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5 dicas para explorar melhor seu perfil no Linkedin


Uma das melhores ferramentas para profissionais liberais, entre eles consultores, é o LinkedIn. Mas ainda poucos sabem como usar a ferramenta em seu favor. Engana-se quem acha que seu objetivo é ser a maior plataforma de empregos online. O LinkedIn foi criado exatamente para que cada usuário possa explorar seu perfil profissional e sua network. As posições de emprego e a busca por profissionais nessa rede é apenas consequência.

Organizei, então, 5 dicas para que você possa explorar melhor o seu perfil nessa rede social, que se mostra uma das mais sólidas entre as redes atuais. 

1.       Use imagens.

A primeira delas é a foto de perfil. No LinkedIn, seu perfil profissional está exposto a 300 milhões de cadastrados e sua foto tem que traduzir a sua seriedade e competência profissional. Invista na produção dessa foto, se possível peça o auxílio de um profissional. E tenha muito claro que o tom pessoal e despojado nem sempre é bem-vindo aqui. Também adicione infográficos, vídeos, apresentações de Slide Share que você tenha produzido ou que expliquem sua trajetória. As pessoas são mais receptivas a informações visuais.

 

2.       Explore o seu perfil ao máximo.

Não economize experiências no seu perfil. No Curriculum, você deve concentrar toda a informação em duas páginas, mas no LinkedIn você pode usar os campos, incrementar o texto, explicar cada posição que ocupou e cada empresa por onde passou. Tente não deixar nenhum bloco em branco e inclua cada cargo que ocupou em uma linha diferente, mesmo que a empresa se repita. Além disso, use o máximo possível de variações das expressões usadas para identificar as suas qualificações. Como as pessoas usam uma variedade enorme de palavras nas buscas, quanto mais diversificado o vocabulário, maiores as chances de você ser indexado.

 

3.       Inclua suas competências.

Quando você inclui novas competências no LinkedIn, dá à sua network mais oportunidades de recomendações. As recomendações são essenciais para a melhor classificação no ranking, assim como uma network mais extensa também dá ao seu perfil mais chances de indexação. Mas, não se esqueça que é importante que também reconheça os talentos de seus contatos. E sem trocas programadas, não é “toma lá, dá cá”. Quando você avaliza um contato seu também está expondo a sua imagem. É melhor ser honesto com suas indicações.

 

4.       Faça um bom resumo de sua experiência.

No mínimo 40 palavras, mais uma vez explorando o melhor possível a variedade de termos para que tenha melhor classificação na busca. O resumo é o texto mais provável de ser lido por alguém que visita seu perfil, então é preciso ser claro, interessante e trazer o máximo de informações sobre você como profissional.

 

5.       Não ignore o campo de Experiência Voluntária e Causas.

Trabalhos voluntários são vistos com muito bons olhos pelos contratantes. E mais, trabalhos voluntários, em uma pesquisa com executivos ingleses, foram considerados tão importantes quanto experiência profissional. Se você participou voluntariamente de algum curso ou da organização de um grande evento, se já ministrou aulas e palestras gratuitas ou mesmo se já organizou qualquer atividade beneficente, deve mencioná-los.

 

Lendo essas dicas, há uma boa chance de ter encontrado oportunidades para melhorar seu perfil. Ou criar um, se ainda não estiver cadastrada na rede. Então, mãos à obra e rapidamente perceberá o aumento de visualizações, o que certamente poderá também lhe trazer bons negócios.

 

Fernanda Nascimento, mãe do Bernardo e do Vicente, tem mais de 21 anos de experiência em marketing estratégico. É especialista em marketing digital e branding, com passagem por grandes multinacionais como o grupo americano Danaher e a alemã Volkswagen.
Diretora de Desenvolvimento de Negócios da Rede Mulher Empreendedora, sócia da Stratlab, consultoria para PMEs na área de Desenvolvimento de Negócios e Planejamento Estratégico, incentiva a inovação para resultados mais rápidos e a digitalização do marketing para a certeza da conversão em vendas.


Fonte: Divulgação

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