loader
V I R A D A


COLUNISTAS









clear

4 dicas para recrutar e selecionar pessoas com assertividade

 

 Patrícia Santos de Jesus*

 

O maior desafio de todo empreendedor é gerir pessoas. Quase todos concordam que, além das finanças, vendas, estoque, e toda a gestão do negócio, a gestão das pessoas é a maior preocupação de cada 9 entre 10 empreendedores de acordo com a minha experiência como profissional da área de Recursos Humanos há 15 anos e empreendedora há 10 anos. As pessoas são a diferença fundamental em todo e qualquer negócio. E recrutar (chamar) e selecionar (escolher) é uma atividade estratégica do empreendedor, que, muitas vezes, toma tempo, e requer um olhar especial, um cuidado pra que seja feito com assertividade, ou seja, para que se encontre a pessoa certa com a motivação certa para a posição certa, essa soma pra mim, é assertividade! E, é claro, sem custos! Porque, uma das consequências da seleção errada é o custo! Custo do seu tempo selecionando, custo do valor do salário, transporte, alimentação dos dias trabalhados e a dispensa em pouco tempo de trabalho, isso tudo representa muito custo! Por tudo isso, quero deixar aqui algumas dicas para realizar esse processo de recrutamento e seleção com mais assertividade:

1)     1 - Desenhe o perfil do profissional

Faça um documento que contenha o descritivo das atividades que o profissional vai exercer, as competências, as características pessoais, formação, salário, benefícios e peculiaridades que sejam importantes para você. Esse perfil vai ajudar a ser mais direto na análise dos currículos e das pessoas que se candidatarem à vaga que você tem em aberto.

 

2)     2 - Explore as fontes de recrutamento

 

Não fique só esperando a indicação de parentes e amigos. Divulgue a vaga nas redes sociais, nos sindicatos, associações, sites gratuitos, em toda a sua rede de contatos. Abra-se a oportunidades de contratar pessoas além da indicação!

 

3)      3 - Defina as técnicas de seleção: dinâmicas, testes e provas

Para uma seleção mais assertiva é necessário que você tenha elementos que contribuam para sua decisão de escolha e as técnicas de seleção como as dinâmicas de grupo, testes de conhecimento, provas situacionais e contextualizadas vão te ajudar a mostrar as competências que o candidato realmente tem.

 

4)     4 - Faça uma entrevista direta e focada 

A entrevista não é só uma conversa, um bate-papo. É o momento primordial do processo de recrutamento e seleção e você deve ter um roteiro que passe pelos aspectos pessoais, a história, a trajetória profissional, planos profissionais e habilidades técnicas. Lembre-se não é uma conversa de bar, não pode ser muito informal e você como selecionador não pode ser invasivo, indiscreto ou inconveniente. Pense: não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você.

 

 

 

Claro que, esse processo todo fica mais fácil se você tiver a ajuda de uma consultoria especializada ou profissional da área de RH que possa te dar um suporte adequado! Se você tiver orçamento, dinheiro em caixa, não economize, porque a contratação da pessoa certa é estratégia para alavancar seu negócio.

 

 

 

Boa sorte e sucesso em suas seleções.

 

 

 

Abraços!

 

 

 

 

 

 

Patrícia Santos de Jesus é profissional da área de Recursos Humanos desde o ano 2000. É empreendedora social, foi professora do Senac por oito anos, é sócia-diretora da Empregueafro e embaixadora da Rede Mulher Empreendedora na cidade de São Paulo. 

 

Fonte: Divulgação

OUTRAS NOTÍCIAS

2016

clear
NEWSLETTER
Receba notícias e novidades para ajudar você e seu negócio:
ASSINAR

SEGMENTOS
REALIZAÇÃO



Este portal foi desenvolvido pela Objecta internet, uma agência digital engajada com a iniciativa empreendedora e com os resultados online das pequenas empresas.