loader
V I R A D A


COLUNISTAS









clear

5 dicas para fortalecer sua marca

 

O branding pode ser o elemento de diferenciação da sua empresa no mercado


Por Cássia Aulísio

Você já parou para pensar quantos negócios surgem a cada dia nos mesmos ramos e segmentos? Já se deu conta de que concorrência é algo praticamente inevitável no mundo dos negócios? Se suas respostas foram sim, você provavelmente também já sabe que precisa ser imbatível na criação de elementos de diferenciação para sua empresa. E a sua marca pode ser um deles!

Costumo comparar o trabalho de branding com um indivíduo, que é um ser único: ele tem personalidade, uma identidade e atitudes que revelam quem ele realmente é. A imagem “boa” ou “ruim” que fazemos sobre determinada pessoa está exatamente na coerência entre o que ela é, faz e fala. E isso não é diferente com as empresas e marcas. 

Mais do que um logotipo ou representação gráfica, marca é aquilo que fica na mente do seu público após algum tipo de contato com o negócio. O papel da marca é justamente contribuir para a percepção positiva do negócio, influenciando decisões dos consumidores e demais públicos de relacionamento. 

O processo de gestão da marca (ou trabalho de branding) não é tarefa isolada, tampouco com resultados de curto e médio prazo. Confira 5 dicas para ir além da criação de um logotipo e cuidar do branding do seu negócio, seja ele de pequeno, médio ou grande porte:

1. Alinhe com a estratégia: não há marca forte desconectada do propósito do negócio. Ter essa clareza e conhecer os diferenciais de seus produtos e serviços para seus segmentos de mercado são o ponto de partida para uma marca forte.

2. Posicione sua marca: seu negócio precisa traduzir em palavras como ele inspira seus públicos. Para isso, defina um breve (e lapidado) texto sobre o propósito do negócio, o mercado em que atua e, principalmente, os principais atributos de seus produtos/serviços: preço, valor agregado, conveniência, experiência, etc.

3. Crie uma cultura de marca: engajar seus funcionários (por menor que seja a empresa) na essência e atributos de sua marca é a melhor forma de garantir o alinhamento da imagem do negócio. Se “ser ágil” está na sua promessa de 
marca, essa competência desse ser a base na contratação de novos colaboradores. 

4. Explore e crie conexões: toda marca cria vínculos racionais e emocionais com seus públicos. Criar conexões da marca com assuntos que extrapolam seus produtos/serviços aproxima e fortalece esses vínculos.

5. Acompanhe e gerencie: como todos os processos do negócio, é preciso medir e avaliar constantemente a imagem da marca. Ela pode trazer indícios sobre a hora de reposicionar ou redefinir estratégias no mercado.

*Cassia Aulísio é jornalista, pós graduada em Comunicação Corporativa e Relações Públicas e tem MBA em Inteligência de Mercado. É fundadora da Tutto Estratégias e Comunicação, assessoria de branding e relações públicas para startups e empresas inovadoras em todas as fases de desenvolvimento.

Siga-me no Twitter: @caaulisio

Facebook: /cassiaaulisio

Linkedin: Cássia Aulísio

Fonte: Divulgação

OUTRAS NOTÍCIAS

2016

clear
NEWSLETTER
Receba notícias e novidades para ajudar você e seu negócio:
ASSINAR

SEGMENTOS
REALIZAÇÃO



Este portal foi desenvolvido pela Objecta internet, uma agência digital engajada com a iniciativa empreendedora e com os resultados online das pequenas empresas.