loader
V I R A D A


COLUNISTAS









clear

Gestão de crise - quatro dicas para vencer momentos difíceis na sua empresa

Outro dia vi uma palestra com um dos maiores especialistas em gestão de crise do país. O palestrante era o comandante David Barioni Neto, ex-presidente da TAM, ex-CIO da GOL, e responsável pelo gerenciamento dos principais acidentes aéreos que o Brasil já passou.
 
Mas se a queda de um avião não faz parte da nossa realidade empresarial, não é exagero dizer que enfrentamos no dia a dia crises que, muitas vezes, nos tiram o sono. E estamos preparadas para elas?
 
A crise pode estar em todos os lugares: da falta de iniciativa do funcionário ao erro no entendimento das planilhas financeiras. Do cliente que se sentiu lesado e leva o caso às últimas consequências sem antes questionar a empresa ao desperdício de recursos e prejuízo. 
 
Para Barione, a crise acontece em qualquer empreendimento, seja ele de pequeno ou grande porte. “A crise é certa, a única dúvida é saber quando ela ocorrerá”, diz o especialista. Portanto, é bom estar treinada desde já para gerenciar uma crise com eficácia e reduzir seus efeitos negativos.
 
Para isso, separei algumas dicas importantes para o empreendedor na hora de gerenciar uma crise em sua empresa: 
 
1) ADMINISTRE o problema logo nas primeiras 24 horas. Não procure culpados. Primeiro resolva. Depois, com calma, faça um levantamento do que aconteceu; 
 
2) PERSONALIZE: transforme o CNPJ em CPF e encare o problema de frente.  Não existe frase pior do que “"os donos foram procurados e não foram encontrados";
 
3) FAÇA um plano de crise: oriente quem vai cuidar do problema e quem vai tocar as outras atividades da empresa. Não dá para parar tudo e todos num único problema;  
 
4) POTENCIALIZE as habilidades que serão essenciais numa gestão de crise como resiliência, empatia, paciência e capacidade de negociação.
 
E tenha calma. Não há mal que sempre dure. Gerencie a sua crise com garra e tenha certeza de que sairá dela mais forte e preparada para novos desafios.
 
 
 
 

 *Alice Salvo Sosnowski é jornalista, empreendedora, cofundadora da Rede Mulher Empreendedora e especialista entrevistada para a pesquisa GEM (Global Entrepreneurshiop Monitor). Faz palestras, mentoria e consultoria para empreendedores e startups e é autora do blog e metodologia O Pulo do Gato, que avalia as habilidades empreendedoras. 

 

 

Fonte: Divulgação

OUTRAS NOTÍCIAS

2016

clear
NEWSLETTER
Receba notícias e novidades para ajudar você e seu negócio:
ASSINAR

SEGMENTOS
REALIZAÇÃO



Este portal foi desenvolvido pela Objecta internet, uma agência digital engajada com a iniciativa empreendedora e com os resultados online das pequenas empresas.