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V I R A D A


COLUNISTAS









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Chega de desculpas

O ano começou e com ele vem nossas resoluções de ano novo. Gosto muito da ideia de se fazer uma lista com todas as promessas que teremos que cumprir ao longo dos novos 365 dias. Mas o fato é que eles vão se passando e continuamos postergando várias das coisas com as quais nos comprometemos. Será que dá pra gente minimizar essas desistências?

Fiquei, então, pensando em promessas comuns entre nós, empreendedoras, e como podemos fazê-las se cumprir. Tudo bem, emagrecer e voltar para a academia vou deixar para a lista pessoal!

1.       Vou buscar novos clientes

Importantíssima essa promessa, nossos negócios precisam de novos clientes sempre. Você pode fazer uma pipeline de vendas. Coloque em uma planilha novos possíveis clientes e os classifique. Você tem em sua networking alguém que possa ajudar os contatos? Comece a trabalhar! Conforme vai fazendo os contatos, dê a cada um uma temperatura: quentes, para os que estão perto de fechar negócio, mornos para os que ainda precisam de tempo para pensar, frios para os que não mostraram interesse, mas que podem vir a ser clientes um dia. E alimente essa relação, com espaços diferentes de tempo entre os contatos para cada grupo de cliente, garantindo que você não vai ser cansativo, mas estará com eles no momento certo.

 

2.       Vou contratar mais pessoas para trabalhar comigo

Para aumentar sua força operacional - e talvez mesmo estratégica - não é preciso aumentar o quadro de funcionários. Você já pensou em fazer parcerias? Acho que essa é uma das melhores lições do mundo de startups, a colaboração é uma modalidade que funciona muito e veio para ficar.  Conheça novos parceiros, veja se há oportunidade de trabalho em conjunto e tenha contratos que garantam que a parceria é justa para ambas as partes.

 

 

3.       Vou ter um escritório para atender meus clientes

Escritórios próprios são caros, mas o custo benefício de se ter um endereço comercial, uma sala de reuniões e colegas para o happy hour é muito bom. Já tentou um espaço de Coworking? Há espaços muito bacanas que oferecem tudo isso. E você ainda vai ter sempre um companheiro para o café. Os clientes gostam do clima descontraído e algumas redes, com filiais em diferentes bairros, oferecem até a possibilidade de você poder usar as salas de reunião da unidade mais próxima ao seu cliente.

 

4.       Vou reestruturar meu negócio

Ao longo do ano demos várias dicas de como você pode fazer a revisão do seu plano estratégico. Meu último texto de 2014 também falou sobre isso. Se você ainda não olhou para o seu negócio com olhos críticos, essa é a hora. 2015 traz muitos desafios, você precisará estar duas vezes mais preparada para ele.

 

5.       Vou fazer meu negócio crescer.

Novos clientes fazem o negócio crescer, mas também precisamos garantir que os clientes atuais estejam bem atendidos. Esse é o primeiro ponto a se garantir e uma reunião de planejamento com cada um de seus clientes pode ser bastante proveitosa não só para entender se estão contentes, mas também se podemos oferecer novos serviços. Assim, o ticket médio pode aumentar e o seu faturamento também aumenta.

 

Todas essas resoluções cumpridas em conjunto são capazes de fazer o seu ano novo melhor. Mas não se esqueça delas! Marque na agenda dias para revisar esses pontos, eles são importantes de manter na mente.

 

Claro que ainda tem que colocar nessa agenda todos os nossos encontros de networking e capacitação: Café com Empreendedoras, Virada Empreendedora e Fórum, além das novidades que estamos preparando para você.

 

E vamos em frente, porque em ano competitivo e de crise, não dá para dormir no ponto. E a promessa maior, então, é que não usaremos nenhuma desculpa. Não na área profissional.

 

  

Fernanda Nascimento, executiva com mais de 20 anos de experiência em marketing estratégico, especialista em marketing digital e branding, com passagem por grandes multinacionais como o grupo americano Danaher e a alemã Volkswagen. Diretora de Desenvolvimento de Negócios da Rede Mulher Empreendedora, sócia da Stratlab, consultoria para PMEs na área de Desenvolvimento de Negócios e Planejamento Estratégico, incentiva a inovação para resultados mais rápidos e a digitalização do marketing para a certeza da conversão em vendas

 

Fonte: Divulgação

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