loader
V I R A D A


COLUNISTAS









clear

Em vídeo, mulheres compartilham sabedoria para meninas de todo o mundo

Duas mulheres e três meninas brasileiras participam de campanha da Plan International sobre a importância da educação das meninas

 

Mulheres de todo o mundo se manifestaram para inspirar a próxima geração de meninas para que permaneçam na escola, trabalhem duro e sonhem grande, independente de onde são ou o que enfrentam. "Pérolas de Sabedoria - Grandes Mulheres Inspirando Meninas" (Pearls of Wisdom - Great Women Inspire Girls) é o novo filme da Plan International, organização internacional pelos direitos da criança, e mostram mulheres do Paquistão, Brasil, Libéria e Serra Leoa, que superaram desafios e se tornaram líderes em sua sociedade.

O filme apresenta histórias de Hon. Munah Pelham Youngblood, congressista da Libéria; duas paquistanesas: Ifrah Shafiq, líder da União das Trabalhadoras Domésticas e Nasreen, professora e defensora dos direitos das meninas; Haja Sentou Conteh, conselheira local de Serra Leoa; além das brasileiras Mayana Zatz, bióloga molecular e geneticista; e Lurdez da Luz, cantora. Três meninas brasileiras, Beatriz (14), Giovana (7) e Lis (11 meses) também participam da iniciativa. 

De acordo com Nigel Chapman, CEO da Plan International, "as meninas têm todo o direito à educação para crescer, desenvolver-se e contribuir para suas sociedades e comunidades. Da violência e discriminação à pobreza, as meninas de todo o mundo enfrentam diversas barreiras para alcançar o sucesso".

"Enquanto os governos se reúnem para finalizar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), queremos garantir que as necessidades das meninas e suas vozes estejam no centro do acordo pós-2015".

"Este filme mostra que se as meninas receberem educação e oportunidades, elas podem se tornar grandes líderes em suas comunidades assim como as mulheres inspiradoras deste filme", reforça Nigel.

Histórias
A cantora brasileira Lurdez da Luz, convoca as meninas para seguirem seus sonhos. "Eu fiz um curso de áudio e acústica", diz ela. "Acordava toda manhã me sentindo feliz por fazer aquilo todos os dias".

Nasreen, 19, do Paquistão, foi forçada a abandonar a escola quando tinha nove anos. Com muita determinação, completou seus estudos e atualmente é professora. Este ano, no Dia Internacional da Mulher, falou sobre a importância da educação das meninas ao presidente do Paquistão. "Se qualquer nação quer progredir, é importante que as meninas estudem", disse.

Já a deputada Munah Pelham Youngblood, diz: "Eu quero dizer às meninas que continuem a estudar e que sejam muito, muito determinadas e que nunca percam seu amor próprio, porque a mulher que existe dentro delas tem que ser livre".

Ifrah Shafiq, 43, do Paquistão, se casou aos 12 anos, foi obrigada a morar na rua e quase estuprada. Não importa o que a vida ofereceu a ela, sabia da importância da educação. Mesmo quando ela foi espancada por tentar aprender, ela persistiu. "Eu aprendi a ler e escrever em segredo e com êxito aprendi a escrever meu nome", diz ela.

Pérolas de Sabedoria - Grandes Mulheres Inspirando Meninas faz parte da campanha Por Ser Menina, da Plan International. Para assistir o filme, visite o canal da Plan International Brasil no YouTube. Junte-se a campanha Por Ser Menina ou use a hash - tag #Girl4President.  

 

Sobre a Plan
A Plan International é uma organização não-governamental de origem inglesa ativa há 76 anos e presente em 70 países. No Brasil desde 1997, a Plan possui, hoje, mais de 20 projetos que atendem, aproximadamente, 75 mil crianças e adolescentes. Sem qualquer vinculação política ou religiosa e sem fins lucrativos, está voltada para a defesa dos direitos da infância, conforme expressos na Convenção dos Direitos da Criança, da Organização das Nações Unidas. Assim sendo, a organização trabalha em prol da proteção e contra a violência e abusos de todo tipo, contra a pobreza, a desigualdade e a degradação do meio ambiente e por uma boa alimentação, saúde e educação. A Plan parte do princípio de que assegurar o direito de crianças e adolescentes é um dever e não uma escolha. Para isso, capacita as comunidades a fazer valer esses direitos. Mais informações sobre a Plan Brasil em www.plan.org.br.



Fonte: Divulgação

OUTRAS NOTÍCIAS

2016

clear
NEWSLETTER
Receba notícias e novidades para ajudar você e seu negócio:
ASSINAR

SEGMENTOS
REALIZAÇÃO



Este portal foi desenvolvido pela Objecta internet, uma agência digital engajada com a iniciativa empreendedora e com os resultados online das pequenas empresas.