loader
V I R A D A


COLUNISTAS









clear

“Eu não quero ser perfeita; eu quero ser útil”

II Fórum Empreendedoras reúne mulheres com diferentes experiências para falar de empreendedorismo em suas carreiras e também na vida

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
*Por Alice Sosnowski
 
“Eu não quero ser perfeita, eu quero ser útil”.Esta frase, dita pela artesã Rosely Ferraiol, resumiu o espírito do II Fórum Empreendedoras que aconteceu no dia 26 de abril, dentro da programação da IV Virada Empreendedora.
 
23 mulheres de diferentes idades, trajetórias e objetivos de vida traduziram este conceito  em suas falas. Da empresária bem sucedida que tinha o sonho de montar um orfanato a duas jovens que resolveram mudar a forma de consumir moda. Ou da artesã que usa filtro de café usado para fazer arte a cientista e professora do ITA que dispõe do seu conhecimento para ensinar inglês a jovens estudantes. Em comum a todas elas, o desejo de fazer a diferença, ser útil e deixar uma marca na sociedade.

Com diferentes palavras, a frase que dá o título a este artigo permeou todos os painéis e mostrou como a força de vontade pode ser decisiva para mudar não apenas uma história de vida, como tantas outras ao redor. O último painel, por exemplo, sobre as empreendedoras que estão mudando o mundo apresentou três mulheres, que com iniciativa e muitos anos de batalha, agora colhem os frutos  dos seus negócios.

Para vencer como empreendedora, não basta ter ideias. “É preciso escolher uma delas , focar e realizar”, disse Junia Nogueira de Sá. “Até porque sua ideia tão original já deve estar sendo produzida na China há meses”, completou a especialista em Comunicação, arrancando risos da plateia.

O Fórum teve a participação de mulheres conhecidas no cenário empreendedor, como Maria Rita Spina (Anjos do Brasil), Sofia Esteves (Cia de Talentos),  Adriana Barbosa (Feira Preta), Marianne Costa (Raízes), Tatiane Lobato (Magic Clean), Fabiana Franceshi (Nacional Ossos) e Cristina Pisaneschi Azevedo (ChromAnalyssis). Contou também com especialistas como Renata Leal (Movimento Empreenda), Adriana Salles Gomes (HSM Management), Marina Terepins (Itaú Empreendedora), Denise Delboni (FGV-SP), Priscila Zuini (Exame.com), Katia Militello (revista Info) e Stephanie Johnson (Facebook). E trouxe novos ares com a presença de Flávia Durante (Bazar POP Plus Size), Sonia Guimarães (ITA), Fernanda Nascimento (consultora de marketing), Giovanna Nader e Raquel Vitti Lino (Projeto Gaveta) e Paula Dib (Trans.Forma Design).

Ao final, a sensação de dever cumprido se concretizou na fala de Sofia Esteves: “Aqui estamos em casa, na sala de visitas”. E foi mesmo. Um dia pra lá de agradável, com muito conteúdo, troca de experiências, interação e aprendizado para o público, palestrantes  e organizadoras do evento. Que venham os próximos!  
 
Para ver fotos do evento, CLIQUE AQUI
 
*Alice Sosnowski escreve há 4 anos o blog O Pulo do Gato, que tem a missão de inspirar empreendedores a inovar. É diretora de Conteúdo da Rede Mulher Empreendedora, primeira rede de apoio a mulheres empreendedoras no Brasil, e especialista entrevistada para a pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor).
 

 

Fonte: Divulgação

OUTRAS NOTÍCIAS

2016

clear
NEWSLETTER
Receba notícias e novidades para ajudar você e seu negócio:
ASSINAR

SEGMENTOS
REALIZAÇÃO



Este portal foi desenvolvido pela Objecta internet, uma agência digital engajada com a iniciativa empreendedora e com os resultados online das pequenas empresas.