loader
V I R A D A


COLUNISTAS









clear

O LOCAL DE TRABALHO COMO BENEFÍCIO PARA EMPREENDEDORES CRIATIVOS

 

 *Priscilla Bencke

 

Ninguém precisa nascer criativo para ter ideias novas! A criatividade é uma habilidade que podemos desenvolver no dia a dia, contribuindo com soluções inovadoras em nossos negócios. Sabemos que empreender é uma atividade em constante desenvolvimento e se tornar um empreendedor é ir à busca do constante desafio de aproveitar oportunidades e colocar em prática ideias novas!

 

Não são, somente, as nossas atitudes que definem o desenvolvimento das habilidades. A nossa relação com os espaços que vivemos também é capaz de influenciar os pensamentos e produzir determinados comportamentos. Quando nos sentimos bem no local onde trabalhamos, ficamos mais satisfeitos e motivados, influenciando na qualidade dos nossos resultados. Assim como, se nos sentimos desconfortáveis com alguma questão do meio físico, nos distraímos e perdemos o foco e a produtividade no que estamos fazendo. Sendo assim, é interessante organizar o local de trabalho com o propósito que desejamos.
Listamos aqui, cinco dicas, muito práticas, para transformar o local de trabalho em um benefício para empreendedores que querem ter ideias mais criativas. Um pouco de mudança a cada dia pode contribuir com um negócio ainda mais inovador. Confira abaixo:

1.      FAXINA E ORGANIZAÇÃO

A bagunça visual confunde a nossa mente de informações e nos deixa com a sensação do vazio de novas ideias. Vale investir alguns minutos, no início do dia, para limpar e organizar o seu local de trabalho. Manter a mesa com um visual limpo e organizado estimula, visualmente, nossa mente para a organização dos pensamentos e libera espaço para aquela ideia nova entrar!

2.      TRABALHE EM UM LOCAL ONDE VOCÊ SE SINTA BEM

Muitas vezes, de forma inconsciente, algumas questões do espaço físico nos causam desconforto e prejudicam nossas atividades. Um ambiente ideal é aquele que nos permite, de forma confortável, manter o foco no trabalho durante o dia todo. Questões de mobiliário, iluminação e acústica são fundamentais para o nosso bem estar e devem ser projetadas de acordo com as normas vigentes. Não tem como se concentrar se sentimos dores musculares por causa da cadeira. Da mesma forma que, se precisamos nos esforçar para enxergar ou sentimos muita dor de cabeça no final do dia, é um alerta para analisar o ambiente físico onde estamos trabalhando. Só vamos estimular as nossas habilidades mentais quando estivermos em um local que promova a saúde e o bem estar.

3.      INVISTA EM CORES

Se o objetivo é produzir estímulos mentais, jamais deixe as paredes brancas. Utilizar as cores de acordo com as reações que elas produzem é uma estratégia inteligente e econômica para compor os espaços. Criatividade tem a ver com criar, produzir, inovar e são essas as habilidades que podemos influenciar através de cores que despertam atitudes de ação, como por exemplo, o amarelo e a laranja. Criar painéis com composições coloridas também inspiram e podem ser bem aproveitadas.

4.      TENHA PESSOAS POR PERTO

Criatividade também pode ser desenvolvida na troca de experiência com outras pessoas. Muitas vezes, novas ideias surgem em conversas inusitadas com colegas ou amigos. Trabalhar em equipe pode ampliar muito a criatividade do nosso negócio. E se você trabalha sozinho, reflita a possibilidade de participar de algum espaço de coworking quando precisar ser mais criativo. O fato de estar dividindo o mesmo espaço de trabalho com outras pessoas, mesmo que não tenham relações com a sua empresa, também possibilita novos diálogos, observações e possíveis novas ideais!

5.      EXPERIMENTE MUDAR A “CARA” DO SEU LOCAL DE TRABALHO

Se queremos novas ideias, precisamos produzir novos pensamentos. E para mudar nossa forma de pensar, nada melhor que estímulos diferentes da rotina que estamos acostumados. Quando mudamos o espaço que vivenciamos, produzimos novas sensações, emoções e sentimentos e, então, são criados novos hábitos e novas redes neurais. Experimente trocar os móveis de lugar, ou trabalhar em uma posição diferente. Tire o cérebro da zona de conforto e esteja aberto para as novas ideias!

Desenvolver a criatividade, assim como muitas outras habilidades necessárias ao empreendedor, tem muito a ver com o nosso estado mental. O espaço físico, de fato, pode influenciar nos nossos pensamentos, como já foi apresentado anteriormente, porém, quando combinado com atitudes e decisões pessoais, fica ainda mais concreto. Experimente, então, transformar não só o espaço físico, mas também, a maneira como você está levando o seu dia a dia. Provoque situações diferentes, viva momentos interessantes, busque referencias, sinta as inspirações e esteja aberto para o novo! 

 

Priscilla Bencke é Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie. Única profissional no Brasil com a certificação “Gepr. ArbeitsplatzExpertin”. É responsável pela BENCKE ARQUITETURA, com mais de 50.000m² de área projetada, atuando nas áreas de projeto e execução, para empresas que buscam a produtividade através do bem estar e da qualidade de vida. Oferece também o serviço de Consultoria Online, atendendo empresas em diversas regiões do país. É autora do blog Qualidade Corporativa, tutora voluntária da Escola de Você e participante frequente em eventos de desenvolvimento humano e empreendedorismo. Além de ser Embaixadora da Rede Mulher Empreendedora em Porto Alegre.

 

 

Fonte: Divulgação

OUTRAS NOTÍCIAS

2016

clear
NEWSLETTER
Receba notícias e novidades para ajudar você e seu negócio:
ASSINAR

SEGMENTOS
REALIZAÇÃO



Este portal foi desenvolvido pela Objecta internet, uma agência digital engajada com a iniciativa empreendedora e com os resultados online das pequenas empresas.