus clientes também estejam lá. A plataforma disponibiliza páginas onde você consegue interagir através de vários formatos: fotos, vídeos, texto, publicando links, lançando apps e muito mais. Além das páginas, os grupos permitem que você encontre e interaja com clientes e prospects.
Ponto negativo: é fácil se distrair no Facebook. Separe sua vida pessoal da profissional, ter um perfil como página da empresa não é a melhor prática, saiba o momento de trabalhar e o momento de interagir com seus amigos. Além disso, o Facebook vem tendendo a dar mais preferência a quem gasta anunciando na plataforma.

 

5.     Conteúdo

Você já ouviu a frase “o conteúdo é rei”? Ela existe há muito tempo e é válida também para seu negócio. Seus clientes podem estar buscando por seu produto ou serviço mas em geral querem se informar antes, conhecer mais a fundo. O conteúdo abre um canal de comunicação onde você pode se posicionar como especialista e ajudar a resolver as dores de seus clientes, ao mesmo passo em que divulga seus produtos. Deixei o conteúdo por último porque ele está ligado aos 4 itens anteriores. Você precisa de conteúdo para SEO e para links patrocinados, também precisa para seu Facebook e conseguirá visualizar as portas de entrada de conteúdo através das ferramentas de análise. Investir em marketing de conteúdo dá resultado.
Ponto positivo: você consegue se posicionar como especialista na sua área de atuação, gerando mais credibilidade e abre um canal de comunicação maior com seu público-alvo. Ele é complementar a todas as suas estratégias e é essencial para muitas delas.
Ponto negativo: o ideal é que você oferaça conteúdo de qualidade e isso exige tempo e comprometimento. Não seja só mais uma na multidão, ofereça sempre conteúdo de qualidade pois ele também representa seu negócio.

Se você dominar bem as 5 ferramentas acima, seu negócio já estará muito a frente de vários outros concorrentes. Antes de se aventurar em novas plataformas e opções, torne-se muito boa em SEO, links patrocinados, ferramentas de análise, Facebook e conteúdo. Você vai ver como isso vai lhe trazer grandes resultados! 

Se tiver dúvidas sobre esses assuntos ou quiser me pedir para escrever sobre algum assunto específico, não deixe de entrar em contato.

Até a próxima!

 

 

Tahiana D'Egmont é CEO da Kickante (plataforma de financiamento coletivo). Empreendedora serial e especialista em marketing digital e growth hacking, Tahiana foi anteriormente fundadora da maior empresa de jogos sociais do Brasil.

 

Fonte: Divulgação

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